Dados da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ASSERTEM) mostram alta de 17% nas contratações de temporários no primeiro trimestre de 2018.
As recentes mudanças na legislação trabalhista brasileira começam a mostrar os impactos positivos na economia e na empregabilidade no país. Prova disso são os números divulgados pela ASSERTEM – Associação Brasileira de Trabalho Temporário – no mês passado. Houve alta de 17,4% na contratação de temporários nos primeiros três meses de 2018. A comparação é feita com base no mesmo período em 2017. Foram criadas 281.204 novas vagas de trabalho temporário no Brasil – o melhor resultado desde 2015.
Após um longo período de instabilidade econômica, com altos índices de desemprego, o trabalho temporário ganhou maior atenção das empresas em 2017, com a modernização da Lei 6.019/74. Um ponto de destaque em relação ao trabalho temporário foi a ampliação do prazo de contratos, que passou para 180 dias. Outro fator de importância é que a hipótese legal foi alterada de acréscimo extraordinário de serviços para demanda complementar de serviços, oriunda de fatores imprevisíveis ou, quando decorrente de fatores previsíveis tenha natureza intermitente, periódica ou sazonal. Esta clareza na redação afasta interpretações equivocadas do texto da lei e amplia possibilidades de contratação de trabalho temporário.
Os dados divulgados pela ASSERTEM indicam a geração de 3.214 vagas de temporários por dia no Brasil. Além de aquecer o mercado de trabalho, o número também representa a retomada de produção em vários setores da economia, como o industrial. O segmento encontra no trabalho temporário uma importante alternativa para atender demandas transitórias dos negócios. É a única modalidade de contratação com prazo flexível, segundo a ASSERTEM: as empresas ganham em competitividade e os trabalhadores têm mais oportunidades para trabalhar e garantir renda.
Muitas vezes, o trabalho temporário é também a oportunidade para o trabalhador tornar-se um empregado permanente na empresa.
Para Marcos Aurélio de Abreu, vice-presidente da ASSERTEM, “os números positivos podem perdurar pelos próximos meses e marcar 2018 como um bom ano para o mercado de trabalho temporário.”
Sobre a Employer
Empresa de trabalho temporário credenciada junto ao Governo Federal. Realiza a intermediação de trabalhadores temporários para os mais diversos segmentos, com atuação em todo o Brasil. Saiba mais: www.employer.com.br
Para mais notícias sobre Trabalho temporário e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.