Você, gestor do RH, provavelmente já ouviu falar na Netflix. O maior streaming de filmes é amplamente reconhecido pelo catálogo de filmes e séries que transformou a televisão. Mas você sabia que a Netflix também é conhecida pelo seu endomarketing e por reinventar o setor de Recursos Humanos?
Mas o que é endomarketing? E qual a diferença entre o endomarketing digital? Confira como melhorar o endomarketing da sua empresa.
O que é endomarketing?
O endomarketing existe com o intuito de promover a conexão ao colaborador, utilizando ferramentas de marketing e RH, para melhorar o clima organizacional interno e motivar os colaboradores, fortalecendo a visão, missão e os valores da empresa. O endomarketing serve para:
- Engajar os colaboradores
- Fortalecer a cultura organizacional
- Promover o alinhamento estratégico da empresa
- Reduzir o Turnover
- Promover a integração dos colaboradores
- Divulgar benefícios
- Reconhecer bem feitos e premiar colaboradores
O que é endomarketing digital?
Endomarketing Digital nada mais é do que a evolução do endomarketing, recorrendo às tecnologias mais recentes. Isso faz sentido porque, à medida que as empresas estão crescendo, a automação se torna cada vez mais importante. De acordo com o relatório Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial de outubro de 2020, 80% dos líderes empresariais indicaram que estão acelerando a automação de processos de trabalho.
Os líderes de RH estão adotando novas ferramentas para trazer mais agilidade no atendimento, reduzir custos operacionais e melhorar o desempenho das equipes. A Sierra Cedar HR Systems Survey 2018-2019 identificou que 78% dos entrevistados já usam inteligência artificial.
Quais podem ser algumas ferramentas úteis para o endomarketing digital?
Autoatendimento na admissão
A admissão é quase sempre um processo longo, que exige muita atenção e demanda tempo da equipe de RH. Quando não está bem estruturado, pode trazer uma imagem negativa ao novo colaborador. Tecnologias como o Lugarh promovem uma admissão online e ágil, diminuindo para poucos minutos um processo de semanas. A ferramenta permite que o próprio candidato contratado realize o envio de documentos, os arquivos são organizados, validados por inteligência artificial e contam com assinatura digital, sem contar com o display e design atraente que traz uma imagem positiva ao colaborador.
Tecnologia no onboarding
Uma grande tendência é a automação de processos administrativos no onboarding, para que o novo colaborador tenha tempo de qualidade em treinamentos e integração à equipe. Hoje, o processo de integração começa no dia em que o profissional é contratado e pode durar semanas, a imersão do colaborador é essencial para uma boa experiência na nova empresa. Ao automatizar, as empresas podem engajar os novos colaboradores e garantir uma experiência positiva desde o primeiro momento.
Uma integração eficaz é a primeira parte para o estabelecimento de uma cultura positiva da empresa, e simplificar o processo por meio da automação pode ajudar na retenção de talentos.
Tecnologias de gestão de RH e Folha de pagamento
Distribuir, assinar e arquivar os holerites dos trabalhadores é uma rotina que sempre tomou tempo do RH. Soluções como o Epays, fornecem um canal de autoatendimento e comunicação simplificada entre os colaboradores, líderes e o RH, permitindo a visualização e assinatura de documentos como contratos e holerites, marcação de ponto com integração automática na folha de pagamento, solicitar licença e atualizar dados pessoais, o que se torna muito positivo na empresa pela facilidade e dinamismo.
Os benefícios dessa automatização na gestão permitem que a equipe de RH tenha mais tempo para se dedicar às ações estratégicas e reduz custos operacionais, além de engajar os colaboradores que podem ter acessos a informações como as provenientes de sua folha de pagamento de forma simplificada.