Reforço na busca por emprego: portfólio bem montado pode ajudar candidato a se destacar

Reforço na busca por emprego: portfólio bem montado pode ajudar candidato a se destacar

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Reforço na busca por emprego: portfólio bem montado pode ajudar candidato a se destacar

Na hora de buscar um espaço no mercado de trabalho, além do currículo, outra ferramenta tem ganhado destaque: o portfólio. Mais comum em áreas criativas, tecnológicas ou técnicas, ele pode, segundo especialistas, aumentar as chances de um candidato avançar em um processo seletivo e ser contratado, já que permite demonstrar, de forma prática, as habilidades e experiências do profissional.
— Os recrutadores valorizam candidatos que mostram iniciativa e profissionalismo ao apresentar um portfólio bem organizado e direcionado à vaga em questão. Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, ter essa ferramenta pode, sim, fazer a diferença — diz Tatianne Brito, coordenadora de Recursos Humanos da Catho.

É preciso que o conteúdo do portfólio apresentado esteja vinculado às competências exigidas para vaga pretendida, explica Nayara Tavares Cardoso, doutora e professora de Administração da Faculdade Mackenzie Rio:

— O portfólio deve conter tudo o que você já realizou, desde que vinculado às competências relacionadas à vaga pretendida, destacando suas habilidades no contexto de conhecimentos, experiências anteriores, qualificações e resultados alcançados.

Marcelo de Abreu, presidente da Employer Recursos Humanos, ressalta que também vale incluir trabalhos realizados durante a graduação:

— Especialmente para quem está no início da carreira, trabalhos acadêmicos, projetos desenvolvidos em cursos ou ações voluntárias podem enriquecer o material.

Os portfólios podem ser elaborados em plataformas específicas, como o Adobe Portfolio, ou em formatos variados, como PDF, sites pessoais e apresentações em PowerPoint. O essencial, segundo Tatianne, é que ele seja de fácil acesso, bem organizado e compatível com a forma como o recrutador ou cliente vai consumir esse conteúdo. Abaixo, o EXTRA reúne algumas plataformas que podem ser úteis para quem deseja montar seu portfólio.

‘Qualidade é mais importante que quantidade’

Para montar um portfólio, é necessário ser seletivo e estratégico. O primeiro passo, segundo Tatianne Brito, é definir o seu objetivo, adaptando o conteúdo ao tipo de vaga que é pretendida. Além disso, não são todos os trabalhos que devem entrar no documento. É importante selecionar os mais relevantes e que melhor representam a competência do profissional.

— É importante lembrar que a qualidade é mais importante que a quantidade. Não existe um número fixo de projetos, mas um bom portfólio geralmente contém de cinco a dez trabalhos bem detalhados. Incluir descrições breves sobre o contexto de cada projeto, os desafios enfrentados, as soluções aplicadas e os resultados alcançados pode enriquecer bastante a apresentação — explica a coordenadora da Catho.

Um erro comum, diz ela, é manter o portfólio desorganizado, com navegação confusa, informações incompletas ou falta de contexto sobre os projetos. Também é prejudicial não atualizá-lo com frequência, deixando trabalhos antigos que já não representam o nível atual do profissional.

Marcelo de Abreu, presidente da Employer Recursos Humanos, cita ainda a falta de sinergia do material selecionado com a área em que se atua ou pretende atuar, a apresentação de projetos sem contexto ou explicações, e a omissão de informações básicas, como formas de contato e objetivos, como os principais erros cometidos por candidatos ao estruturar um portfólio. Ele também destaca que é fundamental ficar atento ao texto.

— Um erro grave, que compromete a imagem do profissional, é a falta de revisão do texto. Erros de português são inaceitáveis em qualquer material profissional — alerta.

Conheça algumas plataformas

  • Adobe Portfolio – O programa permite criar um site para exibir seus trabalhos, mas exige uma assinatura da Creative Cloud. Os planos variam de R$ 47 a R$ 275 por mês.
  • Squarespace – Plataforma voltada para a criação de sites visualmente atrativos, com alto nível de personalização. Os preços dos planos vão de R$ 56 a R$ 142 mensais.
  • Carbonmade – Focada em portfólios visuais, esta ferramenta é intuitiva e fácil de usar. A criação do site pode ser feita gratuitamente, mas é necessário pagar para publicá-lo. Os planos custam entre 9 dólares (R$ 51) e 22 dólares (R$ 125) por mês.
  • Wix – Oferece opções gratuitas e pagas. É popular entre designers, fotógrafos e freelancers.
  • Behance – Muito utilizado por profissionais das áreas criativas, como designers e ilustradores, oferece ótima visibilidade no mercado. Tem versões gratuita e paga.

Confira a matéria no site do EXTRA.

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