Nos últimos tempos, a inovação disruptiva passou a ser um diferencial no mundo dos negócios, pois através dela é possível gerar mudanças com base em tecnologias emergentes, novos modelos de negócio ou abordagens inovadoras para solucionar problemas reais.
Certamente o setor de RH também participa deste processo e tem a oportunidade de se reinventar, elevando a produtividade da organização e a satisfação dos colaboradores.
Tendo isso em vista, a Employer preparou esse artigo para esclarecer como a inovação disruptiva transforma o contexto empresarial. Assim como é um apoio eficiente para a gestão das equipes e a implementação de soluções tecnológicas inovadoras.
O que é e para que serve a inovação disruptiva?
De uma maneira simples, a inovação disruptiva é um termo usado para descrever uma inovação que cria um novo mercado ou modelo de negócio. Desse modo, gera uma transformação dos processos e modelos já existentes.
De fato, este conceito foi introduzido pelo professor de Harvard Clayton M. Christensen, em seu livro “O Dilema da Inovação”, publicado em 1997. De acordo com o autor, a disrupção consiste em uma descontinuidade de um produto ou serviço hegemônico, o que leva à transformação dos hábitos dos consumidores e do próprio mercado de consumo.
Sem dúvida, este tipo de inovação apresenta características distintas, que a diferencia de outras formas de inovações. Veja a seguir:
1º Criação de novos mercados ou segmento de consumidores, ou seja, mercados que não eram atendidos ou estavam atendidos de forma insatisfatória
2º Potencial de desestabilizar e transformar mercados e indústrias já existentes, podendo representar um desafio para as empresas líderes de cada setor
3º Implementação de novos modelos de negócios ou abordagens que diferem significativamente das práticas tradicionais do nicho de mercado
4º Uso de tecnologias emergentes, abordagens inovadoras ou soluções criativas para resolver problemas ou atender às necessidades dos consumidores
5º Geração de maior valor agregado para os consumidores, seja por meio de preços mais baixos, melhor qualidade, maior conveniência, funcionalidades adicionais, dentre outras
6º Busca compreender as necessidades e desejos dos clientes, de forma mais detalhada, visando criar soluções otimizadas para atender às suas demandas
Como ocorre a inovação disruptiva no setor de RH da empresa?
Ao adotar a inovação disruptiva, o setor de RH da empresa passa por grandes transformações, redefinindo processos e criando novas estratégias. De fato, o objetivo maior é elevar o desempenho do setor e melhorar a satisfação dos colaboradores.
Com isso, a empresa passa a ter resultados diferenciados, como maior engajamento dos colaboradores, alcance de metas traçadas, entre outras. Nesse sentido, das atividades do setor de RH, veja a seguir as que podem ser transformadas de forma disruptiva:
- Processo de recrutamento e seleção
- Educação corporativa
- Canais de comunicação corporativa
- Controle de processos e documentos
- Avaliação de processos
- Gestão de benefícios
Certamente, o intuito é produzir algo completamente novo, com maior eficiência e resultados mais assertivos. Visto que a empresa ganha com o aumento da produtividade interna, a otimização de processos da área e a redução da taxa de turnover.
Para transformar o setor de RH tradicional em um RH disruptivo, é essencial ter em vista os pilares de processo disruptivo em sua essência, que são:
1º Acessibilidade: implica na facilidade com que a nova solução será incorporada pelas pessoas, de modo a ser amplamente adotada
2º Conveniência: oferece uma solução nova para os problemas reais das pessoas, gerando satisfação e bem-estar
3º Simplicidade: elemento essencial para aceitação de qualquer inovação, o design tem o potencial de estimular ou restringir a mudança
Exemplos de tecnologias de inovação disruptiva usadas no setor de RH
Atualmente as tecnologias de inovação disruptiva estão transformando diversos setores, inclusive o RH, sendo as mais conhecidas:
1º Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (Machine Learning): automatizar processos, analisar grandes volumes de dados e apoiar na tomada de decisões, com grande aplicação nos processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.
2º People Analytics: análise de dados para identificar padrões, tendências e insights valiosos, auxiliando na prevenção de problemas, no aumento da retenção de talentos e na melhoria da satisfação dos colaboradores.
3º Plataformas de colaboração e comunicação: Slack, Microsoft Teams, Google Workspace, entre outros que facilitam a comunicação e a colaboração entre equipes, aumentando o nível de eficiência organizacional.
4º Chatbots e assistentes virtuais: suporte e informações aos colaboradores, agilizando processos e dando aos profissionais de RH a possibilidade de focar em estratégias.
5º Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR): treinamento e desenvolvimento de colaboradores, criando experiências imersivas e realistas, que ajudam a melhorar habilidades e competências de forma mais eficiente.
6º Ferramentas de gerenciamento de desempenho: soluções de gerenciamento de desempenho baseadas em nuvem, permitindo o monitoramento contínuo do desempenho.
Como o uso da inovação disruptiva ajuda para o HCM (Human Capital Management)
A inovação disruptiva quando voltada para a gestão de capital humano, ou seja, Human Capital Management (HCM), gera inúmeros benefícios e melhorias para a empresa. Assim, veja a seguir as principais vantagens que são obtidas:
1º Permite a melhoria na tomada de decisão com base na análise e interpretação de grandes volumes de dados, gerando decisões mais assertivas e melhorando a gestão do capital humano.
2º Facilita a identificação de candidatos qualificados de maneira mais precisa, reduzindo o tempo necessário para preencher vagas e melhorando o nível dos colaboradores selecionados.
3º Permite a criação de programas de treinamento personalizados e imersivos, facilitando o processo adotado para melhorar as habilidades e competências dos colaboradores, tendo em vista as necessidades individuais e da organização.
4º Facilita a identificação de padrões e tendências que podem levar à insatisfação e à rotatividade dos colaboradores, possibilitando que sejam tomadas as medidas proativas para melhorar a satisfação e aumentar a retenção de talentos.
5º Eleva o nível de eficiência do setor de RH ao reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e permite que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas.
6º Facilita a interação entre equipes e departamentos, promovendo um ambiente de trabalho mais integrado e eficiente.
7º Aumenta a segurança e a confiabilidade dos dados dos colaboradores, garantindo que as informações sejam precisas e atualizadas.
8º Facilita a adaptação às mudanças e desafios do mercado, garantindo que as práticas de gerenciamento de capital humano sejam ágeis e atualizadas.
Conheça as tecnologias oferecidas pela Employer
A partir da implementação das inovações disruptivas, a Employer oferece um amplo leque de soluções para atender as demandas de transformação do setor de RH, dos mais variados segmentos de mercado. Veja a seguir:
1º Webfopag
É a folha de pagamento online, com cálculo instantâneo, usando tecnologia mais avançada em nuvem, gerenciada pela Microsoft, otimizando o tempo dos profissionais do RH.
2º Pontofopag
É o ponto eletrônico que gera para a empresa informações precisas e em tempo real, com uso de inteligência artificial, capaz de melhorar a gestão de produtividade das equipes.
3º Holerite Online
É um sistema que faz a gestão dos holerites e assinatura digital, benefícios e ponto, permitindo uma comunicação mais eficiente entre o setor de RH e os colaboradores.
4º Banco de Currículos
Divulgação de vagas com acesso a milhares de currículos, tanto nas áreas operacionais quanto de apoio. Fácil contato com candidato através de whatsapp.
6º Cargos e Salários
Pesquisa salarial atualizada diariamente e consultoria especializada em cargos e remuneração no Salário BR.
Quer saber mais? Converse com um especialista Employer.