Como o metaverso vai transformar o RH?

Como o metaverso vai transformar o RH?

Índice

Ao longo da pandemia houve um significativo crescimento da transformação digital e um fortalecimento das conexões virtuais por meio de video-conferências e comunicação via mensagem instantânea. Entretanto, essas interações constantes acarretaram um cansaço virtual. 

Apesar disso, as vantagens de se continuar o trabalho a distância vão muito além da globalização no mercado, que permite aos empregadores montarem equipes com colaboradores de todos os lados do mundo, economizando recursos para investir em novos projetos e muitos outros benefícios. Nesse contexto, o metaverso se apresenta como uma solução incrível. 

Mas o que é o metaverso? E como ele pode ser útil? Nesse post, vamos entender como o metaverso vai transformar o mercado de trabalho e o RH.

O que é o metaverso?

O metaverso é, basicamente, a mudança na maneira de interação com a tecnologia, como uma versão mais interativa dos meios de redes sociais que conhecemos hoje. Composta por realidade virtual e realidade aumentada, o metaverso permite a combinação de aspectos dos mundos digital e físico.

 

Trata-se de uma plataforma de comunicação que simula a forma como interagimos no mundo físico, sem as limitações que reuniões por vídeo-chamadas têm. Na verdade, essa experiência imersiva  permite eventos, colaboração, treinamentos, educação e muito mais!

O que o metaverso tem a ver com o RH? 

Embora algumas empresas ainda não tenham adotado o trabalho remoto, muitas já estão aderindo espaços virtuais para reuniões, eventos e automatização de processos. Grandes corporações, como Microsoft, Google e Apple estão investindo em tecnologias voltadas para a colaboração no trabalho. Por exemplo, o Mesh da Microsoft utiliza realidade virtual para permitir que as equipes trabalhem na mesma sala, independente da localização geográfica de cada pessoa. 

Estima-se que a realidade virtual corporativa deve aumentar cerca para cerca de 4,26 bilhões de dólares até 2023!

Como o metaverso vai transformar o rh?

De acordo com um estudo, até 2026, 25% dos indivíduos passarão ao menos uma hora todos os dias no metaverso. A realidade virtual com certeza impactará os negócios em todos os âmbitos, tanto na maneira como as organizações interagem com os clientes quanto na maneira como operam internamente. Vamos entender três maneiras em que o metaverso vai transformar o RH. 

Metaverso no recrutamento e seleção. 

 

Muitas empresas já estão experimentando o metaverso para a contratação de talentos. A Samsung organizou uma feira de recrutamento virtual, e a Hyundai usou o metaverso para o onboarding de novos funcionários. Além disso, a PwC no Reino Unido criou o Virtual Park, uma plataforma no metaverso para entrevistar candidatos.  

 

Metaverso na integração. 

 

O metaverso permite a integração da equipe de uma maneira mais imersiva e profunda, tanto para o onboarding como para treinamentos e simulações em 3D. De acordo com pesquisas, uma experiência de treinamento com realidade visual permite um desempenho melhor em 70% das vezes!

 

Metaverso na estrutura de trabalho. 

 

Atento a essa tendência de mercado, o Facebook, que agora se chama Meta, criou salas de trabalho para equipes remotas. O Workroom é um espaço de reunião virtual onde os colaboradores podem trabalhar juntos de qualquer lugar, participar de reuniões e ficar em salas virtuais. Essa tecnologia permite que, com um teclado virtual, os integrantes possam esboçar ideias, trabalhar juntos e desfrutar de momentos que, até então, apenas o presencial permitia. 

Conclusão

O metaverso promove uma mudança completa sobre a forma como interagimos não só com a tecnologia, por meio da simulação e integração para o ambiente virtual, mas com toda a sociedade. 

Dentro do RH, ele poderá ser utilizado principalmente no recrutamento e seleção dos candidatos, na integração do time, por meio de onboarding e treinamentos, além de uma mudança completa na estrutura de trabalho!  

 

Gostou dessa notícia? Para ter acesso a outras matérias sobre o futuro do RH, confira o Blog da Employer.

Posts Relacionados

Posts Recentes