Employee Value Proposition

Você sabe o que é EVP e como criá-lo dentro da sua empresa?

Índice

Oferecer um ambiente de trabalho acolhedor, que propicie aos colaboradores a possibilidade de se desenvolver, fazendo com que cresçam e abracem suas metas e objetivos é muito importante para a produtividade das equipes, o que impacta diretamente nos resultados das empresas. 

Ser referência quando o assunto é se diferenciar dos demais, atrair e reter talentos é resultado de metas e processos consistentes. Veja como!

Para definir a proposta de valor da sua empresa é preciso ter em mente algumas perguntas:

– Qual diferencial a minha empresa apresenta?
– O que espero dos meus colaboradores?
– Como quero ser reconhecida no mercado e por possíveis candidatos?

Tendo isso em mente, o próximo passo é traçar o seu EVP, também chamado de Employee Value Proposition (Proposta de Valor do Colaborador)

O que é EVP

EVP diz respeito a tudo aquilo que a empresa proporciona aos seus colaboradores como resultado de suas horas de dedicação e todo trabalho realizado. E quando falamos de retorno, não é apenas financeiro, existe uma série de fatores atrelados a um conjunto de boas práticas que tornam a empresa mais atrativa para quem faz parte dela.

Pensando nisso, é fundamental que o RH e as lideranças trabalhem em conjunto para estabelecer estratégias que funcionem quando o assunto é valorizar suas equipes e ser uma empresa que chame atenção de novos talentos.

Para essa jornada ser um pouco mais fácil, separamos alguns dos pilares fundamentais para construir a Proposta de Valor dos Colaboradores na sua empresa e, assim, melhorar a experiência dos seus atuais e futuros talentos!

Valorização

Valorize quem sempre dá o máximo pela empresa e equipe! Uma remuneração justa entra neste pilar que também pode incluir o pacote de benefícios e bonificações.

– As recompensas apresentadas pela empresa devem estar alinhadas com aquelas oferecidas pelo mercado

– Os benefícios devem ser, de fato, capazes de beneficiar seus colaboradores

Lembrando que o EVP está longe de ser apenas dinheiro, que é uma questão básica quando falamos daquilo que uma organização oferece a seus profissionais.

Saiba mais sobre salário emocional.

Oportunidade de Crescimento

A remuneração não é o único fator que influencia a vontade dos profissionais demonstrarem interesse em trabalhar em determinada empresa.

Um dos pontos de destaque são as oportunidades relativas à carreira. É bom ressaltar que nem todos chegam com um plano inteiramente traçado e mudanças ocorrem naturalmente conforme o crescimento na organização.

Independentemente disso, o importante é que a empresa tenha um plano de carreira que indique a oportunidade de crescimento.

Trabalho e Clareza

Para conseguir pensar em oportunidades, uma empresa deve ter bem estruturado o pilar do trabalho no EVP. Isso significa deixar claro o que se espera de cada colaborador com base na definição de atribuições de cada função.

É preciso entender qual formação profissional atende a cada demanda, além de pesquisar como o mercado emprega trabalhadores de cada área. E, claro, há sempre espaço para inovação e para encontrar formas de melhor aproveitar o potencial dos seus profissionais. Contudo, é preciso estabelecer atribuições condizentes com a realidade.

Pessoas

Já que estamos falando de pessoas, nada mais justo que um dos pilares do EVP seja justamente o bem-estar delas, não é? Um dos fatores que determina esse bem-estar é a qualidade dos relacionamentos formados no ambiente da empresa. 

Assim, o Employee Value Proposition envolve clima e cultura organizacional que sejam favoráveis às interações positivas. A ideia é que os colaboradores se sintam à vontade para comunicar suas ideias a suas dores, sem se sentirem constrangidos pelos seus superiores.

Organização

Por fim, a organização tem a ver com a forma com que a empresa se posiciona perante o mercado considerando suas ações no dia a dia e esse posicionamento diz muito sobre o seu perfil. É como se revelasse o caráter ou a índole da empresa.

Como aplico isso na minha empresa?

Para construir o EVP da sua empresa, você deve se perguntar “Quais argumentos minha empresa tem para convencer um potencial candidato a se aplicar a uma vaga?” ou “O que motiva os atuais profissionais a se levantarem e irem trabalhar todos os dias?”

Esse não é um exercício de adivinhação ou suposição. Para descobrir as forças e fraquezas da sua empresa você deve fazer um mix de ações com o público interno e externo, como:

● Entrevista com colaboradores sobre o ambiente de trabalho


  • Focus group para saber a percepção sobre sua marca. Quais associações as pessoas fazem com a sua empresa? Do que elas lembram ao ouvirem falar sobre a organização? Qual imagem têm dela?

  • Pesquisa com candidatos que rejeitaram sua oferta de emprego. Eles podem dar insights valiosos de melhorias para a sua empresa

  • Monitoramento da organização em sites de avaliação de empregador. Os comentários são bons indicadores da reputação, forças e fraquezas do negócio


Ao coletar um bom número de respostas, você terá uma noção mais próxima do que é o EVP da sua companhia.

E agora, já sabe como dar os primeiros passos? Então não se esqueça de compartilhar esse material com quem quer fazer a diferença no mercado! 

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