Saiba como ter uma equipe de TI inovadora

Saiba como ter uma equipe de TI inovadora

Índice

Saiba como ter uma equipe de TI inovadora

Manter-se competitivo em um mercado dinâmico exige certa flexibilidade e capacidade de adaptação das empresas, por meio de jogadas criativas que assegurem a eficiência de seus processos e garantam uma base sólida de atuação. Entre os fatores principais, está a importância de uma equipe de TI inovadora.

Para garantir essa solidez, os processos internos precisam estar bem estruturados, funcionando com fluidez e conexão. A área de TI, além de também necessitar dessa estruturação fluida e dinâmica, é ponto crucial para implementá-la nos demais setores, uma vez que dela depende todo o funcionamento da empresa.

A otimização dos processos internos é o fator que dá condições para a melhor execução das atividades, estimulando as equipes, tornando-as mais motivadas e com menos estresse relativo à demora na solução de problemas. A capacidade de inovação da equipe de TI é peça-chave para reciclar processos continuamente.

A importância de uma equipe de TI inovadora

A equipe de TI deve buscar trabalhar de forma analítica, com o objetivo de otimizar processos e gerar uma relação de confiança entre os seus profissionais. Por essa razão, a inovação é premissa básica para sua atuação, pois ela é responsável por soluções assertivas e criativas. Saiba como ter uma equipe de TI inovadora

Entre os benefícios da inovação na TI estão:

  • a redução de custos nos processos;
  • a maior satisfação de clientes internos e externos;
  • o aumento no faturamento;
  • mais agilidade nos processos e rotinas.

Tudo permite que as equipes se tornem mais eficientes e habilidosas para lidar com os obstáculos do dia a dia.

Porém, ter a inovação como fator fundamental na TI não é tarefa simples. É preciso compreender que ela não surge de uma política empresarial, mas das equipes internas. São as pessoas que tornam as soluções cada vez mais alinhadas com os objetivos propostos pela empresa.

A comunicação vem em primeiro lugar

A comunicação traz conhecimento, que gera a confiança necessária à inovação. Isso porque são as equipes que conhecem melhor os processos internos e tendem a saber quais são suas falhas e potencialidades.

As equipes de TI devem estar próximas aos processos e às pessoas e, por essa razão, necessitam de uma comunicação dinâmica sobre as reais necessidades a serem sanadas.

Para isso, mantenha um banco de dados ao acesso da equipe de TI e proporcione uma infraestrutura simples, por meio de uma plataforma de comunicação interna.

A inovação acontece por meio de profissionais qualificados

Não é possível que uma equipe de TI trabalhe de forma produtiva e inovadora se não contar com profissionais qualificados. Características como proatividade e comunicação também devem ser consideradas no momento da contratação. Saiba como ter uma equipe de TI inovadora

Além de formação e experiência na área, é importante saber como cada candidato enfrenta conflitos na execução de suas tarefas e como percebe a sua contribuição e seu papel na empresa como um todo. Essas características fazem total diferença no dia a dia.

As condições necessárias para desenvolver lideranças

Dentro da sua equipe de TI, alguns perfis de liderança costumam se destacar. Isso é importante, pois desperta a confiança e a parceria dos demais, além de reforçar um papel de referência e o comprometimento entre os profissionais dentro da própria equipe.

Portanto, tente não apagar esses potenciais. Eles não oferecem risco; na verdade, trazem fatores positivos consigo: as lideranças vindas da equipe propiciam relações de trabalho muito mais produtivas e estimulam a inovação no setor. Esses profissionais são mais inclinados a ouvir novas ideias e comunicar os objetivos com mais transparência aos demais, aumentando a credibilidade no setor.

As estratégias para inovar sem frustrações

Tente reduzir ao máximo as condições que geram frustração às suas equipes de TI. Para isso, aposte no engajamento e no comprometimento dos profissionais para solucionar problemas.

Garanta um ambiente confortável para a inovação através da relação de confiança com o colaborador. Fuja de rotinas repetitivas e estressantes. É preciso proporcionar condições para que a criatividade flua naturalmente pelo setor. O controle excessivo afasta a criatividade.

O passo a passo para a inovação

Resumindo, para focar na inovação em si é preciso contar com:

  • uma comunicação devidamente alinhada;
  • profissionais capacitados;
  • condições reais para liderar;
  • redução significativa das frustrações das equipes.

Uma vez garantidas essas premissas, é preciso seguir alguns passos para ajudar nessa jornada. Veja a seguir:

1. Identificar pontos de melhoria

O primeiro passo é identificar os processos que precisam ser melhorados. Nessa fase, sua equipe necessita reconhecer as falhas e as oportunidades de aperfeiçoamento. Ela é resumida em um diagnóstico dos processos, com os gargalos e pontos que apresentam falhas frequentes ou dificuldades na execução.

2. Avaliar processos a melhorar

Depois da etapa de identificação, a equipe deve realizar uma avaliação dos processos que precisam sofrer adaptações, salientando seus pontos críticos. Essa fase exige ousadia das equipes, para que seja possível quebrar paradigmas e reformular processos. Isso implica abrir mão de procedimentos tradicionais, que eventualmente comprometam a produtividade e a capacidade de as equipes inovarem.

3. Desenhar as melhorias a aplicar

Nesse momento, é importante dispensar tempo para que as equipes se dediquem às melhorias e à inovação em si. O processo de criação e aperfeiçoamento não nasce do nada e, por isso, precisa de um ambiente que estimule o seu desenvolvimento. Autonomia, aqui, é essencial. É importante que os profissionais não tenham que se submeter a prazos rigorosos, afinal, isso compromete a capacidade de inovar. Saiba como ter uma equipe de TI inovadora

4. Colocar em prática as ações propostas

Só então é possível experimentar os resultados obtidos depois do processo de criação (ou recriação). Com as melhorias e alterações projetadas e desenvolvidas, é hora de ver como elas funcionam na prática. É nessa fase que as reavaliações e os ajustes ganham ainda mais espaço. É importante:

  • acompanhar toda a experimentação;
  • tomar nota dos pontos mais relevantes;
  • procurar aperfeiçoar o que ficou aquém do esperado.

Outros aspectos importantes para favorecer a inovação

E aqui seguem algumas dicas extras, para que a sua equipe não caia em um ciclo de limitação da inovação. Confira:

O trabalho em equipe

Insistir no trabalho em equipe é uma ótima forma de estimular as trocas de ideias e livrar as pessoas da acomodação. Ainda que surjam conflitos, eles podem ser extremamente produtivos, fazendo com que cada membro da equipe busque soluções realistas e inovadoras.

O ambiente de trabalho

E se a inovação estiver costurada à raiz da empresa, vale até mesmo extrapolar as tentativas de incentivá-la. Considere mudar o ambiente de trabalho das equipes, para que elas saiam da sua zona de conforto. Coloque-as constantemente em contato com novas e diferentes situações, para que não caiam no “modo automático”.

O alcance dos objetivos

Por fim, permita-se comemorar cada nova conquista junto da sua equipe. O resultado, acompanhado de um momento simbólico e descontraído, é um forte estimulante para que as pessoas continuem se doando ao máximo.

Você já experimentou analisar o cenário desse importante setor e garantir que nele atua uma equipe de TI inovadora? Compartilhe conosco a realidade da sua empresa: comente!

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes