Alemanha aposta no trabalho temporário para recuperar economia
O trabalho temporário está sendo uma saída eficaz para a crise, não só no Brasil. A contratação de temporários também é uma realidade em países desenvolvidos, como na Alemanha. No Brasil, esta modalidade de contratação cresceu 89,5% em agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM). Foram 197.680 contratações, frente às 104.312 de agosto de 2019.
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica da Alemanha (IFO), os números de contratos temporários indicam um aumento considerável também na indústria, de 2,2 milhões em maio, para cerca de 2,3 milhões no mês de junho deste ano. Ainda segundo o Instituto, outras áreas também tiveram aumento nas contratações temporárias, como os setores administrativos e de serviços. Neste caso, o número cresceu de 660 mil em maio para 672 mil trabalhadores temporários em junho.
O diretor executivo do instituto econômico IDW, Hans-Peter Klös, defende a flexibilização das empresas e comenta ainda que o trabalho precisa se adequar às condições impostas pela globalização. “O conceito de ‘bom trabalho’ é determinado pela política e certamente continuará sendo uma diretriz das atividades políticas. Mas o vejo como limitado demais. Há, por um lado, uma necessidade de flexibilidade por parte de quem emprega e, por outro, de estabilidade por quem é empregado. É preciso equilibrar esses interesses, e isso deve ser integrado num conceito de ‘trabalho moderno’, como gostamos de chamá-lo, em vez de atermo-nos a esse conceito unilateral de bom trabalho, comenta Klös.
“Muito comum na Alemanha como no Brasil, a modalidade de contratação temporária atende necessidades pontuais e demandas específicas de sazonalidade e também de urgência como às ocasionadas pela Covid-19”, considera o presidente da Employer, Marcos de Abreu.
Abreu ressalta ainda que o trabalho temporário oferece vantagens para todos os envolvidos. “A demanda pode ser suprida rapidamente com a contratação de temporários. Ele também contribui com o rendimento do trabalhador e ainda cria a oportunidade de retorno ao mercado de trabalho para quem está desempregado. Outra vantagem é a de que nesta modalidade o temporário pode ser efetivado caso a empresa aprove o seu desempenho, com a equiparação de rendimentos conforme a Lei nº 6.019/19”, finaliza.
Para mais notícias sobre Trabalho temporário e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.