Escuta ativa e empática é uma das formas de conduzir conversas difíceis no ambiente corporativo, diz especialista
Edvaldo Nunes participou da Employer Live, uma iniciativa gratuita e online promovida pela Employer Recursos Humanos, no último dia 21.
Não existe uma fórmula mágica para conduzir conversas difíceis no ambiente de trabalho, mas existem caminhos. A afirmação é do professor Edvaldo Nunes, reconhecido como especialista em palestras que destacam “atendimentos que encantam”, durante a edição de março do Employer Live, uma iniciativa gratuita e online promovida pela Employer Recursos Humanos, no último dia 21.
De acordo com Nunes, conversas difíceis são, por exemplo, um feedback negativo a respeito do desempenho de um funcionário, a discussão de uma possível demissão e a comunicação de mudanças no ambiente corporativo. “Às vezes, trata-se até de uma mudança legal, mas as pessoas resistem às mudanças. O cérebro humano está acostumado ao hábito e quando vem uma coisa nova, a mente bloqueia. Apresentar as mudanças é um momento desafiador, principalmente para a liderança”, ensina.
O especialista diz que a maior vantagem de aprender a conduzir conversas difíceis é conseguir a resolução do problema. “Outra grande vantagem diz respeito ao crescimento profissional de todos os envolvidos. Quando você se prepara para ter conversas difíceis, começa a aperfeiçoar a sua comunicação, as atitudes, empatia. Isso faz com que o profissional cresça, tornando-se melhor”.
Veja dicas do especialista para promover conversas difíceis no ambiente corporativo:
Prepare-se: o primeiro passo é se planejar, definindo um objetivo claro. Depois, é preciso listar os pontos principais da conversa para não esquecer pontos importantes dos temas que devem ser debatidos.
“Além disso, é preciso antecipar possíveis reações e os tipos de respostas que podem ser dadas para cada uma delas”.
Escolha o local e o momento adequado: marque uma reunião com a pessoa, agende antes. E escolha um local adequado como uma sala de reunião. Se não houver um espaço, considere outros lugares, ainda que fora da empresa, como um café ou restaurante.
Promova a escuta ativa e empática: isso significa ser um bom ouvinte, se tem dificuldade de ouvir, tem que exercitar, se policiar. É preciso demonstrar interesse genuíno na pessoa, portanto, promova perguntas para que a pessoa possa se expressar, ouça com atenção, sem interrupção.
Coloque-se no lugar da pessoa procurando entender a sua situação, os sentimentos, a situação envolvida.
Controle as emoções: reconheça as suas próprias emoções e se prepare para a conversa. Aprenda a respirar antes de dar uma resposta, não aja impulsivamente.
Empatia verdadeira: ou seja, se colocar no lugar do outro, abrindo mão dos seus pensamentos, do julgamento, tentando entender o ponto de vista do outro, validando aquilo que ele sente.
Feedbacks construtivos: durante a conversa, dê feedbacks específicos e construtivos. O tom da conversa deve ser de aconselhamento, de amizade, jamais em tom de crítica ou desabafo. “Evite generalizar, apresentando fatos ocorridos e solicitando a opinião da pessoa. Cuidado também com os julgamentos pessoais e esteja preparado para receber feedbacks”
Flexibilidade: seja adaptável. “Às vezes, entramos na reunião esperando uma coisa, e acontecem outras. É preciso estar aberto para novas perspectivas e soluções”.
A segunda edição do Employer Live aconteceu na última quinta-feira (21). O evento disponibiliza certificado, é online, gratuito e considerado uma oportunidade imperdível para aprimorar habilidades e conhecimentos. Para ter acesso ao Employer Live completo, basta ir ao Palco Virtual da Employer Recursos Humanos.
Sobre o evento
O evento Employer Live destaca-se como uma oportunidade imperdível para profissionais de Recursos Humanos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos. A programação abrange temas relevantes, proporcionando insights valiosos para a gestão eficaz e liderança inovadora no cenário atual.
Ao participar deste evento, o profissional terá a oportunidade de conferir conteúdos exclusivos, trocar experiências com colegas do setor e se manter atualizado sobre as últimas tendências, fortalecendo assim sua contribuição para o sucesso organizacional.
O evento é uma fonte de aprendizado e networking para os profissionais do setor que buscam se destacar em suas carreiras.
Para acompanhar todos os eventos, basta clicar no Calendário 2024.
Sobre a Employer Recursos Humanos
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