O mercado de trabalho em 2023

O mercado de trabalho em 2023

Índice

O mercado de trabalho mudou drasticamente nos últimos anos. Os dados mais recentes mostram que embora o crescimento, ele não está bem distribuído entre os setores. Algumas indústrias estão crescendo muito mais rápido do que outras, e outros setores podem esperar uma crise nos próximos semestre.

 

Neste post, vamos explorar o que as pesquisas mostram sobre o crescimento do mercado de trabalho e quais áreas estão estagnadas, em alta e como o trabalho temporário pode conectar os trabalhadores e empresas. 

O mercado de trabalho está mudando

 

Pesquisas, como a da Ipea (2022), mostram que o mercado de trabalho continuará a crescer até 2022. Mas não será distribuído uniformemente – algumas áreas estão estagnadas, enquanto outras estão crescendo em um ritmo acelerado. Os setores que apresentam crescimento acelerado são o de tecnologia e saúde (27,3%), seguido pela educação (21%), serviços comerciais (14%), serviços financeiros (13%), transporte (11%) e manufatura (10%). 

 

De acordo com um estudo da PNAD Contínua (2022), o mercado de trabalho brasileiro deverá crescer 3,2% de 2022-2023, o que é ligeiramente superior a outros países da América Latina. A taxa de desemprego do país também caiu significativamente, de 11,1% em 2022 para 9,3% no segundo semestre de 2022.

 

Além disso, em 2021, foram registrados mais de 2,7 milhões de empregos formais, o que tende a aumentar. Uma grande oportunidade para os profissionais ocuparem as vagas disponíveis é o trabalho temporário, isso porque o número de empregos temporários aumentou 8% desde 2016, de acordo com um relatório recente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O MTE estima que existem, atualmente, 2 milhões de trabalhadores temporários no Brasil – um número que poderá crescer à medida que as empresas aderirem à modalidade e seus benefícios.

 

 O mercado de trabalho em 2023 – O trabalho temporário está crescendo 

 

O crescimento do trabalho temporário no Brasil tem sido um dos desenvolvimentos mais significativos nos últimos anos. A proporção de trabalhadores temporários dobrou desde 2000, atingindo 20% de todos os empregados em 2017. Esta tendência é atribuível a uma série de fatores, como:

 

– As vantagens de contratação flexível;

– Uma abordagem mais simplificada e ágil em relação à contratação CLT;

– A contratação é simples e rápida, e uma agência especializada é responsável por intermediar o processo de contratação. 

– Menos custos fixos com folha de pagamento;

– O contrato pode ser encerrado a qualquer momento sem ônus para a empresa;

– É uma boa oportunidade para conhecer novos talentos, sendo que o trabalhador pode ser efetivado pela empresa cliente.

 

O que é o trabalho temporário?

 

Sem dúvidas o mercado de trabalho em 2023 crescerá graças ao trabalho temporário, uma modalidade de contratação flexível, que permite a colocação de trabalhadores à disposição da empresa cliente em duas situações: para substituição temporária de pessoal permanente ou para atendimento de demanda complementar. 

 

Você pode conhecer mais sobre o Trabalho Temporário neste post.

 

A Agência de Trabalho Temporário, que tem a obrigação de enviar as informações do temporário para o eSocial (código especial 106). Com isso, automaticamente acontece a anotação da sua condição de temporário na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS digital, que substitui o documento físico. Através da vaga temporária, muitos profissionais possuem a oportunidade de entrar formalmente no mercado de trabalho, gerar renda mensal e se desenvolver profissionalmente.

Qual o tempo máximo para contrato de trabalho temporário?

 

A legislação permite que o contrato temporário tenha a duração de até 180 dias, podendo ser encerrado a qualquer momento sem incidência de multa rescisória. Quando o motivo que justificou a contratação temporária ainda existir, é permitido por lei uma única prorrogação de até 90 dias.

 

É importante ressaltar que o trabalhador pode ser efetivado pela empresa cliente a qualquer momento, não sendo necessário esperar o fim do contrato.

Quem pode fazer um contrato temporário?

A intermediação entre a empresa cliente (utilizadora) e o trabalhador é realizada por uma Agência de Trabalho Temporário, como a Employer. Assim, são celebrados dois contratos: o primeiro é de serviços entre Agência de Trabalho Temporário e a Empresa cliente. E o segundo que é de trabalho, entre agência, trabalhador e a empresa.

 

Dessa forma, a lei garante a proteção das partes interessadas, pois a Agência atua como uma “fiscalizadora” em substituição ao Governo Federal.

 

A Employer é especialista em trabalhadores temporários, trazendo vantagens aos trabalhadores e empresas em todo o Brasil. Quer saber como essa modalidade pode ajudar a sua empresa? Fale conosco

Posts Relacionados

Posts Recentes