Mais de 303 mil pessoas foram contratadas na RM de São Paulo em abril

Mais de 303 mil pessoas foram contratadas na RM de São Paulo em abril

Índice

Mais de 303 mil pessoas foram contratadas na RM de São Paulo em abril

Os dados são do Novo Caged e que na capital foram 200.842 pessoas admitidas

A região metropolitana de São Paulo registrou 303.925 contratações no mês de abril, de acordo com dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O número representa uma queda em relação ao mês de março, quando haviam sido admitidas  354.676 pessoas. 

De acordo com o levantamento, as cidades que mais contrataram no quarto mês do ano foram São Paulo, Barueri e Guarulhos, com 200.842, 17.610 e 14.256 admissões respectivamente. No mês de março, esses municípios haviam registrado  231.854, 20.404 e 16.263 contratações.

Os dados revelam, ainda, que do total de pessoas contratadas em abril,  54,81% eram homens, enquanto 45,19% mulheres, a maior parte deles ( 28,47%) com idades entre 18 e 24 anos. A maioria dos contratados (66,97%) tinham ensino médio completo, 13,81% superior incompleto e 5,71% fundamental incompleto.

Os setores que mais contrataram na região em abril foram comércio, indústria e administrativo.

A Região Metropolitana de Campo Grande conta com 39 municípios. São eles: São Paulo, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelo, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.

Contratação de temporários

O Novo Caged de abril revelou que a região metropolitana de São Paulo foi responsável pela contratação de 30.837 trabalhadores temporários. O número é menor do que aquele registrado em março, quando a pesquisa apontou 40.370 contratações para os 39 municípios.

Fernando Marolato, gerente da Employer Recursos Humanos em São Paulo, explica que as empresas da região têm apostado no trabalho temporário como forma de atender as demandas por mão de obra. “A modalidade tem sido bastante utilizada, principalmente, em épocas sazonais pela indústria, o comércio e  serviços”, diz.

De acordo com ele,  a contratação de trabalhadores temporários tem sido importante para movimentar a economia. No primeiro trimestre de 2023, por exemplo, foram geradas mais de 736 mil vagas temporárias no Brasil.

“Essa modalidade de contratação é uma importante porta de entrada para os trabalhadores no mercado de trabalho que têm a oportunidade de se tornarem economicamente ativos”, diz. A estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) é de que sejam geradas 530 mil vagas temporárias no 2º trimestre (abril, maio e junho) deste ano. 

Vagas em São Paulo e região

A capital paulista e a região metropolitana estão com vagas de trabalho abertas para trabalhadores efetivos, temporários e estagiários. São oportunidades para profissionais com 18 anos ou mais de idade, em posições como oficial de cozinha, técnico de manutenção, estágio em contabilidade, analista de operações de marketing, estágio em RH e analista de operações de marketing Jr. 

Também estão sendo selecionados oficial de limpeza, especialista em marketing, especialista em desenvolvimento de marketing, estágio em engenharia, analista de performance sênior, analista de campanha sênior, analista de sucesso do cliente, analista de marketing e analista de produção de conteúdo. 

As vagas são para cidades como Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Cajamar, Santana do Parnaíba, Alphaville, Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi, Cotia, Embu, Taboão da Serra, ABC, Guarulhos, Santos, além da Capital.  Os  interessados devem se cadastrar no site do Banco Nacional de Empregos (https://www.bne.com.br/jobs/employersaopaulo). 

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail selecaopaulista@employer.com.br ou pessoalmente na Rua Padre João Manuel, 165 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01411-001.   

Como entrar em contato com a filial?

A Employer Recursos Humanos em São Paulo está localizada à R. Padre João Manuel, 165. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site www.employer.com.br/sao-paulo/ ou podem ser obtidas pelo telefone e whatsapp (11) 3065 – 8800.

Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Empregos, BNE – www.bne.com.br/employersaopaulo

Direitos do Trabalhador Temporário     

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.     

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    

Sobre a Employer Recursos Humanos      

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.    

Posts Relacionados

Posts Recentes