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O que são as Power Skills e como desenvolvê-las?

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A expressão Power Skills é traduzida como “habilidades de poder”, que corresponde às competências mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente. Isso porque cada vez mais as empresas estão buscando profissionais de alta performance.

O que significa que além das competências técnicas e comportamentais, é preciso ter algo a mais para oferecer para as empresas. Ou seja, é necessário conquistar um diferencial profissional no mercado de trabalho a partir do desenvolvimento das power skills.

Para entender o que são estas habilidades poderosas e suas principais características, os especialistas da Employer elaboraram esse artigo com uma explicação detalhada sobre elas. Além disso, esclarecemos como o setor de RH pode agir para ajudar o seu desenvolvimento na empresa. 

O que são Power Skills?

As power skills são as habilidades pessoais e interpessoais que complementam as habilidades técnicas de um profissional. Essas habilidades desempenham um papel essencial para o sucesso profissional e a eficácia no ambiente de trabalho.

Isso porque representam não apenas o conhecimento e domínio da área técnica, como também as habilidades comportamentais e de comunicação. Ou seja, como as pessoas se comunicam, resolvem problemas e se adaptam às mudanças em diversos ambientes. 

Estas habilidades correspondem a um conjunto de competências que se complementam, facilitando a formação de profissionais completos. São as habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Principais power skills mais valorizadas no mercado de trabalho

As power skills são identificadas nas seguintes competências, que são muito úteis para os profissionais de RH. 

Comunicação assertiva: é a capacidade de se expressar de maneira clara e eficiente, tanto verbalmente quanto por escrito, facilitando a compreensão da mensagem transmitida.

Trabalho em equipe: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compartilhando ideias e colaborando para o sucesso de qualquer projeto ou tarefa.

Resolução de problemas: é a capacidade de analisar situações, identificar problemas e encontrar soluções inovadoras. A proatividade é desejada em qualquer área da empresa.

Pensamento crítico: é a capacidade de analisar informações, avaliar a relevância e a precisão dos dados, tomando decisões consistentes e bem fundamentadas.

Adaptabilidade: é a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças e novas situações, que é essencial para processos de reestruturação organizacional.

Inteligência emocional: é a capacidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros, de exercer o autocontrole, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo. 

Liderança: é a capacidade de liderar, incentivar e influenciar os outros, que é essencial para o sucesso de uma equipe ou uma organização.

Gestão do tempo: é a capacidade de priorizar tarefas e definir metas, gerenciando o tempo de forma eficaz para elevar a produtividade e exercer a autogestão.

Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar dos outros, entender suas perspectivas e agir de acordo com essa compreensão.

Criatividade:  é a capacidade de pensar fora da caixa, que é fundamental para gerar ideias inovadoras e promover o crescimento de uma organização.

Existe diferença entre power, hard e soft skills?

Mesmo que as expressões “power skills“, “hard skills” e “soft skills” estejam relacionadas às habilidades de um profissional, existem diferenças entre elas que devem ser observadas, pois refletem o que o mercado de trabalho está buscando nos profissionais atualmente. 

Hard Skills

As hard skills devem ser entendidas como as habilidades técnicas e específicas, que são obtidas por meio de uma formação e podem ser comprovados por meio de certificados e provas de conhecimentos.  

Soft Skills

As soft skills devem ser compreendidas como as habilidades pessoais e interpessoais, ou seja, habilidades comportamentais. De fato, não são facilmente mensuráveis, mas  desempenham um papel essencial para o sucesso profissional e no ambiente de trabalho. 

Power Skills

Já as power skills representam a junção das hard skills com as soft skills. Ou seja, são as competências desenvolvidas no âmbito profissional e pessoal que contribuem para formar um indivíduo com atuação completa no mercado.

O que implica em que o profissional seja tecnicamente competente em sua profissão e ao mesmo tempo saiba se comunicar bem e se relacionar com a equipe, clientes e demais pessoas envolvidas no ambiente empresarial.

Qual a importância das power skills para um profissional se destacar no mercado de trabalho?

Com toda a certeza, a importância das power skills para um profissional se destacar no mercado está voltada para a junção das competências técnicas e comportamentais. 

Trata-se de um profissional de alta performance, que pode ser entendido como alguém que: 

  • Entrega mais do que o esperado
  • Busca aprender novas formas de fazer o seu trabalho
  • Assume responsabilidades
  • Supera os seus próprios limites
  • É engajado, gentil e atencioso 

Como o RH pode ajudar a desenvolver as Power skills? 

Apesar do desenvolvimento pessoal ser de responsabilidade do profissional, o setor de RH pode apoiar esse processo para desenvolver as power skills. Com o intuito de formar uma equipe de alta performance na empresa e elevar a produtividade organizacional. 

Para que isso seja possível, algumas práticas podem ser implementadas, tais como:

  • Realizar treinamentos corporativos e cursos de desenvolvimento pessoal
  • Desenvolver uma cultura organizacional voltada para o aperfeiçoamento constante
  • Estimular a participação dos colaboradores em palestras e workshops
  • Promover a capacitação em temas como comunicação e oratória e liderança
  • Propiciar processo de mentoring e coaching
  • Plano de carreira atrelado ao desenvolvimento de habilidades específicas
  • Aulas teóricas e experienciais
  • Uso de tecnologias para mensuração de habilidades e competências
  • Adoção de ferramentas digitais e-Learning

Entender o que são as power skills é o primeiro passo para mudar a perspectiva do setor de RH da empresa, com uma atitude proativa para desenvolver essas competências nos colaboradores da organização.

Afinal, é a junção das hard skills e soft skills que gera o diferencial oferecido pelas power skills, alavancando o sucesso profissional e contribuindo para o crescimento empresarial.

Para maiores informações, converse com nossos especialistas. 

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