Falta de preparo profissional agrava escassez de mão de obra, mesmo com desemprego em alta
De acordo com as especialistas, Carina Reitchert e Luciana Lima as pessoas desempregadas não estão adaptados às mudanças dos últimos anos
A contradição entre o alto índice de desemprego e a escassez de profissionais qualificados foi um dos pontos discutidos no Employer Live, realizado no último dia 20 pela Employer Recursos Humanos. Especialistas destacaram que, embora haja muitos desempregados, grande parte não está preparada para atender às exigências do mercado de trabalho.
O evento contou com a participação de Carina Reichert, gestora de RH da CGCL, e Luciana Lima, profissional de RH há 24 anos.
“É estranho falar que não há profissionais, mas existe muito desemprego. Isso acontece porque as pessoas desempregadas não estão preparadas para as funções que as empresas demandam”, explica Carina.
“Após ter passado por uma pandemia mundial, o foco das pessoas quando falamos de trabalho mudou, com um período tão grande em casa que coisas como a experiência e a qualidade de vida são os fatores que mais pesam na decisão laboral“, complementa Reichert.
“Atualmente, também temos quatro gerações trabalhando juntas, e surge um dilema: algumas posições de liderança, como superintendentes e diretores, estão sendo ocupadas por profissionais que estão há muito tempo nas empresas. No outro lado da faixa etária empresarial, há um público jovem que está entrando, mas que não quer assumir determinados papeis e responsabilidades”, explica Carina.
Para Luciana Lima, existem maneiras de resolver esses problemas. Uma delas é aprender a fazer as perguntas certas para as pessoas adequadas. “É importante para o Recrutamento e Seleção (R&S) aprender a fazer perguntas. Procure o dono da vaga e faça uma entrevista, procurando entender qual a real necessidade dessa área, o que a pessoa está precisando, o que é possível flexibilizar.”
Atualmente, a formação de talentos dentro das empresas se tornou menos frequente, especialmente após a pandemia, refletindo uma mudança na visão do mercado. Luciana Lima destaca que “hoje, muitas empresas já esperam que os profissionais venham prontos”, o que reforça a necessidade de as organizações revisitarem suas estratégias de desenvolvimento, considerando três pilares: visão de futuro, resultados atuais e capacidade de investir em formação.
Para saber mais sobre o tema, assista a quarta edição do Employer Live no Palco Virtual da Employer Recursos Humanos.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.
Ascom – Employer Recursos Humanos
WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Val1N0r3AzNSEN3I9j3C
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@employer.com.br
Veja o que foi publicado na mídia:
Mirian Gasparin: Falta de preparo profissional agrava escassez de mão de obra