Sul de Minas Gerais registrou 9.734 admissões no mês de dezembro, segundo Caged
Em todo o país, foram registradas 81.412 contratações temporárias no período; 1.877 em Minas Gerais
O mercado de trabalho na região Sul de Minas registrou 9.734 admissões em dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). De acordo com o levantamento, durante esse período, foram 12.651 desligamentos.
O levantamento revela que 5.234 homens e 4.500 mulheres foram contratados no período analisado. Entre os novos contratados, 67,63% possuíam ensino médio completo e a faixa etária com maior participação nas contratações foi a de 30 a 39 anos, representando 24,74% dos admitidos.
O setor de comércio foi o que mais gerou oportunidades no período, com 3.498 admissões, o equivalente a 35,94% do total. O desempenho reflete o impacto das contratações sazonais de fim de ano, comuns no segmento.
Entre as cidades que mais contrataram, Pouso Alegre liderou com 2.234 admissões, seguida por Poços de Caldas, com 1.702, e Varginha, com 1.618. Essas cidades também lideraram no número de desligamentos: Pouso Alegre teve 2.765 demissões, enquanto Varginha e Poços de Caldas registraram, respectivamente, 2.121 e 2.026 desligamentos.
Trabalho Temporário registra crescimento em 2024
Segundo os dados do CAGED, apenas no mês de dezembro foram registradas 81.412 contratações temporárias em todo o Brasil. O setor de serviços foi o grande destaque, sendo responsável por 80.673 admissões, principalmente nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
Em Minas Gerais, dezembro registrou 1.877 contratações temporárias. “Os dados mostram que o modelo segue como uma alternativa estratégica para empresas que precisam reforçar suas equipes sem comprometer sua estrutura permanente. O trabalho temporário continua a se consolidar como uma ferramenta essencial para o dinamismo do mercado de trabalho brasileiro, garantindo flexibilidade para empresas e oportunidades para trabalhadores em busca de recolocação ou experiência profissional”, explica Leonardo Bonafé, gerente da Employer Recursos Humanos em Itajubá.
De janeiro a dezembro de 2024, foram registrados um total de 2,4 milhões de contratos firmados na modalidade, de acordo com a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário). Esse número representa um crescimento de 7,13% em relação a 2023, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por inflação elevada, juros altos e a volatilidade do dólar.
Municípios
Os municípios da região do Sul de Minas Gerais incluem Alfenas, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Varginha.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Como entrar em contato com a regional
A Employer Recursos Humanos em Itajubá está localizada na Rua João Faria Sobrinho 21, Bairro Varginha – Itajubá/MG – 37501-080. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site https://employer.com.br/itajuba/ ou podem ser obtidas pelo telefone (35) 3621 – 2429 .
Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Empregos, BNE – http://webforms.bne.com.br/trabalhe-conosco/employer-itajuba .
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.
Ascom – Employer Recursos Humanos
WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Val1N0r3AzNSEN3I9j3C
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@employer.com.br