Flexibilidade no horário de trabalho

Flexibilidade no horário de trabalho

Índice

O trabalho flexível é uma tendência mundial que ganhou força no Brasil durante a pandemia e a previsão é de que se estabeleça nas relações de trabalho. Pesquisadores afirmam que as vantagens dessa flexibilização vão muito além do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mas implicam diretamente na adoção de outros modelos de jornada de trabalho, adaptações ante a interrupções de carreira (no caso de licenças maternidade e outras) e outros fatores que levam a números surpreendentemente positivos quando são analisados os índices de retenção de talentos, turnover e clima organizacional.

Essa tendência oferece também comodidade no planejamento das atividades e um melhor aproveitamento do tempo, aumentando a produtividade. Atualmente existem três tipos mais comuns de flexibilização:

  • Flexibilidade na programação – em que o profissional escolhe qual horário é mais confortável para realizar suas funções;
  • Flexibilidade no local de trabalho – em que o escolhe onde pode realizar suas funções;
  • Flexibilidade na duração do trabalho – em que as empresas podem aderir à carga-horária de meio-período.

Vantagens para o empregador sobre flexibilidade do trabalho

As principais vantagens para o empregador aderir a essa estrutura de trabalho, é porque ao incluir esse benefício no pacote do salário emocional atrai e retém talentos em sua empresa. Além disso, o colaborador sente que há uma preocupação com seu bem-estar e sua vida pessoal; esse sentimento leva a uma maior satisfação com o trabalho, resultando em maior comprometimento.

Uma pesquisa realizada pelo American Journal of Industrial and Business Management afirma que o trabalho flexível resulta na lealdade e no engajamento, além de aumentar a produtividade, reduzir a rotatividade de funcionários e o número de absenteísmo.

Vantagens para os colaboradores sobre flexibilidade de trabalho

As vantagens para os colaboradores diferem para os homens e as mulheres de acordo com o estudo promovido pelo Jornal de Relações Industriais, intitulado “Flexibilidade e Interferência no Trabalho-Vida”. Para o grupo masculino, ficou claro que o horário flexível serve, principalmente, como uma forma de desenvolver seu compromisso organizacional enquanto o grupo feminino associa a flexibilidade de horário à melhoria do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O estudo sugere que as mulheres se adaptam mais a essa estrutura de trabalho e que é uma prática mais adotada pelas mães.

Equilíbrio entre vida e trabalho. Os benefícios promovidos pelo conceito de conciliação trabalho-vida familiar, no entanto, são notados por todos os grupos de colaboradores, dos mais velhos aos mais jovens, homens e mulheres, tendo em vista que pesquisas mostram que o cumprimento bem-sucedido das responsabilidades da vida (papéis familiares e parentais) resulta em melhor desempenho no trabalho. Um relatório da CIPD revelou que 20% das pessoas que trabalham estão estressadas por relações familiares e 19% pelo conflito entre a casa e a vida familiar. Em contraste com isso, mais da metade (54%) sentiu que o trabalho flexível era uma boa maneira de alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Outros benefícios do trabalho flexível

Outros benefícios do trabalho flexível tem a ver com diversos fatores, como:

  • Melhoria na saúde. O estresse é muito comum entre profissionais que precisam trabalhar muitas horas seguidas e quem está sob pressão constante. Uma pesquisa recente sobre a força de trabalho do Health and Safety Executive mostra que, em um período de 12 meses, 15 milhões de dias foram perdidos por problemas de saúde mental, como estresse, depressão ou ansiedade, todos causados ​​(ou agravados) pelo trabalho. Dar ao colaborador a flexibilidade, bem como a responsabilidade de arcar com os resultados, é uma ótima maneira de ter um profissional feliz, satisfeito e comprometido.
  • Atratividade e retenção de talentos. Os benefícios de trabalhar remotamente também incluem a aquisição de talentos. Os horários de trabalho flexíveis também podem ajudar a melhorar a retenção de talentos, porque a equipe está mais satisfeita em geral. Um estudo da Global Workplace Analytics descobriu que 95% dos empregadores viram uma melhoria nas taxas de retenção de funcionários depois que um ambiente de trabalho remoto foi implementado com sucesso.

Resultados de aderir a flexibilidade no trabalho

Quais os benefícios de aderir a flexibilidade no trabalho? Se você acredita que implementar esse modo de trabalho pode ser muito trabalhoso, saiba que o trabalho flexível pode ser oferecido a partir de mudanças pequenas e simples. Quer conhecer mais sobre as tecnologias que vão te ajudar? Fale com os nossos especialistas!

Posts Relacionados

Posts Recentes