O estresse no trabalho é hoje uma das maiores preocupações para as empresas que querem se manter competitivas no mercado. Afinal, ele é capaz de gerar e potencializar uma série de problemas físicos, emocionais e cognitivos que prejudicam o desempenho dos colaboradores. Além disso, pode aumentar o índice de afastamentos e turnover.
Então, para diminuir os riscos causados pelo estresse no trabalho, é preciso adotar uma série de ações. Entre elas, o cuidado com o bem-estar e saúde mental, uma cultura organizacional saudável, promoção de hábitos saudáveis, entre outros.
No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre cada um deles e por que é essencial serem adotados. Confira!
O que é o estresse no ambiente de trabalho?
Primeiro, o estresse por si só é uma resposta natural do organismo, e essencial para a sobrevivência humana. Ele envia um aviso ao corpo de situações de perigo ou desconforto, nos incutindo o instinto de fugir ou lutar. Entretanto, quando se torna duradouro e constante, ele passa a gerar graves problemas para o organismo.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil alcançou o posto de país com maior número de pessoas ansiosas. Da população brasileira, cerca de 9,3% já sentiu sintomas da síndrome, um sinal perigoso, especialmente por ela muitas vezes se relacionar com outros problemas de saúde mental, como a depressão.
Além disso, outro dado preocupante é informado no relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, no qual é dito que 67% dos trabalhadores brasileiros são influenciados pelo estresse em ambientes profissionais de forma bastante negativa. Dado que supera a média global, de 65%.
Sobre isso, podemos destacar que 57% dos profissionais sentem que seus superiores não possuem o preparo necessário para abordar questões de saúde mental sem julgamentos.
Situações como essas potencializam problemas de saúde, levando a um aumento expressivo no adoecimento de profissionais. Comprovando isso, temos um estudo feito pelo Valor Econômico informando que de 2022 para 2023 houve um aumento de 38% nos afastamentos causados por saúde mental, indo de 209.124 benefícios para 288.865.
Ou seja, o estresse não é apenas uma questão pessoal dos colaboradores. É também uma preocupação para as empresas, especialmente para os setores de RH, que devem buscar formas de diminuir os impactos dele na rotina profissional.
Quais os sintomas de estresse no trabalho?
Algo importante a ser destacado é que os sintomas do estresse são variados, inclusive afetando o emocional e cognição dos colaboradores. Por isso, existem casos em que as consequências do estresse no trabalho são confundidas com má conduta do profissional. Esse entendimento errôneo pode fazer com que os líderes e RH não tomem as medidas necessárias.
Para evitar isso, conheça os principais sintomas:
Cognitivos
- Preocupação excessiva;
- Problemas de memória;
- Pessimismo;
- Dificuldade de se concentrar;
- Inquietação.
Físicos
- Tonturas;
- Dor de cabeça;
- Mudanças no sistema gastrointestinal;
- Gastrite;
- Dores no peito;
- Dores musculares;
- Cansaço excessivo;
- Queda da imunidade;
- Náuseas.
Emocionais
- Ansiedade;
- Sensação de sobrecarga;
- Infelicidade;
- Mudanças de humor;
- Isolamento social;
- Dificuldade para relaxar;
- Irritabilidade.
Note que alguns desses sintomas também podem aparecer em outros problemas de saúde mental, como a depressão e o burnout. Afinal, o estresse também pode potencializar as chances do colaborador desenvolver esses problemas, sendo extremamente perigoso para o seu bem-estar.
Quais são as causas do estresse no trabalho?
Antigamente, muitos hábitos tidos como comuns na jornada de trabalho são hoje comprovadamente negativos para os resultados do negócio. Por exemplo, lideranças autoritárias e culturas organizacionais pautadas em resultados e horas extras. Itens que acabam potencializando o estresse no trabalho e prejudicando o bem-estar dos colaboradores.
Conhecer as causas é o primeiro passo para saber como evitar as consequências. Afinal, com eles é possível traçar estratégias e ações que evitem o surgimento desses problemas.
