Uso de Inteligência Artificial nas rotinas de RH impacta os resultados empresariais
Especialista em tecnologia para RH afirma que o verdadeiro potencial da Inteligência Artificial reside em suas capacidades de análise preditiva e personalização da experiência do colaborador
As operações de Recursos Humanos (RH) estão sendo transformadas com a aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas rotinas de trabalho, alterando a forma como os profissionais gerenciam talentos e moldam experiências de funcionários. A aplicação estratégica da IA imprime aos setores de RH ainda mais eficiência e precisão.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Ticket com 300 profissionais do setor, a adoção da tecnologia é inevitável. 60% dos profissionais de RH já incorporaram ferramentas de IA no dia a dia de trabalho.
Ainda de acordo com o levantamento, 97% dos entrevistados acreditam que o uso da IA contribuirá positivamente para a profissão nos próximos três a cinco anos. Embora exista um otimismo em relação à aplicação da IA no cotidiano dos departamentos de Recursos Humanos, há, ainda, muitas oportunidades a serem exploradas.
Segundo a consultoria Gartner, as técnicas de IA podem ser utilizadas para solucionar uma ampla variedade de problemas de negócios e gerar retornos de investimento significativos. No entanto, o problema para a maioria das organizações é como usar a inteligência artificial para criar ou acelerar o crescimento do negócio digital.
Ainda segundo a consultoria, as principais oportunidades da inteligência artificial residem em sua capacidade de revelar melhores maneiras de agir por meio da análise probabilística avançada dos resultados, interagir diretamente com sistemas que atuam, permitindo a remoção de etapas de integração e cálculos com uso intenso de pessoas.
“De modo geral, os casos de uso se dividem em três categorias: automatizar e otimizar, gerar insight e criar interações mais humanas, por exemplo, chatbots e assistentes virtuais“, afirma a consultoria.
Marcelo de Abreu, Vice-Presidente da Employer RH e especialista em tecnologia para Recursos Humanos, acredita que o uso da tecnologia para os chatbots são apenas a ponta visível do iceberg, o verdadeiro potencial da Inteligência Artificial reside em suas capacidades de análise preditiva e personalização da experiência do colaborador. Abreu exemplifica essa visão ao destacar o uso de tecnologias como Chat GPT e Gemini (Inteligência do Google) para revolucionar as rotinas dos profissionais de RH.
Em sua recente obra “Guia Prático da Folha de Pagamento“, o especialista oferece aos leitores a oportunidade de explorar a IA generativa para realizar cálculos empresariais práticos. “Essa abordagem não apenas simplifica tarefas complexas, mas também capacita os profissionais a interagir diretamente com a tecnologia, personalizando resultados de acordo com suas necessidades específicas”, afirma.
Para ele, à medida que avançamos para uma era impulsionada pela IA, é importante lembrar que máquinas devem ser ferramentas a serviço dos seres humanos. “A verdadeira revolução acontece quando a inteligência artificial e os profissionais de RH se unem em uma aliança poderosa, capacitando-se mutuamente para alcançar novos patamares de excelência e eficácia”, finaliza.
Como IAs como o Chat GPT auxiliam as rotinas de RH
Além de facilitar as rotinas de folha de pagamento, a Inteligência Artificial e o Chat GPT podem ser aplicados em diferentes formas para auxiliar as rotinas dos profissionais de Recursos Humanos. Confira:
Recrutamento e Seleção: os algoritmos de Inteligência Artificial podem otimizar as etapas iniciais, fazendo uma pré-seleção dos candidatos por palavras-chaves, competências e habilidades. Com a triagem inicial dos currículos de forma automatizada, os profissionais de RH ficam concentrados nos candidatos que têm maior sinergia com as vagas abertas.
Análise Preditiva de Desempenho: com base em modelos estatísticos e algoritmos de Inteligência Artificial, a análise preditiva gera dados que contribuem para a avaliação de desempenho dos profissionais e promovem tomadas de decisão mais assertivas. A partir dos dados, o RH pode agir de forma proativa para promover a retenção de talentos e o desenvolvimento dos profissionais por meio de programas de treinamentos, workshop, mentorias, por exemplo.
Pesquisas de engajamento: o Chat GPT pode ser utilizado como uma ferramenta de aplicação de pesquisas de engajamento entre os colaboradores por meio de perguntas de forma interativa e personalizada. As perguntas podem ser customizadas e levantar informações sobre satisfação em relação ao trabalho, sugestões de melhorias, níveis de engajamento dos colaboradores.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.
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