O cuidado com a experiência do colaborador inicia muito antes de sua contratação e deve durar até o momento de sua saída da empresa. Por isso, um número crescente de companhias vem investido em processos que visam tornar o desligamento dos profissionais o mais tranquilo e confortável possível, mesmo em casos de demissões.
Para isso, surgiu o offboarding, que possui uma função oposta ao do onboarding, ainda que estejam ligadas. É uma estratégia ainda pouco valorizada, mas que ajuda a melhorar a imagem e até a cultura organizacional da empresa.
Saiba como no artigo de hoje!
O que é offboarding?
O termo offboarding pode ser traduzido livremente como “desembarque”, e é o nome dado ao processo de desligamento estratégico dos colaboradores. Ainda que oposto ao onboarding, ambos possuem uma ligação intrínseca por integrarem processos que devem ser planejados em conjunto.
O offboarding busca tornar a experiência de desligamento mais agradável possível, tanto ao colaborador quanto à empresa. Isso vale tanto para situações em que a decisão parte do profissional quanto daquelas em que é uma escolha da organização.
Para isso, é preciso ter trâmites bem traçados, profissionais bem preparados e uma visão clara de como se portar durante todo o processo.
Com o offboarding bem-feito é possível realizar desligamentos mais seguros, transparentes e amigáveis. É como um “divórcio” onde ambas as partes permanecem amigas, permitindo um relacionamento saudável e uma troca benéfica para ambas mesmo após o fim. Com isso, evita situações de conflito, problemas jurídicos, entre outros problemas.
Saiba mais: O que é onboarding e qual a importância dele na integração de colaboradores?
Como o offboarding funciona?
Para que o processo de offboarding seja realizado corretamente é preciso ter, com antecedência, processos bem definidos para o seu funcionamento. Isso significa um detalhado e cuidadoso planejamento para demissões, mas também profissionais de RH preparados para lidar com pedidos de desligamento inesperados.
Além disso, exige um alto nível de organização do RH, que deve idealizar o processo de offboarding como uma extensão final do próprio onboarding.
Afinal, todo colaborador, independentemente do tempo que leve, irá deixar a companhia em algum momento, sendo importante ter uma forma segura e amigável de permitir que isso aconteça.
Além do planejamento e preparação, existem ainda outros pontos essenciais para que o offboarding funcione corretamente. Os principais deles são:
- Humanização do processo, sendo a empatia e o cuidado essenciais;
- Organização e cuidado com a parte jurídica, incluindo documentos e pagamentos necessários;
- Total transparência sobre a motivação da demissão, caso seja a motivação, evitando dúvidas e sentimento de injustiça;
- Auxílio para que o colaborador compreenda facilmente todo o processo e como ser uma versão ainda melhor de si em seu próximo emprego;
- Informar equipes e clientes, caso necessário, sobre o desligamento e próximos passos;
- Traçar processos para transferência de atividades, responsabilidades e conhecimentos;
- Realizar uma entrevista de desligamento;
- Coletar informações para facilitar a tomada de decisões futuras, melhorar processos e resolver problemas.
Assim, é possível compreender possíveis motivos para problemas como o turnover e absenteísmo, impedir vazamento de informações e até mesmo manter as portas abertas para a volta de um talento valioso. Porém, para que isso seja possível, é necessário que toda a trajetória seja feita de forma cuidadosa e priorizando o respeito, transparência e gratidão.
Leia também: Uso intensivo da tecnologia transformou a gestão de Recursos Humanos
Vantagens de investir no processo de offboarding
Empresas que investem no processo de offboarding conseguem gerenciar melhor suas marcas, mitigar os riscos e aumentar seus bons resultados. Além disso, conseguem ainda outros benefícios , conforme listados a seguir.
Melhora na imagem da organização perante o mercado
Ao tornar o processo de desligamento gradual e mais fácil para os colaboradores, as chances de desenvolver embaixadores, ao invés de detratores da marca, é potencializada. Isso evita que eles externalizem opiniões negativas sobre sua passagem pela organização, especialmente no cenário virtual.
Atualmente, a imagem de uma empresa é bastante influente sobre sua capacidade de atrair os melhores talentos do mercado. Plataformas como o LinkedIn e Glassdoor possuem um alcance nacional e, muitas vezes, até mesmo internacional.
