Cidades da região de Três Lagoas ultrapassam o número de 6,6 mil contratados em agosto, segundo Caged
O saldo entre admissões e demissões é positivo em 1.120 pessoas
Segundo estudos do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), as cidades da região de Três Lagoas chegaram ao número de 6.665 contratados no mês de agosto. Levando em consideração o número de demissões no período (6.412), a região registrou saldo positivo de 1.120 empregos.
Os três municípios que mais contrataram foram Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba com 2.668, 2.036 e 668 admissões respectivamente. No mês de julho, essas cidades haviam registrado 2.301, 1.630 e 571 empregos.
O Caged mostra que dos contratados em agosto, 72,52% eram homens e 27,48% mulheres, além disso, 59,17% do total de pessoas tinham o ensino médio completo e 27,36% tinham idades entre 30 e 39 anos.
A pesquisa relata também que a indústria, o comércio e o agronegócio foram os campos que mais contrataram na região.
A Microrregião de Três Lagoas conta com 14 municípios, são eles: Água Clara, Aparecida do Taboão, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Contratações de Trabalhadores Temporários
Robson Bini, gerente da Employer Recursos Humanos em Três Lagoas, destacou que o trabalho temporário oferece uma solução flexível e imediata para muitas pessoas desempregadas, permitindo-lhes ganhar experiência, construir redes profissionais e, em alguns casos, abrir portas para empregos permanentes no futuro. “Por outro lado, oferece às empresas a flexibilidade necessária para gerenciar suas operações de maneira eficaz, respondendo rapidamente às demandas do mercado e otimizando custos”. Em todo o Brasil, agosto encerrou com um total de 65.709 contratações temporárias.
De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a projeção para o terceiro trimestre de 2023 (julho, agosto e setembro) é de 630 mil vagas temporárias, número equivalente ao resultado do ano anterior, quando foram geradas 629.880 vagas nesse mesmo período.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.