Inovações em RH TI

Conectividade a favor do RH: Olhar digital

Employer RH
Escrito por Employer RH

A tecnologia está presente no seu dia a dia em vários momentos. E também transformou a rotina do RH na execução de tarefas burocráticas. Com a expansão deste cenário é possível ganhar mais tempo para trabalhar no desenvolvimento do capital humano da empresa. Veja algumas soluções que podem te ajudar.

O tempo do RH cheio de papéis e arquivos está ficando ultrapassado. O setor passou por uma grande transformação na última década, promovida principalmente pelas mudanças trazidas pela era digital. Os arquivos passaram a ser digitalizados, hospedados em nuvem, a troca de informações por e-mail e aplicativos de conversa ganhou espaço e trouxe mais agilidade para a área de gestão de pessoas.

É o tipo de mudança que não para. Todos os dias nascem novas soluções e a tecnologia fica cada vez mais voltada à experiência do usuário. A implantação oficial e obrigatória do eSocial fez com que o RH voltasse ainda mais o olhar para temas como digitalização e conectividade. A fase de adaptação pode até ser trabalhosa, mas em um futuro próximo muitos processos serão tão automáticos que os profissionais da área nem se lembrarão de como eram as tarefas antes da nova plataforma.

Insights para ser mais digital em 2018

Há mais de 30 anos, a Employer trabalha para desenvolver soluções que facilitam o dia a dia dos profissionais de RH. E tem acompanhado toda a evolução do universo digital para criar produtos que levam mais eficiência à área de gestão de pessoas. Com isso, gestores ganharam mais tempo para realizar aquela tarefa que jamais poderá ser substituída: desenvolver o capital humano dos negócios.

A seguir, confira algumas das soluções que têm impactado positivamente a gestão de RH.

Pontofopag

O livro-ponto e o cartão-ponto já não precisam mais ser assinados pelos empregados. E o RH também não precisa mais conferir, linha por linha, a assiduidade dos funcionários; nem lançar os dados em uma planilha no servidor da empresa.

O Pontofopag foi desenvolvido e otimizado ao longo dos anos para atender às necessidades de controle de ponto de diversos segmentos de empresas. Com ele, sua empresa processa as batidas do relógio ponto com mais eficiência, fazendo a gestão simplificada de faltas, afastamentos, férias, batidas irregulares e outras informações. A solução também conta com um aplicativo que permite a batida de ponto por geolocalização e pode ser feita via smartphone ou navegador web, desde que a Portaria 373 tenha sido homologada no sindicato. Quem tem trabalhadores em locais afastados, home office ou no campo sabe que este é um controle ainda mais importante.

Como ficam as horas em deslocamento

Para o RH, a solução leva muito mais do que segurança no registro de ponto. A solução integra-se a diversos sistemas de folha de pagamento. Todas as informações são vinculadas à folha e é possível gerar a remuneração do empregado já com o cálculo de faltas não justificadas ou de horas suplementares.

Webfopag

A Webfopag faz a gestão completa da folha, integra-se ao Pontofopag e vem facilitando muito o trabalho dos profissionais do RH e do Departamento Pessoal. O software desenvolvido pela Employer utiliza a tecnologia em nuvem da IBM, uma das maiores empresas deste ramo no mundo. Há também gestão de riscos, com sistemas de certificação e segurança bastante robustos, que garantem a confiabilidade dos dados registrados na Webfopag.

Além da otimização do tempo e de recursos, um dos pontos de destaque da Webfopag está na agilidade para tomada de decisões. Os dados são lançados e disponibilizados em tempo real. Com isso, gestores têm acesso ao custo de pessoal em qualquer dia, hora e lugar. É possível prever a lucratividade de uma safra ou linha produtiva com base nas informações geradas pela folha de pagamento online.

Painel do RH

Que tal acabar com o “troca-troca” de e-mails e criar um workflow entre todas as áreas relacionadas à gestão das equipes?

Por meio do Painel do RH, empregados, gestores e responsáveis pelo RH podem automatizar processos tradicionais. É o caso da entrega de atestados médicos, solicitação de férias e de 13º salário, comunicados de falta, entre outros. O empregado acessa o painel com login e senha próprios, faz a solicitação e acompanha o fluxo.

Outra grande vantagem desta solução é a disponibilização do holerite online, que fica acessível ao empregado sempre que ele precisar. Para o RH e para a gestão de negócios, há um ganho de recursos, principalmente pelo fato de dispensar a impressão de holerites. Também há diminuição de riscos de perda de documentos, pois todos ficam em ambiente online para consulta.

Veja como funciona o Painel do RH

Dicas para deixar o seu RH mais digital

Todas as soluções que você viu acima têm como objetivo levar mais eficiência à sua rotina. Mas você sabe o que é necessário para adotá-las? Veja a seguir algumas perguntas que podem ajudar a rever seus processos com foco em conectividade.

1. Faça uma avaliação dos riscos

O eSocial está aí. Quais são os riscos que a empresa corre para adaptar-se a este novo momento? Atrasos nas entregas? Pagamento de multas e juros? Como você pode reduzir estes riscos?

2. Faça uma análise de recursos

Esta tarefa pode ser realizada junto com a equipe financeira da empresa. Quais são os gastos regulares com impressões, materiais de escritório, emissão de guias? E quantas horas de trabalho são utilizadas para realizar processos que não são automatizados? Lembre-se que tempo também é dinheiro!

3. Pense a longo prazo

A realocação de recursos pode trazer resultados imediatos, mas os ganhos financeiros são percebidos de forma mais ampla a médio e longo prazo. Por isso, na hora de analisar recursos e avaliar as possibilidades, é importante pensar na saúde da empresa ao longo de, no mínimo, um ano.

Você está preparado para um momento mais digital no RH da sua empresa? Quais são seus maiores desafios? Sua equipe está capacitada para as transformações? Deixe suas dúvidas no espaço de comentários.

Cliente: veja como a digitalização do RH transformou a rotina da Hering Kids

 

Sobre o autor

Employer RH

Employer RH

Fundada em 1986, a Employer RH é reconhecida pela excelência na prestação de serviços de contratação, gestão, terceirização, administração de mão de obra temporária e de estágios.
É uma empresa de RH que desenvolve projetos de software e serviços online e na nuvem para este setor, como: folha de pagamento, benefícios ao trabalhador, ponto eletrônico, painel do RH, banco de currículos e gestão de cargos e salários.
A matriz localizada em Curitiba, conta com o apoio de mais de 30 filiais que atendem empresas de médio e grande porte de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This