Como dizer não a um pedido de aumento de salário?
O empregado pede um aumento de salário que não estava previsto em folha. Você sabe como agir em um momento tão delicado? Neste artigo a Employer traz seis dicas para dizer não e manter o colaborador motivado
Uma solicitação de férias antes do vencimento, um pedido de aumento que não estava nos planos do RH: estas são duas situações bastante comuns no dia a dia das grandes empresas. Os gestores da área precisam ter muito jogo de cintura para tratar cada caso com atenção sem prejudicar a produtividade do trabalhador. Isto porque uma recusa de aumento ou promoção, por exemplo, pode ser um fator desmotivador no trabalho.
Neste artigo a Employer te dá 6 dicas para lidar com estes pedidos e aprender a dizer não, caso seja necessário.
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Aprenda a ouvir
Antes de chegar até você é bem provável que o empregado tenha passado alguns dias preparando o discurso. Em alguns casos, o trabalhador pode até ter uma lista com alguns pontos que comprovam que este é um bom momento para ser promovido ou receber aumento salarial. Um exemplo prático: o empregado vai até você e apresenta os resultados do trabalho antes de solicitar a revisão da remuneração.
Seu papel neste momento é ouvir todas as considerações do empregado. Assim como ele gastou algum tempo para preparar estes argumentos, é fundamental que você também disponha de seu tempo para atendê-lo e ouvi-lo.
Não entre em conflito nem mostre-se desconfortável com a solicitação. Lembre-se que a sua função representa confiança e credibilidade junto ao empregado na gestão do contrato de trabalho. Um profissional de RH possui habilidades de intermediação – e saber a hora de ouvir é fundamental para que a conversa flua com tranquilidade.
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Não recuse imediatamente
Mesmo que você saiba que um aumento não é possível naquele momento, ou que a promoção prevista no plano de cargos e salários ainda esteja distante, não recuse a proposta imediatamente. Afinal esta não é uma decisão arbitrária: qualquer solicitação do empregado precisa ser discutida com o líder da área para, somente então, informar o trabalhador sobre a recusa do pedido.
O discurso ideal para este momento é explicar o processo ao empregado. Diga a ele que será preciso conversar com o líder da área para verificar o andamento do trabalho e validar os resultados. Fale sobre a política de cargos e salários, busque informações que possam agregar conteúdo à conversa: há quanto tempo ele está na empresa? Quando foi sua última promoção? Além disso, se ele está pedindo um aumento, também é preciso avaliar a folha de pagamento junto ao Departamento Pessoal e à área financeira.
Proponha um prazo para dar a resposta à solicitação do empregado e cumpra-o à risca. Se você se comprometer a retornar no dia seguinte, certifique-se de que terá tempo hábil para conversar com todos os envolvidos no processo.
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Avalie as possibilidades
O seu papel é garantir o desenvolvimento de pessoas dentro da empresa. Ainda que em um primeiro momento pareça impossível conceder um aumento salarial, que tal conversar com os superiores do empregado? Muitas vezes eles podem trazer outra visão ou solução para o assunto.
Esteja aberto a novas negociações. Se não for possível dar um aumento neste momento, avalie a possibilidade de conceder um incremento nos benefícios, como incluir vale-alimentação ou uma gratificação por produtividade. Confira o que diz a política interna da empresa e busque outras opções para o empregado.
Esta postura demonstra que a empresa está preocupada em oferecer soluções ou fazer uma contraproposta para o empregado, em vez de simplesmente negar o seu pedido.
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Seja claro na explicação
Chegou o momento difícil da negociação: a hora em que você precisa dizer ao empregado que não será possível atender à solicitação naquele momento. Evite clichês como “a empresa está em uma situação complicada” pois este também pode ser um elemento desmotivador e levar o empregado a procurar outra oportunidade de trabalho.
O ideal é ter em mãos indicadores e dados que endossem a impossibilidade de conceder um aumento naquele momento. Nesta hora é importante conhecer a fundo a política da empresa e também a legislação trabalhista para esclarecer possíveis dúvidas do empregado.
Não faça promessas impossíveis de cumprir. “Vamos te dar um aumento até o fim do ano”, por exemplo: só ofereça ao empregado os benefícios que a empresa realmente pode assumir em um curto prazo de tempo.
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Deixe as portas abertas para novas solicitações
A boa comunicação com o empregado é essencial para manter o bom ambiente do trabalho. Por isso, após informá-lo sobre a negativa do pedido, mantenha as portas do RH abertas para futuras conversas.
Uma boa alternativa para evitar o desgaste na relação com o empregado é propor uma nova conversa dentro de um prazo estipulado. Lembre-o de que será um tipo de “ganha-ganha”: você pode estipular metas dentro do período e acompanhá-las de perto. Desta forma o empregado sente que, apesar da negativa naquele momento, seu trabalho é valorizado.
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Tenha uma boa política de cargos e salários
Salários justos, de acordo com o mercado: esta é a premissa fundamental para estabelecer uma boa relação com os empregados. E também deve ajudar na negociação de aumentos de salário.
Definir cargos, funções, hierarquia, salários e benefícios contribui para organizar a carreira de cada empregado e promover seu desenvolvimento dentro da empresa. Utilize a solução Salário BR da Employer (www.salariobr.com.br) para consultar as médias salariais praticadas pelo mercado. São mais de 50 mil novas informações salariais atualizadas semanalmente. Lá também é possível ter acesso a descrição de cargos para facilitar a atualização do organograma da sua empresa. Apresentar sua política salarial também ajuda a explicar ao trabalhador quais são suas perspectivas dentro da empresa: mostre a ele os planos de carreira, os períodos em que poderá ser promovido e ter incremento em sua remuneração.
Se você ainda não tem um plano de cargos e salários bem definido na sua empresa, chegou a hora de pensar no assunto. Baixe agora mesmo o e-book “Passo a passo para construir uma política de Cargos e Salários” e comece a traçar suas estratégias. Aproveite e troque experiências com os colegas de RH no espaço de comentários.