Certamente você já deve ter ouvido falar sobre as soft e hard skills, habilidades tão comentadas atualmente pelo mercado de trabalho. No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre Soft X Hard skills: o que é e como desenvolver.
Qual a diferença entre soft e hard skills
As empresas e seus recrutadores estão cada vez mais atentos às habilidades técnicas e comportamentais já desenvolvidas nos candidatos.
Isso porque, é importante saber quais são as habilidades que uma pessoa traz consigo, assim, fica mais fácil entender se aquela pessoa tem o perfil interessante para trabalhar em uma determinada vaga.
As Soft Skills são as habilidades emocionais e mentais que todo mundo possui.
Esses tipos de habilidades fazem parte da vida pessoal de cada um, mas também impactam diretamente no trabalho e relação com os colaboradores da empresa.
Algumas softs skills são:
- Liderança;
- Empatia;
- Inteligência emocional;
- Flexibilidade
- Resolução de problemas;
- Gestão de equipes;
- Colaboração;
- Comunicação assertiva;
- Saber trabalhar sob pressão;
- Atenção a detalhes;
- Multitarefa;
- Gerenciamento de tempo…
Perceba que as soft skills não podem ser representadas por um diploma. Essas habilidades, na verdade, são percebidas no dia a dia dos trabalhadores e suas equipes.
Já as Hard Skills são habilidades técnicas que um profissional pode apresentar e comprovar por meio de um diploma. Essas habilidades, normalmente, são desenvolvidas na faculdade, em cursos, workshops e ou palestras.
É todo o aprendizado que o profissional adquiriu e que pode ser demonstrado em aspectos físicos ou tangíveis. Essas, por serem competências de fácil identificação, muitas vezes já constam no currículo.
Algumas hard skills são:
- Mecânica de motores;
- Programação;
- Domínio de PHP;
- Domínio de Excel avançado;
- Contabilidade;
- Domínio de outras línguas;
- Operação de máquinas…
É possível desenvolver essas habilidades?
É comum que a maioria das pessoas acreditem que as soft skills não são capazes de serem adquiridas e desenvolvidas, entretanto, isso está longe de ser uma verdade.
Saiba que é perfeitamente possível uma pessoa desenvolver competências que contribuirão para o desenvolvimento de sua carreira, como senso de liderança, capacidade de resolução de conflitos e proatividade, por exemplo.
Essas habilidades podem ser aprendidas, assim como as hard skills, a partir de treinamentos, workshops, palestras e cursos.
Um profissional considerado completo é aquele que sabe aliar seus conhecimentos técnicos às suas capacitações pessoais e se desenvolver em cada uma dessas áreas.
Como um profissional com essas habilidades pode agregar?
As hard skills e soft skills são importantes tanto para as empresas quanto para os profissionais.
Entretanto, é importante ter um equilíbrio entre elas. Assim, os colaboradores se motivam ao buscar competências que não possuem e podem agregar à empresa.
E a companhia, só tem a ganhar porque passa a contar com uma equipe multidisciplinar, eficiente, comprometida e equilibrada.
A escolha balanceada dos dois tipos de conhecimentos também permite que a empresa tenha um clima organizacional adequado. A harmonia interna está diretamente relacionada à forma como as pessoas se tratam.
Como mapear essas habilidades?
Tão importante quanto desenvolver essas habilidades é saber identificá-las!
Pesquise sobre
Hoje em dia o material encontrado na web é muito vasto, pesquise bastante sobre o mercado em que deseja atuar, quais as tendências e habilidades solicitadas nas vagas, identifique as skills que você acredita ter e deseja desenvolver.
Assim você entende melhor sobre as práticas que precisa realizar para chegar ao seu objetivo
Converse com outros profissionais
Quando falamos de habilidades, sejam comportamentais ou técnicas, é importante receber um feedback de outros profissionais.
Tire um tempo da sua rotina para escutar sobre as habilidades que você apresenta enquanto realiza suas atividades.
Desenvolva o autoconhecimento
O autoconhecimento é a chave para um profissional que deseja se desenvolver. É com ele que você analisa e acaba percebendo seus pontos de melhoria e suas habilidades inatas.
Dessa forma, fica muito mais fácil mapear certas habilidades e se planejar para desenvolver outras.
Para saber mais sobre como se preparar para ingressar no mercado de trabalho, acesse nossos textos!