Por isso, conheça as principais motivações do estresse no ambiente profissional:
- Jornadas de trabalho exaustivas e repletas de horas extras;
- Ambiente excessivamente focado em resultados e competitivo;
- Falta de pausas durante a rotina e hábito de trabalhar mesmo no horário de almoço;
- Pressão excessiva e prazos apertados ou impossíveis;
- Relacionamentos ruins com colegas e superiores;
- Falta de reconhecimento e estagnação na carreira;
- Lideranças autoritárias e que não prezam pela empatia;
- Falta de comunicação clara e feedbacks;
- Medo de ser demitido;
- Sobrecarga causada pela demissão de colegas que não são substituídos.
Formas de reduzir o estresse no ambiente profissional
Então, para conseguir reduzir os índices de estresse no trabalho é essencial que as lideranças tenham um bom preparo e treinamento. Algo que o RH pode auxiliar, além de ajudar a traçar estratégias importantes como as que iremos explorar a seguir.
Estimular pausas e horários de intervalo de qualidade
O descanso é uma parte essencial da rotina de um profissional de alta performance. Trabalhar de forma ininterrupta, inclusive levando trabalho para casa ou dando atenção para tarefas durante o horário de almoço, causa exaustão e diminui o rendimento do profissional.
Por isso, é importante que a empresa impeça que os colaboradores trabalhem além do horário estipulado! Também, podem criar momentos de descontração e pausas durante o expediente. Uma boa dica é ter espaços de descompressão onde é proibido trabalhar ou realizar reuniões, e adicionar jogos ou espaços para descanso.
Valorizar e incentivar os colaboradores
A falta de valorização, perspectiva e desenvolvimento são alguns dos itens que acabam potencializando o estresse no trabalho. Portanto, para impedir isso é essencial ter uma cultura organizacional que valoriza e investe no reconhecimento, enaltecendo os acertos e auxiliando os profissionais em momentos de erros.
Ajudar seus colaboradores a se desenvolverem é uma forma de fazer ambos. Por meio de um plano de carreira, feedbacks constantes, palestras, treinamentos, workshops e muitos outros meios é possível investir nesse fator. Algo que traz maior satisfação para os colaboradores e bons resultados para a companhia.
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Oferecer um ambiente profissional mais flexível
Passar horas em transporte público, não conseguir realizar tarefas essenciais para a vida pessoal devido ao expediente de trabalho, se sentir pressionado a seguir horários que o deixe longe da família por longos períodos. Esses são alguns dos cenários que acabam potencializando o estresse no trabalho, e podem ser evitados com uma rotina mais flexível.
Assim, modelos de trabalho como o home office e híbrido, horários flexíveis e oportunidade para conseguir estar presente em momentos importantes ou ir a compromissos como consultas médicas é algo capaz de aumentar a felicidade, bem-estar e qualidade de vida dos profissionais. Também, ações que podem trazer maior produtividade, engajamento e motivação para as empresas, potencializando seus resultados.
Incentivar a atividade física
O cuidado com o corpo é fundamental para a saúde da mente. Atividades físicas ajudam a diminuir o estresse, equilibrar a saúde mental e garantir mais motivação e energia para a rotina profissional. Uma forma de garantir isso é instalando aparelhos que ajudem a motivar esse movimento dentro da empresa, ou então fazendo convênios com uma academia próxima que facilite essa busca por parte dos colaboradores.
Proporcionar um ambiente de trabalho agradável
Um ambiente de trabalho bagunçado, barulhento ou não preparado para as atividades dos profissionais é uma receita perfeita para o estresse contínuo. Para evitar isso, é importante que a empresa crie um local confortável e agradável, desde a decoração até as ferramentas essenciais para as tarefas dos colaboradores.
Oferecer benefícios como auxílio terapia
Os benefícios corporativos são uma ótima forma de incentivar o autocuidado, principalmente aqueles que ajudam a controlar e diminuir o estresse no trabalho. Um dos principais para isso é o auxílio terapia, um cuidado essencial para a saúde mental que vai ajudar sua equipe a encontrar um equilíbrio maior para a vida profissional.
Essas foram algumas das dicas para reduzir o estresse no trabalho! São estratégias e ações que podem ser desenvolvidas pelo RH e pelas lideranças para ajudar os profissionais a ter um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e com isso se tornarem ainda melhores no expediente dentro do negócio.
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