O Employer Summit 2024 é um evento anual que reúne alguns dos melhores profissionais do mercado. Aqui, eles partilham experiências, discutem tendências e inovações, dão dicas e compartilham muito conhecimento.
Durante as palestras, lideradas por profissionais de destaque de grandes empresas do Brasil e do mundo, abordamos temas como tecnologia, leis trabalhistas, liderança e muitos outros assuntos essenciais a todo RH e DP. Um deles é o Talent Market Place, uma nova forma de gerir projetos e colaboradores.
Saiba mais sobre tudo que foi dito sobre o tema a seguir!
Como manter sua empresa preparada para crises, imprevistos e novos desafios?
Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas se viram em um momento de crise, onde a inovação e agilidade foram ferramentas-chave para conseguir lidar com os desafios. Esses mesmos aspectos são a base para o crescimento e sucesso das companhias atuais.
Uma das estratégias fortalecidas durante esse período, e que continua se destacando, é o Talent Market Place. O assunto foi tema do painel que contou com a participação de Danilo Macarini, Diretor de Processos da SeedCorp, e Marcio Frade, Business Partner de Recursos Humanos da Bayer.
Durante a conversa, liderada pelo vice-presidente da Employer, Marcelo de Abreu, aprendemos sobre como essa estratégia pode trazer praticidade, inovação e agilidade para os negócios.
Nas palavras do mediador, o Talent Market Place pode ser resumido como “o uso de pessoas que estão qualificadas para assumir outros projetos dentro da empresa, que não necessariamente façam parte do seu departamento ou responsabilidades”.
Essa é uma técnica moderna de gestão de pessoas, que não se prende à hierarquização e organogramas clássicos. Com ela, é possível não só obter auxílio de colaboradores de outras equipes para um projeto que precisa de suporte, mas também extrair todo o potencial dos talentos presentes na companhia. Algo que auxilia nos resultados, diminui os custos com novas contratações e ainda melhora o ambiente profissional.
Exemplo da Bayer
Sobre isso, Marcio Frade, que possui mais de 30 anos de experiência no setor e há 10 anos trabalha na filial dos Estados Unidos da Bayer, explica que o Talent Market Place está intrinsecamente ligado ao RH estratégico, leis trabalhistas, gestão de pessoas e tecnologia.
É uma forma de facilitar relações, ligando talentos a oportunidades, lhes dando a chance de demonstrar mais de suas capacidades enquanto solucionam necessidades da organização.
Citando sua própria experiência, Marcio explica que a Bayer utiliza uma plataforma de inteligência artificial que mapeia habilidades e conhecimentos de colaboradores espalhados por todo o mundo. Então, permite o “match perfeito” com projetos que podem se beneficiar com determinados talentos.
Assim, é possível encontrar os profissionais certos, já inseridos no ecossistema da empresa. Porém, isso não é algo possível apenas em grandes empresas.
Inovar é preciso, independentemente do tamanho da organização
Com cerca de 170 funcionários fixos, Danilo Macarani explica como o Talent Market Place é utilizado também na rotina da SeedCorp. Uma das bases da missão, visão e valores da companhia é, desde o seu surgimento, a cooperação, aspecto bastante utilizado para incluir essa estratégia inovadora na rotina da organização.
Com ele, a cultura organizacional valoriza o interesse constante por novos desafios, incentivando o aprendizado contínuo e o desejo por evolução. Também, um sistema de recomendações é utilizado, no qual os profissionais podem indicar colegas que podem ter os talentos ideais para determinados projetos.
Dessa forma, com proximidade, cooperação e busca por inovação, uma organização consegue potencializar seus talentos e garantir uma qualidade superior para cada um dos seus projetos. Com isso, demonstra a utilidade e importância do Talent Market Place, independentemente do tamanho da empresa.
Para saber mais sobre os pilares que servem ao Talent Market Place, e também a outros aspectos do negócio, confira nosso ebook “Como a tecnologia torna seu RH estratégico e inovador?”. Um conteúdo completo e gratuito que você pode ter acesso neste link!
Tempo vs Produtividade: os novos desafios da gestão de pessoas e das lideranças
Um dos principais aspectos do Talent Market Place é permitir que os colaboradores utilizem parte do tempo, ainda que apenas 20% ou 30%, para se dedicar a novos desafios e projetos. Algo que traz desconfianças a muitos líderes, pois se acostumaram a acreditar em um formato de trabalho onde as únicas prioridades de um colaborador devem ser aquelas pertinentes a sua função e departamento.
Sobre esse ponto, tanto Marcio Frade quanto Danilo Macarini destacam a importância de receber apoio e auxílio das lideranças, assim como ter essa estratégia integrada à cultura organizacional.
Nas palavras do Marcio: “a tecnologia é uma forma de facilitar o processo, mas a cultura é muito mais forte. Por isso, deve ser feito um trabalho visando esse ponto. Como você pode ter os líderes dessa organização engajados, conectados à missão maior da organização?”.
Os palestrantes também falaram sobre a importância da descentralização dos líderes, que não devem ter o controle absoluto sobre os liderados. Dar espaço aos colaboradores para se desenvolverem, aproveitarem oportunidades e buscarem novos conhecimentos é algo essencial para a gestão de pessoas do mercado atual. Além disso, também é uma grande aliada ao aumento da produtividade desses profissionais.
São estratégias que auxiliam no crescimento do engajamento e motivação dos colaboradores, um dos maiores desafios para as empresas modernas. Por isso, Marcio e Danilo frisam a importância de ter líderes alinhados ao Talent Market Place, que confiem em suas equipes e incentivem seus liderados a utilizar seu máximo potencial. Respeitando sempre, é claro, suas responsabilidades com suas próprias funções.
Sobre esse ponto, Danilo Macarini reforça a importância de os líderes compreenderem que os colaboradores não são pertencentes a eles, mas sim ao negócio.
Ou seja, é essencial compreender que seu controle não deve ser maior do que priorizar a missão, visão e valores da companhia.
Talent Market Place — Uma nova fase na gestão do trabalho — Replay
Neste painel tivemos a chance de explorar essa nova tendências da gestão de pessoas. Também, a importância dos líderes nas transformações dentro das empresas e de criar uma ponte entre os seus colaboradores e as oportunidades. Temas que auxiliam na melhora da qualidade e agilidade dos projetos.
Confira todos os detalhes desse painel, que aconteceu no dia 20 de setembro no Employer Summit 2024, acessando o replay! Assim, você se atualiza sobre esse tema tão importante e ainda recebe dicas incríveis de grandes nomes do mercado. Confira!