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Fortalecimento de marca pessoal e empresarial no LinkedIn

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Fortalecimento de marca pessoal e empresarial no LinkedIn

Com o avanço tecnológico e a forte influência que as redes sociais ganharam, muitas das atividades que realizamos diariamente têm passado por mudanças bastante positivas. Hoje podemos criar conexões, realizar network, buscar vagas e recolocação no mercado de trabalho e nos conectar com marcas que apreciamos de forma mais acessível, assertiva e online. Dentro deste escopo, você sabe a importancia de fortalecer uma marca pessoal ou profissional nas redes sociais?

A exemplo disso temos o LinkedIn, rede social voltada à perfis profissionais e corporativos com mais de 50 milhões de membros apenas no Brasil. A rede é utilizada como ferramenta profissional tanto por marcas empresariais quanto pessoais e, hoje, vamos falar um pouco mais sobre como fortalecer uma marca e aproveitá-la da melhor forma no LinkedIn. 

A importância da marca no LinkedIn

Quando falamos de marca não nos referimos unicamente ao contexto corporativo, de grandes empresas com nomes já consolidados no mercado. Todos nós, enquanto profissionais e especialistas de nossas áreas de atuação, podemos nos considerar uma marca, pois temos algo a oferecer-vender e, portanto, devemos zelar e vender nossa imagem. 

É claro que também fazemos referência às empresas e marcas já consolidadas, mas é necessário se ater ao fato de que a maneira pela qual esses dois tipos de marcas se fortalecem e se constroem nas redes sociais é diferente. 

Para detalhar melhor o tema, vamos definir marca – dentro do LinkedIn -, como a Identidade Profissional, não o cargo atual ou formação, mas a identidade enquanto profissional prestador de serviços e produtos. 

Quem é você como profissional, como você atua, quais são seus pontos fortes, que problemas você pode resolver, como você lida com as situações que demandam decisões importantes? Esses são alguns dos pontos levados em consideração no processo de branding de uma marca pessoal. Pense que, assim como as marcas empresariais mostram ao público o que e como fazem, você enquanto profissional também deve fazê-lo. 

A marca e a presença dela nas redes sociais, seja pessoal ou empresarial, tem um papel importante para o profissional ou organização, uma vez que boa parte dos consumidores busca informações, sobretudo em relação à credibilidade nessas plataformas. 

Como fortalecer marcas pessoais no LinkedIn

Mesmo que você não esteja buscando emprego ou recolocação no mercado de trabalho, é interessante manter sua rede organizada e sua marca pessoal fortalecida e reconhecida. E, caso esteja em busca de um novo emprego, é mais importante ainda manter o perfil atualizado e assim, melhorar seu alcance e engajamento. 

É bastante comum o receio ou, até mesmo, a vergonha de expor qualidades, habilidades e conquistas em uma rede social voltada à conexões profissionais, principalmente por não possuirmos o hábito de publicar esse tipo de informação. 

É fundamental que profissionais completem seu perfil no LinkedIn com todas as informações importantes. As palavras-chave, por exemplo, são indispensáveis e será por meio delas que muitas conexões poderão ser realizadas, recrutadores e profissionais de uma mesma área de atuação poderão encontrar perfis do mesmo segmento e encontrar, se for o caso, o seu perfil.

Além das informações básicas, como a formação e habilidades, é importante alimentar a rede com as suas conquistas! Finalizou um workshop ou um curso? Está iniciando uma nova formação? Informe às suas conexões sobre isso! Compartilhe que você, enquanto profissional, está em constante desenvolvimento e evolução. 

Além disso, uma maneira de se fortalecer dentro da rede é ter constância na postagem de conteúdo, mas lembre-se: conteúdo rico, que faça sentido dentro do seu segmento e que possa agregar de alguma forma, assim os algoritmos irão trabalhar a seu favor!

Crie conexões! Conexões com pessoas que são referência na sua área, com profissionais que estejam inseridos em organizações que você almeja alcançar e também com recrutadores e empresas de Recursos Humanos que você sabe que podem te auxiliar. 

Caso você seja um profissional de Recursos Humanos, essa dica é muito valiosa! Faça conexões segmentadas, de acordo com o perfil que você recruta ou trabalha, assim ficará mais fácil de encontrar o que busca e também de ser encontrado com maior facilidade.

Como fortalecer marcas empresariais

No painel que tratou do tema no Employer Summit 2022, recebemos Jéssica Simões, Diretora de Relacionamento na Aster, que trouxe sua visão e experiência e dividiu conosco algumas dicas de como fortalecer marcas empresariais no LinkedIn. 

Nas palavras da Jéssica, “dentro de uma empresa todo mundo vende”, ou seja, quando falamos de fortalecimento de marcas empresariais, estamos falando também do poder que todos os envolvidos têm de fazer propaganda e venda, seja da marca, do produto, da gestão ou dos colaboradores. 

Leve em consideração que conteúdos compartilhados por colaboradores geram até oito vezes mais engajamento e também convertem mais leads que o conteúdo produzido pelo perfil da empresa. Então, é fundamental para uma marca que seus funcionários (de todos os níveis) estejam dispostos a expor suas experiências, sobretudo as positivas. Essa é uma forma, inclusive, de atrair bons profissionais para a empresa.

Para que isso aconteça de maneira natural, é indispensável que a cultura organizacional da empresa seja constantemente reforçada, deve estar presente no cotidiano e no comportamento de todos os funcionários. Enquanto consumidores, estamos mais dispostos a buscar organizações com culturas positivas, como é o caso do Google, por exemplo, e nada mais positivo que manter a cultura em todos os detalhes. 

O profissional de Recursos Humanos poderá idealizar, junto de gestores e líderes, ações que tenham como objetivo a orientação dos funcionários de como compartilhar informações e experiências dentro da empresa, além de também fazê-lo em sua rede! 

Grandes marcas já se utilizam dessa estratégia e possuem funcionários que atuam como “influencers” da marca nas redes sociais, contando um pouco mais de como é trabalhar com eles, que tipos de benefícios e outros trabalhos são realizados internamente e esse movimento tende a crescer cada vez mais. 

Hoje podemos acompanhar pelo perfil de CEOs, por exemplo, algumas ações internas que ocorrem nas empresas e saber um pouco mais sobre a cultura e clima organizacional. Esse tipo de ação é capaz de aumentar a credibilidade, fortalecer a marca, abrir portas para que profissionais que se identifiquem com a marca possam procurá-la e, também, criar uma relação de reconhecimento entre consumidores e marcas. 

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