A tecnologia otimiza, de maneira bastante positiva, boa parte dos processos pelos quais passamos em nosso dia a dia, tornando nosso cotidiano muito mais ágil e prático, com quase tudo que precisamos ao alcance das nossas mãos.
Mas, e dentro de setores que necessitam de contato mais humanizado, como o RH? Será que é possível adotar o uso de tecnologias e aplicações a seu favor? Neste post, nossos especialistas vão te mostrar como fazer a progressão do manual para o tecnológico sem perder o contato mais importante: com as pessoas.
Ferramentas tecnológicas no RH
Muitos dos processos manuais e repetitivos do RH já podiam ser executados de forma rápida, segura e otimizada por ferramentas tecnológicas, graças à transformação digital. Mas foi com a pandemia que essa digitalização do setor foi acelerada e ganhou ainda mais força.
Hoje vemos um novo cenário no mercado de trabalho, onde um grande número de profissionais de Recursos Humanos trabalham remotamente e utilizam soluções digitais para admissão online, ponto eletrônico, folha de pagamento online, entre outras.
Realizar a contratação de colaboradores, com o envio da documentação de forma totalmente online, já é possível através de plataformas seguras, práticas e com uma interface de fácil compreensão. A exemplo disso temos o Lugarh, uma solução para facilitar e otimizar o processo de admissão, que pode ocorrer em cerca de 45 minutos, tornando-o um excelente custo benefício para empresa contratante e para o novo colaborador.
Além disso, o registro do ponto eletrônico de maneira online agiliza o processo de gestão de Recursos Humanos, permitindo que um software faça anotações pertinentes enquanto o profissional de RH pode focar em atividades mais estratégicas. Sem contar a rotina dos colaboradores, que podem registrar o ponto digitalmente no aparelho celular ao fim do expediente e ter todas as informações integradas a automações de Folha de Pagamento.
Há, ainda, tecnologias que possuem cerca geográfica e reconhecimento facial, como o Pontofopag, que dá mais segurança para as empresas que desejam adotar novas tecnologias de ponto eletrônico.
Podemos citar, também, softwares e plataformas de comunicação automatizada, que utilizam Inteligência Artificial para realizar comunicação interna. A exemplo temos a Take Blip, que oferece serviços de chatbot, comunicação interna e externa com clientes e colaboradores, entre outros serviços.
Os processos automatizados dão ao RH mais agilidade, maior precisão dos dados coletados e otimização de tempo, que poderá ser utilizado para criar um setor mais humanizado, com uma gestão mais estratégica, focada e aplicada.
Comunicação entre RH e colaborador
Uma das principais inseguranças quanto a automatização de processos é em relação a comunicação entre setor e colaborador, um dos pontos mais importantes dentro do RH. Contudo, a comunicação interna é possível e necessária.
Pense em como, hoje, boa parte da sociedade possui celulares e computadores a disposição, e existem comunicação interna com o uso dessas tecnologias! Em 2021, uma pesquisa da FGV indicou que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones). Isso mostra que é perfeitamente possível automatizar de maneira orgânica, humanizada e respeitando as condições dos colaboradores, líderes e da própria gestão de Recursos Humanos.
Trazendo essa automatização para a prática, uma das convidadas do Employer Summit 2022, Priscila Harrison, Product Manager do Lugarh, dividiu conosco um case de sucesso da sua organização, onde foi preciso realizar uma contratação de 500 aprendizes no prazo de 48 horas e, com o uso da plataforma do Lugarh, junto da comunicação facilitada e do acompanhamento dos candidatos via internet, foi possível auxiliar a empresa contratante no momento de precisão e emergência.
Esse exemplo nos dá a certeza de que é possível utilizar a tecnologia a favor do RH e otimizar todo o processo de contratação, reduzindo o tempo que, geralmente, é de pelo menos sete dias, sem contar os custos decorrentes, tanto para empresa quanto para o contratado.
O Product Manager da Take Blip Felipe Sabbagh, também participante do Painel do Summit 2022 da Employer, trouxe um case da Take Blip onde foi pensado e executado um projeto que trabalhasse como um chatbot com a função semelhante de um FAQ, para que os colaboradores pudessem ter acesso a informações que antes eram obtidas apenas indo até o RH.
Esse modelo de canal ou software, citado por Felipe, é uma maneira de comunicar de forma humanizada algumas necessidades, como lembrar aos colaboradores de registrar o ponto na hora correta, parabenizar aniversariantes do mês, entre outros comunicados que podem servir para estreitar ainda mais os laços de comunicação entre a equipe.
E assuntos delicados ou situações pontuais, podem ser tratados de forma automatizada?
A automatização dos processos de comunicação do RH permite que o setor tenha mais tempo hábil para tratar de assuntos pontuais e delicados, já que agiliza as demais atividades dentro do setor. Isso não significa que tudo seja automatizado, muito pelo contrário.
É recomendado que situações delicadas e pontuais sejam tratadas face to face, até porque estamos falando da humanização de uma área cujo objetivo é sempre o melhor para cada indivíduo.