Como liderar a geração Z no ambiente corporativo

Como liderar a geração Z no ambiente corporativo

Índice

Como liderar a geração Z no ambiente corporativo

Todos nós somos moldados a partir da geração que integramos —‌ isso é parte da nossa cultura. Aspectos como: quais os nossos alvos profissionais, metas, estilo de interação e liderança são influenciados a partir do ano em que nascemos. E, embora algumas peculiaridades se cruzem entre as gerações, os Z destoam com uma característica singular que provoca muitas mudanças: o acesso à internet. Por isso é tão importante saber como liderar a geração Z no ambiente corporativo.

Conhecidos como “nativos digitais”, a geração Z nasceu intrinsecamente ligada à tecnologia; o wi-fi integra o oxigênio que eles respiram. E isso não significa que eles vão apenas ter facilidade ao manusear um aplicativo, agilidade em encontrar informações no Google e conhecer macetes no PC que pessoas mais velhas jamais imaginariam. Na realidade, segundo pesquisas, a geração Z vai desconstruir o mercado de trabalho e o ambiente corporativo que conhecemos hoje.

Como a geração Z vai desconstruir o mercado de trabalho?

Conhecidos pela agilidade, multitarefas e capazes de reter muitas informações e lidar com elas simultaneamente. Não gostam de se definir, quebram estereótipos e não são preconceituosos, ao contrário, costumam abraçar e dialogar as diferenças de cada pessoa. Um estudo da Box 1824 sugere que 63% da Geração Z defende toda causa ligada à identidade das pessoas, sendo considerados ativistas natos. Gostam de pensar e fazer diferente, pessoas que constantemente buscam inovar.

Com essa nova geração entrando agora no mercado de trabalho, muitas mudanças vão acontecer, principalmente no que diz respeito à estabilidade vivida pela geração Y (Millennials). Adaptação é a nova palavra-chave, visto que, com os Z, mudanças acontecem com a mesma rapidez que as trends das redes sociais.

Como, então, instigar essa noção de adaptação em todos os colaboradores? A primeira maneira é criando um espaço suscetível para esse espírito maleável. De que forma? Incentivando a experimentação. Nesse mundo digital, a única forma de se sobressair e chamar a atenção é a autenticidade. Para isso, errar até alcançar a assertividade e o sucesso é um caminho inevitável. É um processo constante e natural. Testar, avaliar, ponderar. Um líder consciente dessa necessidade, apoiará essa postura dos seus jovens colaboradores.

Quais são os outros tópicos vitais para a liderança dessa geração

Saúde mental é um dos tópicos vitais para a liderança dessa geração, afinal com o advento da internet, ódio gratuito e cancelamento vieram no pacote de dados. Independentemente da posição hierárquica, para um Z, todos merecem ter espaço para ouvir e falar, frisando a empatia e respeito por diferentes opiniões e pontos de vista.

Autonomia e autossuficiência também entram no combo, já que, para esse perfil, a sensação de controle é respeitada e valorizada. Ter liberdade para poder trabalhar e saber direcionar seu tempo é um plus que todo líder almeja na equipe. Um Z certamente fará bom uso dessa habilidade.

É certo que as tendências que esse grupo de pessoas está ditando reformula a forma como o mundo gira, e cabe a todo profissional do RH estar preparado para integrá-los na equipe da melhor maneira. Sendo assim, resta a pergunta: sua empresa está preparada para as mudanças que esses jovens trazem para o ambiente corporativo? Você tinha conhecimento dessas particularidades da Geração Z?

Para mais conteúdo sobre  RH e DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes