RH TEC – Entenda como aumentar os resultados do seu RH
A tecnologia tem um papel de destaque cada vez maior nas empresas, transformando e automatizando processos em diferentes setores. No RH, por exemplo, o uso da inteligência artificial proporciona às equipes procedimentos mais eficientes, liberando-os de tarefas repetitivas para que possam se concentrar em atividades estratégicas e em outros desafios. Segundo o relatório técnico de RH da Statista, 64% das empresas pesquisadas em 2020 usavam soluções móveis de RH, em comparação com os 14%, seis anos antes.
Em 2021, uma pesquisa da FGV indicou que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone). Além disso, nas empresas, os principais projetos de TI estão relacionados à Inteligência Analítica (Analytics) e as novidades nos ERP (migração, implementação e integração). Nas empresas de grande porte, tecnologias de busca de talentos, inteligência artificial e nuvem são as mais buscadas.
A Employer separou algumas das tecnologias que mais estão apoiando o RH hoje. Confira a opinião de nossos especialistas.
RH TEC – Entenda como aumentar os resultados do seu RH
RH TEC – sistemas de gestão de RH
As equipes de RH trabalham com muitas tarefas administrativas complexas e sensíveis. Além da comunicação constante com o colaborador para disponibilizar holerites, documentos, cálculos da gestão da Folha de Pagamento e de jornada de trabalho dos profissionais, também precisam se dedicar às questões estratégicas, de cultura organizacional, admissão e muitos outros assuntos.
A tecnologia na gestão de RH surgiu como uma solução para diminuir as demandas, eliminando o excesso de papéis e planilhas, automatizando processos como a Folha de pagamento online, ponto eletrônico e até mesmo gestão de pagamento! Além disso, existem também ferramentas que ajudam os gestores de recursos humanos a coordenar e monitorar processos de avaliação de colaboradores em toda a empresa, fornecendo revisões trimestrais com frequência e feedback contínuo.
Com certeza são processos complexos para softwares tradicionais, mas não para sistemas de RH que usam automação com inteligência artificial. Existem programas que cuidam, desde o agendamento e coordenação, até a avaliação de vários conjuntos de dados. O Pontofopag, por exemplo, permite geolocalização por cerca geográfica e identificação facial para o trabalhador registrar sua jornada de trabalho.
RH TEC – gerenciamento de RH na palma da mão
De acordo a mesma pesquisa do FGVcia, em 2021 foram estipulados 2 aparelhos digitais para cada habitante. Com isso, percebemos que aplicativos móveis para gerentes e profissionais fornecem conectividade em tempo real e ferramentas de administração e autoatendimento, permitindo que colaboradores gerenciem suas atividades no sistema de trabalho híbrido ou até mesmo remoto.
Em 2019 uma pesquisa apontou que olhávamos para o celular cerca de 221 vezes por dia. Isso explica o grande sucesso de empresas que usam a integração da tecnologia para recrutamento, podendo alcançar candidatos relevantes de maneira rápida e fácil, bem como efetuar a admissão desse profissional apenas pelo celular, de maneira eficiente e com segurança jurídica. Como por exemplo o Lugarh.
O BNE é o maior site de banco de currículos do Brasil, com mais de 24 milhões de currículos também é uma plataforma que auxilia muito no processo de recrutamento e seleção. Saiba mais.
RH TEC na proteção dos dados em nuvem
A melhor maneira de manter a equipe conectada é por soluções em nuvem. Importante ressaltar que usuários remotos que usam essa tecnologia apontam ganhos de produtividade, experiência aprimorada e insights em comparação com os que usam soluções locais. Além da proteção de dados, elimina-se o excesso de papéis que podem ser facilmente perdidos, rasurados ou acumulados. A assinatura digital também é um importante ganho nos processos administrativos, sendo segura e com validade jurídica.
RH TEC para saúde e bem-estar
Iniciativas de programas de bem-estar estão sendo adotadas por muitas empresas que investem na saúde dos seus colaboradores, principalmente após o burnout ter sido classificado como doença de trabalho, trazendo à tona a relevância de promover a saúde mental. Pesquisas indicam que profissionais com altos índices de saúde são mais produtivos e, de acordo com a revista Bem-estar corporativo, quando esses programas de bem-estar organizacionais usam técnicas de gamificação, por exemplo, os resultados de engajamento e efeitos são imediatos.
Existem atualmente marcadores de estresse, com frequência cardíaca e volume de fala, que alertam o RH conforme os parâmetros definidos. Essa tecnologia permite a visibilidade antecipada dos problemas no local de trabalho, para que os líderes possam fornecer soluções e suporte adequado. Sem contar que, oportunidades adicionais para melhorar o bem-estar e a satisfação vem de espaços de trabalho confortáveis e intuitivo.
Você sabia desses aspectos do RH TECH? Saiba mais sobre BPO e tecnologia dentro do RH no Blog da Employer.