Indicadores de produtividade rural: você sabe o que são?

Indicadores de produtividade rural: você sabe o que são?

Índice

Indicadores de produtividade rural: você sabe o que são?

Indicadores de produtividade rural: você sabe o que são? Você sabia que para um agricultor ou dono de fazendas, os indicadores de produtividade são essenciais?
Isso porque, é a partir destes que é possível entender a real situação da produção, mensurando níveis de produtividade e qualidade.E com esses dados estabelecidos e avaliados as ações podem ser tomadas de forma estratégica, evitando desperdícios de recursos e aumentando a receita.
No artigo a seguir nós te contaremos mais sobre os indicadores de produtividade rural, como você pode utilizá-los e porque são tão importantes.

O que são indicadores de produtividade rural?

Perante a crescente demanda por alimentos, junto às dificuldades encontradas pelos agricultores como a seca e mudanças climáticas, o aumento na produtividade é imperativo e vem sendo altamente discutido pelos profissionais do ramo.
E é nesse contexto que os indicadores de produtividade rural entram. São estes indicadores que transformam em números entendíveis, a eficiência dos processos produtivos e administrativos realizados.
Assim, esses dados podem indicar o volume da produção, insumos utilizados, áreas mais produtivas, tempo, rotatividade da equipe de trabalhadores e recursos financeiros investidos em cada safra.
Com esses dados identificados e de fácil acesso, o gerenciamento estratégico permite uma ágil tomada de decisão. Assim, percebe-se que os indicadores são essenciais para os agricultores que desejam levantar e impulsionar suas safras conforme enfrentam as instabilidades do mercado.

Os principais indicadores e como funcionam

  • Margem de lucro

A margem de lucro é um dos principais indicadores utilizados, pois mede a receita total do negócio. Deve-se reduzir, de todo dinheiro que entra no caixa, as despesas e gastos operacionais (mão de obra, luz, água…).
Então, após subtrair todos esses gastos e os impostos, o resultado ao final da conta é o lucro da empresa.
Esse indicador é um dos principais também porque indica aos responsáveis os retornos financeiros do trabalho e a possibilidade de lucratividade da cultura utilizada.

  • Quantidade e qualidade

Esse indicador, junto aos outros apresentados, irá direcionar os agricultores da empresa no sentido de identificar o que deve ser executado para aprimorar as ações de forma que não haja erros na complexa cadeia de distribuição e nem desperdícios na compra de materiais.
Isso porque é por meio dele que podem ser observadas as condições que determinado produto está chegando para os intermediários e na mesa do consumidor final.
Além de saber a quantidade correta de produtos que devem ser obtidos, principalmente pelo alto valor que os insumos podem demandar.
Dessa forma, e para controlar a qualidade e a quantidade dos pedidos de compra, será preciso utilizar uma métrica comercial. E então monitorar a distribuição do mix de produtos, por meio de critérios qualitativos e quantitativos.

  • Volumes de estoque

Os produtores só são capazes de calcular o verdadeiro rendimento de uma produção agrícola quando definem um valor viável e competitivo para comercialização da safra. E, para isso, o total controle do estoque é essencial.

Coletor de Dados Webfopag

Todos esses indicadores aliados às novas tecnologias, de forma moderna e ágil, podem ajudar a alavancar os números da produção sem complicação.
O Coletor de Dados Webfopag é uma tecnologia desenvolvida pela Employer que minimiza os erros durante a safra e garante informações seguras.
O aplicativo ainda é integrado à Folha de Pagamento online! Garantindo assim maior rapidez nos processos para o negócio e maior clareza para o trabalhador entender sua remuneração.

  • Como funciona

A tecnologia converte, em segundos, as atividades do campo em números de produtividade, processo que facilita a contabilidade de custos e o pagamento da produção.
Dessa forma, por meio de um equipamento portátil, que pode estar sempre à mão, o registro de ponto e de serviços em campo é feito por código de barras ou reconhecimento biométrico.
Estas informações, então, são enviadas diretamente ao sistema de folha de pagamento para tratamento.
E assim, aqueles valores que antigamente eram apenas calculados ao final da produção estão, em tempo real, visíveis na mão do responsável pela produção, o que torna a tomada de decisões durante a safra muito mais assertivas, diminuindo os riscos de perdas.
Por fim, utilizando essa tecnologia, é possível visualizar por meio de gráficos intuitivos:

  • Rotatividade da equipe;
  • Custos de produção;
  • Áreas mais produtivas;
  • Gastos com horas extras e
  • Quantidade de empregados/mês.

Evite retrabalhos, produção manual de dados e erros nas decisões da sua safra, conheça o Coletor de Dados Webfopag.
Você pode conferir esta e mais soluções para o seu negócio.

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

#Inovação #Coletadedados #RHmoderno

Posts Relacionados

Posts Recentes