Entenda melhor as 5 fases do eSocial

Entenda melhor as 5 fases do eSocial

Índice

Quem estava esperando que o prazo para implantação do eSocial fosse prorrogado se enganou. A nova obrigação legal já teve seu início neste mês de janeiro e será dividida em 5 fases para adaptação e uso da plataforma. Vamos entender neste artigo.

No dia 29 de novembro de 2017, o Comitê Gestor do eSocial fez um comunicado oficial, onde explica que o processo será feito em cinco fases, com obrigações e prazos distintos. Como já previsto anteriormente, a primeira fase é obrigatória para todas as empresas que tiveram faturamento superior a R$ 78 milhões, em 2016.

Cronograma de implantação do eSocial para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões

Fique atento aos prazos:

  • Fase 1: Janeiro/18 – informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas
  • Fase 2: Março/18: informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos
  • Fase 3: Maio/18: envio das folhas de pagamento
  • Fase 4: Julho/18: Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada
  • Fase 5: Janeiro/19: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador

Tira dúvidas para o eSocial:

 

É devido informar o aprendiz na RAIS?

 

O empregado afastado por auxílio-doença pode ser demitido no retorno?

 

INFOGRÁFICO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O eSOCIAL

 

Como agilizar a rotina do RH para a primeira fase do eSocial?

Não tem jeito: as empresas precisam adotar soluções de tecnologia para o RH. Isso porque, com o envio de informações em ambiente 100% online, será praticamente impossível gerar a folha e outros documentos trabalhistas de forma manual ou segmentada. Os arquivos que ficavam em servidores internos também precisam ser adaptados para atender às exigências do eSocial.

Soluções em tecnologia para implantar o eSocial

Há mais de 30 anos no mercado, a Employer trabalha com foco em prover soluções de tecnologia aplicada ao setor de RH. Os produtos estão preparados para a migração de dados para a plataforma do eSocial. Conheça algumas:

  • Pontofopag

A solução para batida de ponto online permite que o ponto seja registrado na empresa ou em outras localidades. O ponto é processado com mais agilidade e facilita que o RH faça o controle de frequência dos empregados. Os dados gerados são disponibilizados para os empregados por meio do Painel RH. A empresa tem acesso a tabelas e arquivos em outros formatos que facilitam o controle de horas extras e o fechamento da folha de pagamento.

  • Webfopag

Uma solução que funciona de forma integrada com o Pontofopag e também com outras ferramentas de batida de ponto. A Webfopag é um sistema 100% online para gestão da folha de pagamento e está preparada para atender ao eSocial.

Os códigos para cadastro de informações relacionadas aos contratos de trabalho estão parametrizados com as numerações do eSocial. Ou seja: o cadastro de novos empregados, a geração da folha e o envio das informações aos órgãos reguladores ficam centralizados em um único ambiente. A Webfopag funciona por meio da nuvem, dispensando a necessidade de aquisição de novos computadores ou servidores. Garante maior eficiência e assertividade na hora de gerar, guardar e enviar todos os dados relacionados aos trabalhadores.

Também contempla informações trabalhistas relacionadas a contribuições previdenciárias, obrigações trabalhistas e dados de segurança e saúde no trabalho. Vale lembrar que estes dados serão solicitados a partir da segunda fase de implantação do eSocial, no mês de março.

 

É obrigatória a realização de exame de retorno aos trabalhadores afastados?

Como está a sua adaptação ao eSocial? Aproveite o espaço de comentários para deixar suas dúvidas sobre esta primeira fase de implantação.

Posts Relacionados

Posts Recentes