Por que a tecnologia é o setor do futuro

Por que a tecnologia é o setor do futuro

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Se você é profissional de RH ou já procurou por alguma vaga, certamente se lembra de alguma ocasião onde levou o seu currículo físico para um processo seletivo, ou mesmo o recebeu. No dia da entrevista, provavelmente teve que preencher ou pedir informações em uma prancheta enquanto aguardava chamar ou ser chamado. E, no caso de uma admissão, precisava fazer xerox de documentos que levavam dias para serem organizados. 

 

É por causa desses processos manuais que o setor de Recursos Humanos é considerado um dos departamentos mais burocráticos de uma empresa, já que atividades como controle de jornada, processo de recrutamento e seleção, admissão e demissão são processos que envolviam planilhas e papéis.

 

Com o passar do tempo, no entanto, o RH passou por uma grande transformação digital. Por isso, neste post vamos falar sobre como a tecnologia transformou o RH e como você, líder ou gestor de RH, pode potencializar a sua gestão. Confira!

 

Qual é o papel da tecnologia no RH

 

Todas as profissões do futuro possuem uma coisa em comum: a tecnologia. Caracterizada como algo que nos permite fazer as coisas mais rápido e melhor, a tecnologia é a aplicação do conhecimento científico para fins práticos, especialmente na indústria. Ela afeta de maneira fundamental a sociedade, as leis, a economia, a política e o mercado profissional.

 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TI deve criar 420 mil novas vagas até 2024. Isso mostra o crescimento da tecnologia do mercado.

 

Ao permitir a automatização de processos, a tecnologia dá ao RH a possibilidade de focar em soluções estratégicas e inovadoras para responder questões operacionais, com maior organização, redução de erros e monitoramento qualificado. Isso faz com que a empresa mantenha a qualidade dos seus produtos ou serviços, a competitividade no mercado e o bem-estar dos colaboradores. 

 

Além disso, com o home office e o trabalho híbrido o uso das tecnologias se tornou ainda mais essencial na rotina dos colaboradores, seja na comunicação entre a equipe, nos resultados, no acompanhamento das metas ou na automatização dos processos, essas ferramentas também auxiliam na elaboração de ações que valorizam o time e aumentam o engajamento dos colaboradores. Mas, quais são as tecnologias existentes no mercado atualmente?

Tecnologias no RH

 

O principal motivo pelo qual a tecnologia só cresce é o avanço da Inteligência artificial (IA) no mercado. A IA é a capacidade que as máquinas têm de se aproximar do cérebro humano no quesito de raciocínio, utilizando um algoritmo que se baseia em utilizar informações para se manter em constante aprendizado. No RH ele se torna cada dia mais requerido devido às inúmeras facilidades que promove. Algumas das principais são:

Autoatendimento na admissão

A admissão é quase sempre um processo complicado que exige muita atenção e demanda tempo da equipe de RH. Tecnologias como o Lugarh promovem admissão online e ágil, diminuindo para poucos minutos um processo de semanas. A ferramenta permite que o próprio candidato realize o envio de documentos, os arquivos são organizados, validados por inteligência artificial e contam com assinatura digital. A automação permite que a equipe de RH realize a gestão de forma eficiente, rápida e com segurança jurídica. 

Tecnologia no onboarding

Uma das principais tecnologias é o autoatendimento no onboarding. Hoje, o processo de integração começa no dia em que o profissional é contratado e pode durar semanas. Ao automatizar, as empresas podem engajar os novos colaboradores e garantir uma experiência positiva desde a primeira interação. Uma integração eficaz é a primeira parte para o estabelecimento de uma cultura positiva na empresa, e simplificar o processo por meio da automação pode ajudar na retenção de talentos

Tecnologias de gestão

Distribuir, assinar e arquivar os holerites dos trabalhadores é uma rotina que sempre tomou tempo do departamento pessoal. Ferramentas como o Epays fornecem um canal de atendimento e comunicação simplificada entre os colaboradores, líderes e o RH. Permitindo a visualização e assinatura de documentos como contratos e holerites, marcação de ponto com integração automática na folha de pagamento, solicitar licença e atualizar dados pessoais. Os benefícios dessa automatização na gestão permitem que a equipe interna tenha mais tempo para se dedicar às ações estratégicas e reduzir custos operacionais. 

Folha de pagamento

Além disso, existem tecnologias na Folha de Pagamento, onde o processo pode ser visualizado de forma online, prática e rápida, com cálculos instantâneos e automáticos. Automatizar esse processo evita transtornos relacionados a emissão de forma mecânica, como erros nos cálculos e nas informações.

Ponto eletrônico

Ter um controle eficiente de entrada e saída dos colaboradores garante que a empresa cumpra com os requisitos previstos em lei e tenha um melhor controle de sua produtividade. A transformação digital veio para facilitar e otimizar os processos, e com o ponto eletrônico não é diferente. Ele permite diminuir os custos de manutenção de equipamentos e imprevistos decorrentes da parada dos mesmos, com cálculo correto de banco de horas e integração com a folha de pagamento. 

 

Entenda a gestão de Ponto eletrônico

 

O Pontofopag, da Employer, é um registrador online, que pode ser integrado à folha de pagamento e atende à Portaria 671/21 do MTP que substituiu as portarias 1.510/09 e 373/11. Uma das facilidades é a integração com relógios-ponto homologados, sem a necessidade de aquisição de novos equipamentos. Ele também possui um aplicativo desenvolvido para smartphones que permite a batida de ponto com geolocalização do colaborador.

 

Além disso, a cerca geográfica permite uma gestão em tempo real, tendo em vista que mostra a localização até o raio permitido para o registro do ponto daquele colaborador.

 

Arquivamento in cloud

O arquivamento em nuvem, ou in cloud, diminui a necessidade de papéis e documentos físicos, além de armazenar de uma maneira fácil de encontrar e que permite a pesquisa em qualquer lugar, dispensando espaços físicos. Traz mobilidade, sustentabilidade e otimização.

 

Gamificação 

Gamificação e testes são ótimos apontadores sobre o desempenho e os conhecimentos dos colaboradores, além de motivar e gerar engajamentos entre os times. Com a presença da tecnologia na rotina das empresas, usufruir de alternativas online torna tudo mais dinâmico, leve e despojado, gerando informações que ficarão armazenadas e que podem auxiliar o RH. 

Quais são os benefícios para implementação?

Investir na automação de processos pode trazer inúmeras vantagens à empresa, como: 

 

  • Otimização de custo;
  • Redução de trabalho manual e menos erros;
  • Melhor aproveitamento de tempo;
  • Automação de cálculo e integração de temas que permite mais agilidade para o setor;
  • Diminuição de tarefas repetitivas;
  • Mensuração de resultados.

 

Conclusão

 

Nesse post, vimos a importância da tecnologia e como ela pode ajudar o RH com automação de processos. Também trouxemos sugestões das tecnologias mais usadas no mercado atual e quais as suas principais vantagens. Confira outros posts sobre tecnologia e fique por dentro do futuro do RH.

 

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