A Terceirização de Processos de Negócios nasceu em meados dos anos 90, mas foi a partir da década de 2000 que, aliado à transformação digital, tornou-se uma solução muito buscada pelas empresas. De acordo com pesquisas, a pandemia aumentou ainda mais a procura por BPO, chamando a atenção de empreendedores que desejam se adaptar a novos modelos de negócio e se destacar no mercado, tendo em vista sua crescente popularidade.
O tamanho do mercado global de terceirização atingiu US$ 92,5 bilhões em 2019 e deve crescer para US$ 405 bilhões até 2027. Atualmente, mais de um terço das pequenas empresas terceirizam um processo de negócios e 83% das pequenas empresas planejam aumentar a terceirização de processos de negócios em 2022.
Ainda assim, muitas empresas se questionam se deveriam ou não contratar um serviço de BPO, por isso nossos especialistas elaboraram uma lista de prós e contras. Confira!
Os prós de contratar um serviço de BPO;
Em vez de ter um time grande, você pode liberar aqueles colaboradores para focarem em atividades estratégicas enquanto uma equipe externa cuida das funções mais burocráticas, reorganizando departamentos e responsabilidades.
Com o BPO você reduz a demanda dos seus trabalhadores, permitindo que sua equipe terceirize atividades que ocupam tempo e energia, permitindo que os seus colaboradores se concentrem no que é mais importante.
Ao delegar funções repetitivas para o BPO, seus colaboradores ficarão mais disponíveis para serem produtivos, melhorando o bem-estar e o crescimento da sua empresa.
Após a reorganização de departamentos e responsabilidades, você aumentará a capacidade da sua empresa de maneira rápida e eficiente, dando mais atenção aos clientes ou a novos projetos.
A contratação e manutenção de colaborador pode ser um processo oneroso. Ao terceirizar, você reduz a necessidade de contratar novos membros, já que terá profissionais externos a disposição.
Uma equipe especializada de BPO pode entregar um trabalho de maior qualidade e menos erros processuais. Além disso, quanto mais focados em uma tarefa – e não divididos entre responsabilidades – as atividades são concluídas de forma mais produtiva e em um ritmo maior.
Os contras de contratar um serviço de BPO;
Ao terceirizar tarefas para um time externo, você perde certa medida de controle. Por isso, opte por parceiros de BPO que oferecem monitoramento! Dessa forma, qualquer sensação de perda de controle será diminuída pelo alívio de ter especialistas cuidando de cada detalhe.
Dependendo da região em que estará sua equipe de BPO, você precisará lidar com os fuso horários e os problemas de comunicação. As empresas de BPO já sabem dessas situações e a maioria está preparada para atender clientes com suporte 24 horas por dia.
É um fato que ao terceirizar você precisará dar acesso a dados confidenciais, o que gera preocupações. Por isso, ao pesquisar empresas de BPO, pergunte se eles possuem segurança cibernética e jurídica para minimizar qualquer risco de violação de dados.
É compreensível que na terceirização existem preocupações recorrentes quanto ao aumento dos custos de serviço, diminuição da qualidade a longo prazo e outros, por isso, se assegure de que a empresa escolhida é a melhor opção para cuidar daquela função. Faça perguntas, pesquisas e converse com clientes para ter a confiança de que você terá acesso ao melhor que o BPO pode oferecer!
Os principais países de terceirização de acordo com sua metodologia são:
- Índia – 7.07
- Vietnã 5,92
- China 6.31
- Filipinas 5,87
- Malásia 6.11
- Tailândia 5,86
- Indonésia 5,99
- Chile 5,76
- Brasil 5,93
- Colômbia 5,73
Como escolher um BPO?
Primeiramente, tenha em mente que existem necessidades específicas que apenas a sua empresa sabe, por isso, aliste qual é a sua necessidade, quanto é o seu orçamento disponível, preferência de localização e outras informações. Depois, você pode:
- Pesquise e entreviste várias empresas – assim como é realizada na contratação de profissionais, seja minucioso na pesquisa de uma empresa parceira de BPO;
- Procure avaliações e comentários de clientes e colaboradores para ter uma visualização ampla de como a empresa de BPO verdadeiramente trabalha;
- Defina metas e prazos, além de acordar uma maneira de monitorar a qualidade do trabalho;
- Realize uma auditoria de segurança para ter certeza de um BPO não ter acesso a dados confidenciais;
- Peça para sua equipe jurídica revisar os documentos e leis revelantes para você ter certeza de que aquela empresa de BPO está dentro da lei;
- Contrate um trabalhador para gerenciar os serviços da empresa de BPO, principalmente no início, até que você tenha segurança;
Dessa forma, você certamente encontrará um bom parceiro para terceirizar sua empresa! Saiba mais sobre BPO e terceirização no Blog da Employer, ou converse com nossos especialistas.