O mercado atual é baseado na adoção de estratégias que ofereçam valor competitivo para as empresas. Uma destas soluções estratégicas é o BPO (Business Process Outsourcing, em português, Terceirização de Processos de Negócio).
O BPO é uma forma que empresas de variados segmentos encontram para terceirizar parte dos seus processos, tornando-os mais otimizados e eficientes. Os serviços incluem a gestão estratégica de pessoas e a busca por soluções para agregar valor aos negócios das organizações contratantes. Dessa forma, os processos internos são feitos por especialistas.
Neste artigo, você vai entender mais sobre o BPO, sua importância para grandes empresas e quais as vantagens que essa solução pode trazer para os processos internos.
O que é o BPO na prática?
O BPO refere-se à contratação de uma empresa terceirizada e especializada que será responsável pela administração de uma área de importância. Essa empresa deverá fornecer e conferir conhecimento e eficácia aos procedimentos necessários.
Essa contratação exige uma avaliação profunda da organização e de seus processos. Depois disso, a empresa contratada sugere um novo modelo para os serviços da contratante e assume integralmente uma atividade ou um setor.
O BPO possibilita a contratação de uma parceira para cuidar de áreas específicas.
Quais setores da empresa podem ter BPO?
O BPO pode ser aplicado em diversos setores e áreas dentro de uma empresa, permitindo a terceirização de atividades como:
RH:
O setor de RH é um dos setores mais populares para implementação do BPO. As atividades relacionadas ao recrutamento e seleção de pessoal, gestão de benefícios, administração de folha de pagamento e treinamento e de colaboradores são exemplos de processos que podem ser terceirizados.
Compliance e jurídico:
O BPO também pode ser aplicado a áreas de compliance e jurídico. Nestes setores, as atividades terceirizadas estão relacionadas à conformidade regulatória, elaboração de contratos, suporte jurídico em geral, entre outros.
Transporte e logística:
O setor de transporte e logística também se beneficia do BPO. Empresas que possuem processos de operações de transporte de mercadorias podem terceirizar diversas atividades, como gestão de frota, monitoramento de rotas e gestão de armazéns.
Contábil:
As áreas de contabilidade e financeira são frequentemente beneficiadas pelo BPO. Terceirização de atividades, como contas a pagar e receber, conciliação bancária, gestão de fluxo de caixa, elaboração de relatórios financeiros e análise de custos, são alguns dos exemplos.
Tecnologia da informação (TI):
A TI é outro setor que pode ser favorecido com a implementação do BPO, as atividades podem abranger o suporte técnico, gerenciamento de redes, desenvolvimento de software, manutenção de sistemas, entre outras.
Esses são apenas alguns exemplos de setores e atividades que podem ser terceirizados por meio do BPO. A escolha das atividades que serão terceirizadas depende das necessidades da empresa e dos objetivos e metas que ela busca.
Quais são as vantagens do BPO para empresas?
O BPO pode proporcionar uma série de vantagens significativas para grandes empresas. Separamos alguns desses benefícios.
1. Redução de custos:
Ao terceirizar algumas atividades, a empresa reduz alguns custos operacionais. Isso ocorre pois as empresas de BPO normalmente têm economias de escala e eficiências operacionais que as permitem oferecer serviços com um custo mais baixo.
2. Aumento da produtividade:
Com a terceirização de processos, os colaboradores internos podem se concentrar em atividades mais importantes e que agregam mais valor à empresa, o que favorece a produtividade e a eficiência da equipe interna.
3. Acesso a serviços especializados:
As empresas de BPO têm expertise e recursos especializados em áreas específicas. Ou seja, elas conseguem fornecer serviços de alta qualidade e com alto nível de especialização.
4. Foco no core business:
Ao terceirizar processos não ligados ao seu core business, é possível focar nas suas principais competências e finalidades da empresa. Assim, a empresa consegue desenvolver e fortalecer sua posição no mercado, alcançando seus objetivos com mais eficácia.
5. Redução de problemas e riscos
Com o BPO é possível ter mais agilidade para lidar com os fluxos, melhorando o controle interno e a organização das demandas, bem como a obtenção de informações precisas. Essas mudanças e serviços terceirizados podem gerar ganhos de eficiência para a sua empresa, além de reduzir riscos.
6. Análise estratégica
A análise estratégica está se tornando cada vez mais necessária para as empresas de todos os setores, principalmente as grandes empresas e organizações que precisam fazer uma análise assertiva. Nesta situação, o BPO é uma solução viável para ajudar os negócios a obterem os resultados que buscam. A partir dele, as empresas podem ter acesso a informações avançadas, serviços de consultoria e suporte para suas estratégias de negócios.
BPO: Decisões informadas e assertivas
Os serviços de BPO ajudam as empresas a tomar decisões informadas, controlar riscos e a focar no que realmente é necessário por parte da equipe.
Agora que você já sabe o que é BPO e entende a importância de adotar estratégias na gestão para obter melhores resultados, é hora de levá-lo para a sua empresa. Assim, consegue focar no core business do seu negócio e ainda garante um retorno especializado por parte dos serviços terceirizados.
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