Região de Guarapuava teve 4.453 admissões no mês de janeiro, segundo Caged

Região de Guarapuava teve 4.453 admissões no mês de janeiro, segundo Caged

Índice

Região de Guarapuava teve 4.453 admissões no mês de janeiro, segundo Caged

Em todo o país, foram feitas 92.845 admissões de trabalhadores temporários no período

A região de Guarapuava fechou o mês de janeiro com 4.453 admissões, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho. Segundo o levantamento, no período, foram registradas 4.648 demissões.

Do total de admitidos, 59,04% eram homens e 40,96% eram mulheres. A maior parte (58,41%) tinha ensino médio completo e idades entre 18 e 24 anos (30,52%).

O setor que mais contratou em janeiro, na região, foi o de serviços com 1.281 admissões, correspondendo a 28,77% do total. Em seguida, o setor do comércio registrou 1.115 contratações, o que corresponde a 25,04% do total.

Entre os municípios da região, Guarapuava foi o que mais contratou, com 2.525 admissões no período, seguido por Palmirinha (401) e Prudentópolis(297). Os três também foram os municípios com maior número de demissões, com 2.552, 450 e 435, respectivamente.

A região inclui os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmeirinha, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo

Contratações no Brasil

Em todo o país, foram registradas 2.271.611 admissões no mês de janeiro. De acordo com o levantamento, foram 2.134.308 demissões, resultando em um saldo positivo de 137.303 empregos formais.

O Caged aponta ainda que o setor de serviços foi o que mais contratou, com 2.271.611 empregos criados, seguido pelo setor do comércio, que registrou 494.527 admissões.

Contratação de temporários

Em relação às contratações temporárias, o Caged de janeiro mostra que foram feitas 92.845 admissões em todo o país. O setor que mais contratou foi o de serviços, com um total de 92.604 admissões puxadas, principalmente, pelo setor de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

No Paraná, foram 11.944 contratações na modalidade.

A previsão da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) é de que cerca de 800 mil contratos temporários sejam gerados no primeiro trimestre do ano. Ainda segundo a instituição, em 2024 foram geradas 2,4 milhões de oportunidades no mercado de trabalho nessa categoria.

O especialista em mercado de trabalho temporário Jefer Caldas, gerente da Employer Recursos Humanos em Guarapuava, destaca a importância desse tipo de contratação tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.O trabalho temporário é uma excelente alternativa para quem busca experiência profissional e uma renda imediata, além de representar uma solução estratégica para as empresas que precisam atender demandas sazonais sem comprometer sua estrutura fixa”, explica.

Direitos do Trabalhador Temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.    

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    

Como entrar em contato com a regional

A Employer Recursos Humanos em Guarapuava está localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 1803, Guarapuava/PR, 85010-100. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site https://employer.com.br/guarapuava/ ou podem ser obtidas pelo telefone (42) 3622 – 4466.
Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Empregos, BNE – http://webforms.bne.com.br/trabalhe-conosco/EMPLOYERGUARAPUAVA

Sobre a Employer Recursos Humanos

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH. 

Ascom  – Employer Recursos Humanos

WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Val1N0r3AzNSEN3I9j3C 

Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@employer.com.br

Veja o que foi publicado na mídia:

Extra Guarapuava: Região de Guarapuava teve 4.453 admissões no mês de janeiro, segundo Caged
G Mais Notícias: Região de Guarapuava teve 4.453 admissões no mês de janeiro, segundo Caged
Intervalo da Notícias: Caged divulgou os números em relação ao emprego em Prudentópolis e região em janeiro

Posts Relacionados

Posts Recentes