Como liderar times à distância

Como liderar times à distância

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Como liderar times à distância

Regulamentado pela reforma trabalhista, o teletrabalho favorece a contratação de profissionais que moram em localidades distantes da empresa. Para os gestores, o desafio é liderar estas pessoas com foco em resultados.

Com a regulamentação oficial do teletrabalho de acordo com a Lei 13.467/2017, que entrou em vigor no dia 11 de novembro, gestores têm o desafio de gerir times à distância. Por outro lado, o teletrabalho também abre oportunidades significativas para os negócios. É possível contratar empregados dos mais diversos níveis para atuar na empresa, sem que haja a necessidade de realocá-lo em uma nova cidade.

Home office: mudanças da reforma trabalhista

A opção conta com dois pontos bastante positivos relacionados à gestão de empresas. O primeiro é a redução de custos. Contratar profissionais especializados para trabalhar na modalidade home office dispensa eventuais despesas com moradia, transporte e outros aspectos relacionados à contratação de profissionais vindos de outras cidades. O segundo ponto é que há muita tecnologia disponível para garantir o andamento de projetos e controlar a produtividade destes empregados, mesmo à distância.

Dicas para gerir times à distância

Práticas, rotinas e ferramentas de TI são suportes essenciais para que o gestor faça uma boa gestão dos empregados que trabalham na modalidade home office. Veja algumas a seguir.

  1. Crie uma rotina de trabalho

Quando pensar em rotina, não pense necessariamente em “horário para entrar e para sair”. O gestor deve enxergar a rotina como um conjunto maior de tarefas periódicas. Reuniões online às segundas-feiras, reuniões quinzenais de acompanhamento e um encontro presencial trimestral são alguns exemplos práticos desta rotina.

Você também pode combinar com as pessoas do seu time horários para as entregas de projetos ou para a atualização de uma planilha de atividades. Ao propor uma rotina de trabalho à distância, os empregados desenvolvem suas tarefas durante o dia (ou semana) sabendo que precisarão mostrar os resultados em uma determinada data. O hábito garante segurança ao gestor e permite que os trabalhadores consigam organizar suas próprias rotinas sem prejuízo nas entregas.

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  1. Faça acompanhamento individual

Um time é a soma de esforços de vários empregados. Na gestão à distância, a individualidade precisa ser tratada com o mesmo grau de importância do que em times que trabalham dentro da empresa. Esta é uma atividade que deve fazer parte do planejamento do gestor: criar um calendário de reuniões online com cada membro do time. Nestas reuniões, além de falar sobre projetos e dar feedbacks, é importante compartilhar informações sobre a empresa e os demais integrantes do grupo.

  1. Trabalhe com metas

Esta é uma das formas mais assertivas de garantir a produtividade e o desenvolvimento de profissionais que trabalham à distância. Quando você estipula metas semanais, quinzenais e mensais, os profissionais têm maior facilidade para compreender (e buscar) os objetivos de uma determinada tarefa. Para isso, um bom workflow certamente ajuda na gestão do time. Há diversas ferramentas disponíveis para gerir projetos. O mais importante é distribuir tarefas de forma igualitária, esclarecer o objetivo de cada processo e delegar responsabilidades.

É possível utilizar banco de horas em contratos à distância? Saiba mais sobre a legislação.

Vale ressaltar que um dos maiores desafios da gestão à distância está também na motivação dos empregados. Muitas vezes, a ausência de um ambiente físico de trabalho ou o contato reduzido com outros integrantes do time pode interferir na produtividade e ocasionar um certo grau de “descolamento”. É importante que o gestor trabalhe em sintonia com o RH para identificar os pontos fortes e fracos do time que trabalha em home office, assim como buscar ferramentas para integrar cada profissional ao negócio.

Você é um líder à distância? Que tal compartilhar algumas técnicas e ferramentas com outros gestores?

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