Entenda o impacto da pandemia na contratação de temporários
O trabalho temporário é uma modalidade de contratação flexível, a melhor solução para empresas que precisam realizar a substituição temporária de seus efetivos ou quando é necessário atender demanda complementar de serviço. A pandemia do coronavírus é uma situação bastante adversa e que trouxe essas duas realidades ao mercado: as instituições tiveram muitos empregados afastados por conta da doença e muitas áreas sofreram com as oscilações imprevisíveis de demanda. “impacto da pandemia na contratação de temporários”
Por isso, é necessário adequar a força de trabalho de uma forma ágil e flexível, que possa atender às constantes alterações de curto e médio prazo que o mercado tem vivido. O trabalho temporário é uma das soluções mais adotadas pelas empresas, pois além dos custos com encargos serem reduzidos, essa modalidade permite maior flexibilidade no prazo de duração e trabalhadores qualificados para todos os níveis hierárquicos.
Essa contratação também é vantajosa para aqueles que estão buscando vagas. O temporário possui direito a salário equivalente ao do efetivo contratado, benefícios previstos em lei, além de ser uma maneira de adquirir networking, experiência e uma chance de efetivação ao final do contrato.
Isto posto, o jornal El País afirmou em fevereiro deste ano (2021) que, no ano de 2020, o número de admissões de temporários aumentou em 34,8% em relação ao ano anterior, e a previsão de crescimento continua para o ano de 2021.
Como funciona a contratação de temporários
O trabalho temporário é uma modalidade de contratação regulamentada pela Lei 6.019/1974 e pelo Decreto 10.060/2019, e se difere do trabalho CLT (contrato por prazo indeterminado) em vários pontos. O mais importante deles é que a sua duração é flexível: até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação em mais até 90 dias.
A contratação é intermediada por uma agência de trabalho temporário credenciada pelo governo. Além disso, o contrato pode ser encerrado antes do prazo previsto tanto por parte da empresa quanto por parte do trabalhador, sem ônus para ambas as partes.
Por que a população e as empresas optaram pelo trabalho temporário
Como explicado anteriormente, as vagas temporárias foram a resposta para muitas empresas na pandemia. Mas por quê? Agora que você entende melhor como funciona o contrato de trabalho temporário, iremos explicar.
Reiteramos que ele possui prazo flexível, duração máxima total de até 270 dias. Com a incerteza do futuro da economia e de quando seria possível vacinar a população, as instituições optaram por não contratar empregados sem saber se teriam que demiti-los nos meses seguintes. As vagas temporárias se encaixam perfeitamente em momentos de imprevisibilidade.
Além disso, a crise sanitária trouxe incertezas para a população trabalhadora. Muitas pessoas ficaram desempregadas ou, com o aumento da inflação, precisaram ir atrás de uma renda extra para conseguir pagar as contas. Esses trabalhadores se beneficiaram do aumento na quantidade de vagas temporárias oferecidas.
Trabalho temporário em 2021
A pesquisa da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) aponta que no primeiro mês de 2021, comparado a janeiro de 2020, houve um aumento de 37,3% na geração de vagas temporárias. Sessenta e cinco por cento delas foram para atender o aumento de demanda complementar nos segmentos de Alimentos, Farmacêutica, Embalagens, Metalúrgica, Mineração, Automobilística, Agronegócio e Óleo e Gás, segundo o G1.
Enquanto a pandemia estiver acontecendo, vagas temporárias serão cada vez mais comuns. Recrutadores e pessoas que estão procurando emprego devem pesquisar para entender mais sobre essa contratação e suas vantagens.
Não se esqueça de procurar a melhor agência de trabalho temporário para cuidar do contrato. A Employer possui mais de 34 anos de experiência na área de recursos humanos e uma equipe extensa de profissionais especializados que podem te ajudar. Saiba mais clicando aqui.
Para mais conteúdo sobre Trabalho temporário e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.