Na quinta-feira (18/07) aconteceu a Edição de Julho da Employer Live, o webinar bimestral de RH que traz as tendências do setor. Das 14h às 16h, conversamos com especialistas e tivemos insights valiosos que podem ser aplicados na prática.
Então, vamos conferir um pouco do que rolou!
RH em Pauta: A importância da transparência salarial no RH Estratégico
Com Daniela Laurentino, advogada na área trabalhista no Epays e projetos estratégicos da Benecard, e Douglas Ramos Gonçalves, Analista de Remuneração na Cooperativa Agrária, começamos o webinar.
A primeira pauta foi sobre a nova Lei de Igualdade Salarial, nº 14.611, que entrou em vigor em 2023. Daniela comenta que, apesar de a legislação só ter sido aplicada recentemente, é um assunto debatido há anos.
Ela se faz necessária para fiscalizar e punir práticas discriminatórias, garantindo a igualdade de gênero nas empresas.
Douglas menciona a importância do relatório de transparência, que gerou dúvidas sobre a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O especialista compartilha como fazer implementar essa nova política da melhor maneira:
- Se basear na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que deve ser revisada para garantir sua coerência.
- Promover workshops de carreira para que os trabalhadores compreendam a composição salarial.
- Revisar a política de remuneração e cargos, compartilhando esses planos com os colaboradores.
- Realizar auditorias para identificar disparidades salariais e verificar se os colaboradores estão desempenhando suas funções corretamente.
Daniela fala:
“Você vai trazer qualidade aos seus colaboradores, confiança aos seus colaboradores e consumidores dos seus produtos e serviços, e ainda estará atuando para construir uma melhor sociedade ao nosso país.”
Eles comentam sobre como essa nova lei é uma oportunidade para as empresas se adequarem ao ESG, a importância de uma cultura organizacional que promova a igualdade e muito mais conteúdo que você pode conferir no nosso replay.
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Dose Motivacional: Dicas práticas para um atendimento de excelência
Na nossa dose de motivação convidamos novamente o Edvaldo Nunes, consultor e treinador de equipes de vendas e atendimento.
Edvaldo afirma que o RH é vital para introduzir um atendimento de excelência, pois é ele que contrata e treina as pessoas da empresa.
Ele comenta:
“O atendimento mexe com as emoções das pessoas. A impressão que o cliente terá é muito mais motivada pela emoção do que pela razão. Então mesmo que a pessoa resolva o assunto, se ela não tratou o cliente de uma maneira bacana e o cliente não ficou feliz, ele fica insatisfeito.”
Ele também compartilha que fazer um atendimento diferenciado ao cliente é a melhor forma de se destacar da concorrência. Afinal, hoje o mercado está muito dinâmico, com inúmeras opções de serviços para escolher, mas os clientes irão priorizar o lugar onde foram melhor recebidos.
Inclusive, é importante lembrar que a equipe interna também é um tipo de cliente. Os fluxos são prejudicados com ruídos de comunicação, o que prejudica o clima organizacional e, consequentemente, afetará a imagem externa da empresa.
Em seguida, Edvaldo lista as habilidades essenciais para ter um atendimento de excelência:
- Conhecimento do produto. Todos devem conhecer o produto e serviço da empresa.
- Escuta empática, ouvir com atenção e cuidado.
- Paciência, manter a calma e a compostura, independentemente da situação.
Além disso, o especialista fala que, quando surgir conflitos, a equipe precisa ouvir o cliente atenta e ativamente, manter calma, ter empatia e, mais importante de tudo, assumir os erros e oferecer soluções.
RH em Foco: Plano de carreira e desenvolvimento
Nosso terceiro e último painel contou com Alysson Ferreira, Gerente de RH com 20 anos de experiência. Alysson fala que o plano de carreira é um modelo estruturado com etapas claras, não apenas uma lista de desejos. Assim, requer detalhamento de ações e objetivos concretos para alcançar o lugar desejado.
De acordo com ele, é essencial estabelecer objetivos junto ao gestor e garantir que a relação seja colaborativa, alinhando o plano individual aos objetivos da empresa.
O processo para criar um plano de carreira inclui autoconhecimento, autoavaliação, coaching, mentores e cursos para desenvolver habilidades. Alysson afirma:
“Primeira coisa, autoconhecimento. É um dos passos mais importantes, pois ele vai te trazer a visão dos seus pontos fortes, seus valores e do quão estruturado você está. Esse é um processo contínuo.”
Além disso, é importante mapear oportunidades dentro da empresa, fazer networking e usar plataformas como LinkedIn para identificar líderes e profissionais do setor são passos importantes.
Alysson compartilha ainda três metodologias para fazer e seguir o plano de carreira: SMART, 5W2H e 70-20-10. Quer saber mais sobre elas?
Assista o replay!
Employer Live de Julho
Na edição desse mês você aprendeu a importância da igualdade e transparência salarial para colaboradores e empresa, por que é imprescindível investir em um atendimento de excelência e como montar um plano de carreira.
Esses especialistas possuem anos de experiência nas suas profissões e compartilham as estratégias que os ajudaram na trajetória profissional.
O que trouxemos neste texto é apenas uma pequena parte de todo o conteúdo compartilhado. Então, acesse o replay e confira na íntegra tudo o que você pode fazer para obter sucesso na carreira.
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