Região de Campo Grande gerou 17.092 contratações no mês de março, segundo CAGED

Região de Campo Grande gerou 17.092 contratações no mês de março, segundo CAGED

Índice

Região de Campo Grande gerou 17.092 contratações no mês de março, segundo CAGED

Número supera o registrado em fevereiro, quando 16,2 mil pessoas haviam sido admitidas; Campo Grande e Ribas do Rio Pardo  são os municípios que mais contrataram

A região imediata de Campo Grande registrou 17.092 contratações no mês de março passado, de acordo com dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados no último dia 27. O número é maior do que o observado em fevereiro, quando 16.215 pessoas foram contratadas.

Segundo o levantamento, do total de pessoas contratadas, 59,87% eram homens e 40,13% eram mulheres. Mais da metade das pessoas admitidas (61,47%) tinham o Ensino Médio completo e 28,26% dos contratados tinham idades entre 18 e 24 anos. 

Ainda segundo a pesquisa, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo se mantiveram entre as cidades que mais contrataram com 13.221, 1.787 admissões, respectivamente. Em fevereiro, os municípios haviam  registrado 11.642, 2.543 contratações.

O terceiro município da região que mais contratou foi Sidrolândia com 567 contratações no mês de março. Em fevereiro, o município de São Gabriel do Oeste aparecia com 588 admissões e registrou 467 na última pesquisa.

O estudo mostra ainda que o  agronegócio, o comércio, a indústria e o setor administrativo foram os  setores que mais contrataram na região.  

A Região Metropolitana de Campo Grande conta com 13 municípios, são eles: Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do oeste, Sidrolândia e Terenos

Trabalho Temporário

A gerente da Employer Recursos Humanos em Campo Grande, Ana Lia Coletto, acredita que a modalidade de contratação temporária pode alavancar ainda mais as contratações na região. Ela explica que esse modelo é capaz de atender a demanda de diferentes setores, como a indústria, o comércio e, principalmente, o agronegócio.

“As empresas da região têm apostado na contratação de trabalhadores temporários para suprir a demanda por mão-de-obra. Isso porque a contratação, que é feita por uma empresa especializada, se torna mais ágil e menos burocrática”, explica.

“Mas não é apenas o agronegócio que utiliza a modalidade para a contratação. Outros setores como o de serviços, a indústria e o comércio também têm apostado no trabalho temporário”, diz. No mês de março, foram realizadas 69.632 contratações em todo o Brasil.

A estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) é que sejam geradas 530 mil vagas temporárias no 2º trimestre (abril, maio e junho) deste ano. 

Parceria público-privado promove a economia local

De acordo com a executiva da Employer, a parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura de Campo Grande tem movimentado a economia local e encaminhado mais profissionais para o mercado de trabalho. Isso porque, juntos, a Prefeitura e empresas especializadas em Recursos Humanos têm promovido feirões de emprego para dar mais agilidade às contratações. Exemplo disso foi o Feirão de Oportunidades da Funsat.

“A iniciativa foi idealizada com o intuito de coletar currículos, promovendo contratações imediatas para trabalhadores que buscam chance e recolocação no mercado de trabalho, por lá, passaram mais de 1.800 pessoas. Só a Employer encaminhou mais de 100 pessoas para triagem e possíveis contratações”, explica  Ana Lia Coletto, gerente de RH.

Outro exemplo foi o Todos em Ação, evento que aconteceu no último sábado, na Escola Estadual Isauro Bento Nogueira. “Esse tipo de ação permite que o público conheça melhor sobre o que é o trabalho temporário e que essa modalidade é uma forma do trabalhador acessar o mercado e, dependendo do seu desempenho e da disponibilidade de vagas nas empresas, ser efetivado. Além disso, é uma ótima opção para quem está começando mas não tem experiência, por exemplo”, diz.

Durante o evento, a Employer Recursos Humanos de Campo Grande realizou o cadastro de currículos, entrevistas e fez o encaminhamento dos profissionais para triagem e entrevistas.

Direitos do Trabalhador Temporário     

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.     

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    

Como entrar em contato com a filial

A Employer Recursos Humanos em Campo Grande está localizada na R. São Borja, 140 – sala 2 – Vila Rica, Campo Grande – MS. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site https://employer.com.br/campo-grande/ ou podem ser obtidas pelo telefone (67) 9 9206 – 9767

Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Empregos, BNE – https://www.bne.com.br/vagas-de-emprego-em-campo-grande-ms

Sobre a Employer Recursos Humanos     

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.    

Veja o que foi publicado na mídia

Top Mídia News: Campo Grande gerou mais de 17 mil contratações de novos empregados no mês de março

Pauta 67: Campo Grande gerou 17.092 contratações no mês de março, segundo CAGED

Posts Relacionados

Posts Recentes