Seja o líder que as pessoas desejarão seguir

Seja o líder que as pessoas desejarão seguir

Índice

Por Marcelo de Abreu

Se eu pudesse definir o bom trabalho de um líder, diria que ele alcançou o sucesso quando outra pessoa olha para ele e pensa: “quero seguir os seus passos.” Aí, meus amigos, quando você se torna um ser inspirador… esse é o verdadeiro “zerar a vida”. E pense na satisfação que isso dá!

Agora eu te pergunto, você se espelha em alguém? Gostaria de seguir os passos de alguém? E mais: gostaria que alguém seguisse os seus passos?

Bom, não é segredo algum que eu acredito que uma boa liderança é aquela que desperta o melhor nos colaboradores. Por isso, o assunto que quero abordar na news de hoje é a “liderança transformacional”. Uma teoria que envolve o líder e os colaboradores em prol de uma mudança necessária. Ou seja, trabalho em equipe, coletivo e unidos para o bem maior.

A liderança transformacional defende a ideia do pensar juntos, e que o gestor deve conseguir inspirar sua equipe de tal forma para extrair o melhor de cada um. Já falei isso em outro artigo, e afirmo, o líder precisa ser exemplopois assim, as pessoas se sentem estimuladas a darem o seu melhor, para então gerar resultados incríveis! E é isso que nós queremos, não é mesmo? Uma equipe com autonomia suficiente para criar, inovar e se destacar.

Esse tipo de liderança incentiva a criatividade e o desenvolvimento intelectual, pois visa a autonomia e a responsabilidade compartilhada com o time de colaboradores. Outra característica forte da liderança transformacional é que os líderes possuem plena visão de onde querem chegar e são claros ao descreverem ações para que os objetivos sejam concluídos. É aqui que entra a motivação: pois se o líder sabe o que quer, e faz com paixão, desperta em sua equipe a mesma vontade e propósito. Isso é o que torna o seu trabalho diferente!

Orientação individualizada é outro ponto de destaque desse tipo de liderança. Reflita comigo: a vitória é tão nossa quanto os erros e ninguém é igual! Ou seja, o líder comemora o esforço de sua equipe, mas também auxilia com as necessidades de cada um, considerando a individualidade, vontades e dificuldades que cada colaborador tem!

E por fim, destaco o exemplo. Como dito logo no início deste texto (e em tantos outros), na liderança transformacional o líder pratica o que diz e cria uma conexão com a sua equipe, sendo a pessoa que inspira outras pessoas! E aí, é isso que você quer para a sua gestão?

Confira algumas vantagens de seguir uma liderança transformacional:

  • Promove o equilíbrio entre curto e longo prazo
  • Aumenta a capacidade de motivação e adaptação
  • Aumenta a vontade de alcançar os objetivos
  • Desenvolve novos líderes (de novo o exemplo, a motivação e a inspiração)

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e se animado para seguir um caminho de muito aprendizado! Por fim, quero te provocar: qual o primeiro nome vem a sua cabeça quando a pergunta é: quem te inspira profissionalmente? 

Posts Relacionados

Posts Recentes