desenvolvimento de talentos

Como investir no desenvolvimento de talentos na empresa?

Índice

Investir no desenvolvimento de talentos é de suma importância, sobretudo no momento em que vivemos de grandes transformações. Por definição, talentos são aqueles colaboradores que carregam consigo as principais competências para ser um excelente profissional. Eles são fundamentais para o sucesso de uma empresa e costumam ser muito disputados. 

Então, se você deseja que ele continue fazendo parte da sua organização, é importante investir no desenvolvimento de talentos.

Pensando nisso, nós estamos aqui hoje para falar sobre o processo de desenvolvimento de talentos e como implementá-lo na sua empresa.

Para começar, é preciso ter em mente que retenção de talentos e desenvolvimento de talentos são duas coisas completamente diferentes.

Enquanto a retenção de talentos é uma iniciativa que procura fazer um colaborador permanecer mais tempo na empresa, o desenvolvimento de talentos é um conjunto de práticas voltadas exclusivamente para desenvolver os profissionais e assim ajudá-los a crescer dentro da empresa.

Mas como eu faço para desenvolver os talentos da minha organização?

1. Mantenha uma linha direta com seu colaborador

Quando um colaborador trabalha sem receber nenhum tipo de feedback, é como se estivesse trabalhando no escuro, sem ter ideia de para onde está indo.

Os feedbacks são essenciais para melhorar o desempenho de todos os profissionais, porque a partir deles você percebe os pontos que precisam ser melhorados e também o que já está bom.

2. Toda mentoria é bem-vinda!

O shadow learning, ou mentoria em português, é a aprendizagem supervisionada. Nessa prática, o talento vai ser acompanhado por um profissional mais experiente que ele na empresa e vai ser treinado no dia a dia, aprendendo determinada função.

Esse tipo de aprendizagem é ótimo para dar suporte aos talentos, para eles terem com quem tirar dúvidas, e uma pessoa próxima para ajudá-los a se desenvolverem.

3. Formação profissional é tudo

Outra forma de desenvolver talentos é o incentivar a continuar sempre se capacitando, conheça mais sobre o long life learning.

Graduações, MBAs, cursos avulsos e treinamentos são maneiras de aperfeiçoar o talento. Então, uma sugestão é oferecer descontos, benefícios, bolsas de estudo e gratificações para os colaboradores que desejarem se aprimorar. Assim, o colaborador traz novos conhecimentos para o negócio e ao mesmo tempo a empresa investe na carreira e nos objetivos individuais do seu talento.

4. As soft skills do seu colaborador dizem muito sobre ele

Um profissional completo não possui apenas competências técnicas, como também habilidades comportamentais, as soft skills, para garantir a qualidade do trabalho. Portanto, oferecer treinamentos de soft skills faz parte do desenvolvimento de talentos e pode atrair e reter os profissionais mais empenhados.

Hard x Soft Skill

Você sabe o que são powers skills?

5. Pense lá na frente! Tenha um planejamento de carreira em vista

O planejamento de carreira é uma forma de alinhar as expectativas do colaborador em relação ao seu trabalho na empresa com o que a organização espera dele. Isso faz com que o talento tenha em mente qual o caminho trilhar para se desenvolver na empresa. Já os gestores, podem ter uma visão mais estratégica sobre a execução de ações e projeção de resultados.

Deixar isso claro mostra que a empresa é transparente, se importa com o colaborador e está disposta a ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Contribui para um clima organizacional mais saudável, aumenta a satisfação e evita expectativas frustradas de ambos os lados.

Para finalizar, é importante lembrar que essas ações precisam estar sempre alinhadas entre o RH e sua liderança. Assim, ambos podem acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores durante o processo de forma humana e profissional.


Posts Relacionados

Posts Recentes