3 Motivos para trabalhar em sintonia com o TI
Vamos falar sobre gestão integrada do RH com a área de TI? Entenda como a habilidade técnica do setor de tecnologia ajuda a melhorar processos de gestão de pessoas. “Trabalhar em sintonia com o TI”
A rotina de trabalho do RH está diretamente ligada a outras áreas. Afinal, a demanda principal deste setor é fazer a gestão de pessoas de todos os departamentos da empresa. É preciso entender as particularidades de cada setor, das funções que atuam nele e ajudar as lideranças no recrutamento e seleção de novos colaboradores, assim como na avaliação de desempenho das equipes em atividade.
Este artigo da Employer aborda a gestão integrada com outras áreas como ponto fundamental no dia a dia do RH, mais especificamente com a área de Tecnologia da Informação (TI). O papel deste setor mudou muito nas últimas décadas: o TI não é mais a equipe responsável por “consertar equipamentos”. Assumiu um papel estratégico dentro dos negócios, que ajuda a otimizar recursos, tarefas, gerenciar o tempo e alcançar melhores resultados.
Quer ver como a TI faz toda a diferença no seu trabalho? Veja agora três motivos para trabalhar em sintonia com a área de tecnologia da informação da sua empresa!
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Melhora a gestão de processos
Computadores de última geração e servidores seguros não são as únicas ferramentas essenciais para um bom desempenho no trabalho. Não adianta investir em infraestrutura física sem ter bons serviços de software e controle. Uma das principais atividades da área de TI está justamente neste ponto: é ela a responsável por buscar soluções que atendam às necessidades do RH – ou até mesmo desenvolvê-las de forma exclusiva para o tipo de negócio.
Lembra quando você precisava ir ao banco para pagar contas? Ou fazer todas as suas anotações em papéis? Estes hábitos se transformaram ao longo do tempo – agora você acompanha suas finanças por aplicativos e organiza todas as suas tarefas em uma agenda do Google, por exemplo.
É desta forma que a área de TI ajuda o RH a otimizar processos internos. Tarefas que dependiam de controle manual ou de planilhas podem ser gerenciadas por meio de software. As informações são processadas em tempo real e ficam registradas em um ambiente online que dispensa inclusive o uso de servidores. O RH ganha mais tempo para trabalhar em estratégias de desenvolvimento de pessoas.
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Garante assertividade na gestão de pessoas
Acompanhar a frequência de um grande número de empregados. Mensurar o desempenho de cada membro do time periodicamente. Analisar este desempenho com base em indicadores sólidos e confiáveis. Aliado ao setor de TI, o RH consegue fazer o controle de cada empregado e também medir seus resultados dentro de um conjunto maior de dados.
A TI é responsável por identificar as necessidades relacionadas à gestão de pessoas e encontrar as soluções ideais para cada passo do processo. Um exemplo prático: você precisa criar indicadores de desempenho para a sua área. Em vez de anotar informações de frequência e fazer quadros comparativos entre o descritivo de vaga e as atividades realizadas pelo empregado, a TI apresenta uma solução que lança todas estas informações em um ambiente de internet.
Toda vez que um empregado bate o ponto, a informação fica disponível para o RH. O líder da área, por sua vez, preenche um relatório de atividades dos membros da equipe que ajuda a identificar se as tarefas estão sendo executadas dentro das funções, prazos e metas da empresa.
No fim do mês, quando for a hora de fazer o fechamento da folha, todas as informações sobre frequência já estarão consolidadas. O mesmo acontece no período de feedbacks: o RH consegue extrair as principais informações sobre o desempenho do empregado e apresentar a ele seu desempenho de acordo com os indicadores pré-estabelecidos.
Além de agilizar a rotina, este tipo de gestão integrada com a área de TI também torna os processos mais transparentes e confiáveis, com a participação direta dos líderes de equipes.
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Melhora a comunicação interna
Levar as informações a um grande número de empregados pode ser um grande desafio para o RH. Mesmo que você tenha murais e informativos internos periódicos, manter uma comunicação regular e efetiva com o quadro de colaboradores também é uma tarefa que ganha mais agilidade e eficiência com o apoio da área de TI.
Lembre-se que a área é denominada “tecnologia da informação” e isso vai além de números e dados: informação também é comunicação e deve fazer parte da cultura da empresa. Com isto em mente, a área de tecnologia é responsável por organizar a infraestrutura e as ferramentas digitais que possibilitam uma comunicação rápida com os empregados.
O e-mail e um portal de intranet são algumas das soluções mais comuns do mercado, mas você pode pensar junto com a área do TI em novos formatos de repassar informações regulares. Você ainda imprime holerites? Já pensou em migrar esta tarefa para um ambiente 100% online, acessível aos empregados por meio de computador ou celular? Como são feitas as solicitações de férias e a entrega de atestados na empresa? Quanto tempo você ganharia se isto também fosse feito de forma online, com registro seguro de todas as informações e comunicação direta entre empregados, gestores de áreas, TI e RH?
Investir em estrutura de TI para melhorar a comunicação com os empregados não é uma tendência: é uma realidade nos negócios. Os benefícios ultrapassam a redução de custos. Ao estabelecer processos de comunicação de RH por meio de soluções tecnológicas, a empresa passa a trabalhar dentro de uma cultura baseada também em inovação – além de garantir aos empregados ferramentas seguras e transparentes a respeito de seus contratos e dia a dia de trabalho.
Você trabalha em sintonia com a área de TI na sua empresa? Está em busca de alguma solução para otimizar a sua rotina e manter o foco nas estratégias de desenvolvimento de capital humano? Aproveite o espaço de comentários para deixar suas dúvidas.