Por isso, depoimentos negativos feitos por ex-colaboradores podem ser bastante negativos e acabar até mesmo marcando a imagem do negócio de forma permanente.
Então, investir no processo de offboarding se torna ainda mais importante. Com ele é possível manter a relação amigável, transparente e respeitosa, evitando conflitos e permitindo que, mesmo em casos de demissões, o profissional mantenha uma visão positiva da sua experiência no local.
Oportunidade de retorno dos talentos e manutenção de conhecimento
O desligamento de pessoas pode acontecer por decisão dos profissionais, especialmente ao julgarem ter encontrado oportunidades melhores para sua carreira. Entretanto, isso não significa que precisa ser o fim para uma parceria de sucesso, especialmente se o indivíduo é uma figura importante para o desenvolvimento do negócio.
Nesses casos, o processo de offboarding garante uma transição tranquila onde as portas permanecem abertas para uma volta. Além disso, com ele é possível que o colaborador transmita seu conhecimento e principais tarefas para um substituto antes de sua saída, tornando o momento mais tranquilo também para os colegas que ficam.
Melhora nos processos e cultura organizacional
Um dos passos mais importantes de um processo de offboarding é a entrevista de desligamento. Esse é o momento que a empresa deve estar aberta a uma autocrítica, ouvindo e compreendendo as opiniões e experiências do profissional, especialmente aquelas que podem dar dicas sobre problemas internos.
Isso se torna ainda mais fundamental quando o próprio colaborador pediu seu desligamento. Com seus relatos, é possível identificar problemas na cultura, lideranças, processos, entre outros aspectos que podem ajudar a melhorar o funcionamento e o clima da organização.
Leia também: BPO de Recrutamento e Seleção
Aumento na segurança
Com um processo de offboarding bem-planejado evitam-se situações em que o colaborador pode ser desligado ainda com acesso a informações, com o sentimento de insatisfação ou injustiça que o leva a compartilhar externamente informações internas ou mesmo a perda de documentos sob o seu controle.
Durante o offboarding, é esperado que seja feita uma transição tranquila e detalhada. Nela, tarefas, dados, planejamentos e conhecimentos são compartilhados com os membros da equipe que ficam. Acessos e arquivos são retirados, mas somente após serem compilados e transferidos aos devidos responsáveis.
Melhora na experiência dos profissionais
Ao inserir o processo de offboarding, o negócio torna o momento mais humanizado, garante uma transição menos dolorosa e assustadora para os profissionais e ainda aumenta as chances de manter relações amigáveis. Algo que torna a experiência do indivíduo muito melhor com a organização, ainda que não esteja mais ligada a ela.
Além disso, melhora também a experiência dos profissionais que ficam. Afinal, se sentem menos inseguros quando um colega deixa o local, pois existe um processo gradual e uma comunicação clara sobre as motivações, não os deixando ansiosos sobre quando acontecerá com eles próprios.
Você também pode gostar de: Código de Ética: quais seus benefícios e como implementar?
Qual a relação do offboarding de colaboradores com os clientes?
Garantir que, mesmo os profissionais que deixam sua empresa continuarão a ser embaixadores da marca já é algo positivo para melhorar sua relação com os clientes. Afinal, contribui para sua employer branding que, entre outros benefícios, torna a empresa mais competitiva no mercado.
Além disso, durante o offboarding é preciso também garantir que a transição será tranquila para os clientes, especialmente se o colaborador em questão possui ligação direta com eles. Isso significa traçar estratégias para evitar questões como atrasos em projetos, dificuldades na comunicação, entre outras situações.
Com um processo bem-feito de offboarding é possível fazer com que seus clientes não passem por dificuldades e ainda sejam testemunhas do seu cuidado e preocupação com os colaboradores. Algo excelente para conquistar sua confiança, garantir relações fortalecidas e muitas outras vantagens!
Gostou do que aprendeu no artigo de hoje? Então confira outros conteúdos do nosso blog! Estamos sempre trazendo dicas, tendências e notícias do mercado para ajudar sua empresa a crescer. Nos siga também nas redes sociais e fique sempre bem-informado.
Para mais soluções de RH, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!





