Em poucas palavras, a consistência pode ser classificada como estabelecer e manter um padrão para o produto ou serviço ofertado, como uma padronização em características que vão atrair a lealdade e fidelizar o consumidor. Mas ela também é muito útil dentro de uma empresa, para aumentar o vínculo com os colaboradores.
De acordo com a universidade de Michigan, novas pesquisas sugerem que funcionários preferem um líder consistentemente injusto a um chefe inconstante. “Nossas descobertas mostram essencialmente que os funcionários estão em melhor situação se seu chefe for um idiota consistente, em vez de ser um canhão solto que é justo às vezes e injusto em outras”, disse Fadel Matta, principal autor do estudo e pesquisador do Broad College da MSU. “Descobrimos que o tratamento inconsistente é muito mais estressante do que ser mal tratado o tempo todo”.
Por que sua empresa deveria considerar a consistência como uma estratégia?
Por que sua empresa deveria considerar a consistência como uma estratégia? A consistência faz muito sentido do ponto de vista fisiológico. Isso porque a incerteza traz uma sensação de perigo que nos causa ansiedade, assim, há um conforto na previsibilidade. Por exemplo, quando seu líder é sempre uma pessoa desagradável, não há o que esperar, mas se essa pessoa é instável, o cérebro humano tentará, a todo instante, adivinhar para se preparar, o que gera muito estresse e, há longo prazo, doenças como o burnout, que foi classificado como doença de trabalho.
Do ponto de vista dos negócios, existem ainda mais motivos para sua empresa considerar a consistência como uma estratégia. Considere o trajeto que torna alguém um cliente fixo de uma empresa. Ela conhece a marca, por algum motivo, e compra o produto após um prazo de análise e consideração. Se esse produto é de qualidade, ela vai tornar a procurar a empresa na próxima vez e se, em todas as vezes ela encontrar a mesma qualidade, cria-se uma relação de confiança, que diminui a probabilidade de buscar o produto ou serviço em outra empresa. Além disso, o cliente certamente indicará o produto aos amigos e conhecidos.
Como tornar sua empresa consistente?
Plano – A primeira estratégia para uma padronização de qualidade, é incluir metas e objetivos bem definidos. Ao elaborar seu plano, é interessante incluir propósitos específicos do nicho da sua empresa. A partir desse quadro, fica mais fácil acompanhar o bom desempenho do seu negócio, inclusive a longo prazo, analisando o que deu certo e o que não deu.
Ferramentas – Para executar o plano, é essencial escolher ferramentas e tecnologias adequadas para a execução em cada etapa do processo. Ademais, é importante que esse fatores estejam dentro do orçamento da empresa. Considere ferramentas que facilitarão a gestão de processos, prazos e entregas finais.
Investimento na equipe – De nada adianta tecnologia de ponta se os seus colaboradores não souberem utilizá-la. Por isso, constantes atualizações da equipe com treinamentos e palestras são fundamentais.
Comunicação – Além de desenvolver a equipe, é imprescindível estabelecer uma comunicação clara com esses colaboradores, para que eles saibam qual é o objetivo, valores e metas da organização. A padronização de serviços e produtos depende de uma comunicação efetiva.
Muitas empresas usam redes sociais corporativas para garantir conexão entre equipes e setores.
Consistência a longo prazo
Mudanças no mercado podem exigir que empresas precisem se adaptar às mudanças, e isso não afeta a consistência, na verdade, trata-se de um ponto crucial manter-se no mercado a longo prazo, mantendo qualidade e consistência na gestão.
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