O Fit Cultural é a compatibilidade entre um profissional e a cultura de uma empresa. Quando debatemos sobre um colaborador estar alinhado com os valores, normas, crenças e práticas da empresa onde trabalha, estamos nos referindo ao Fit Cultural.
O Fit Cultural é importante, sobretudo para as empresas, porque uma cultura forte e coesa pode desempenhar um papel crucial na eficácia operacional, na satisfação de seus colaboradores e no alcance dos objetivos da organização.
Quando os colaboradores compartilham os valores e a mentalidade da empresa, é mais provável que trabalhem bem em equipe, compreendam e abracem os objetivos da organização e permaneçam motivados e engajados. Vamos entender melhor sobre o tema?
Como surgiu o Fit Cultural e por que ele é importante?
O Fit Cultural surgiu como uma resposta às necessidades das organizações de criar ambientes de trabalho mais eficazes e satisfatórios, onde os colaboradores possam se sentir conectados aos valores e à cultura da empresa. Pensando nisso, o Fit Cultural surgiu para auxiliar na produtividade, na retenção de talentos e na imagem da organização no mercado.
Existem várias razões que contribuíram para o desenvolvimento desse conceito e todas trazem benefícios e são importantes para todos os envolvidos, como, por exemplo:
Crescimento das organizações
À medida que as empresas cresceram e se tornaram mais complexas, tornou-se cada vez mais importante garantir que os colaboradores estivessem alinhados com a empresa. Isso porque a cultura desempenha um papel fundamental na coordenação e na realização dos objetivos.
Diversidade de força de trabalho
Com o aumento da diversidade étnica, cultural e geracional no local de trabalho, as organizações passaram a reconhecer a importância de encontrar maneiras de integrar uma força de trabalho diversificada em sua cultura corporativa. O Fit Cultural ajuda a garantir que as equipes de diferentes origens possam colaborar enquanto compartilham os valores centrais da organização.
Satisfação do colaborador
As empresas perceberam que colaboradores que se sentem alinhados com a cultura tendem a ser mais satisfeitos no trabalho, mais engajados e, portanto, mais produtivos. Isso levou a um foco maior na seleção de candidatos que se encaixem bem na cultura da empresa.
Prevenção de conflitos e rotatividade
Colaboradores que não se encaixam bem na cultura de uma organização podem criar conflitos internos e sentir-se deslocados, o que pode levar à alta rotatividade.
Imagem da marca e valores compartilhados
Muitas organizações querem transmitir uma imagem consistente de seus valores e missão. Isso pode ser alcançado mais eficazmente quando todos os membros da equipe compartilham esses valores e os incorporam em seu trabalho.
Como saber qual o Fit Cultural da sua empresa
Descobrir o Fit Cultural de uma empresa é um processo importante tanto para os candidatos que estão considerando uma oferta de emprego quanto para as empresas que desejam avaliar a compatibilidade de um profissional com sua cultura.
Para isso, comece avaliando a empresa, sua história, missão, visão e valores. Isso pode ser feito por meio do site da empresa, relatórios anuais, redes sociais e notícias relacionadas à organização.
Comece definindo os valores e princípios fundamentais. Isso envolve definir o que a empresa valoriza nos campos de ética, inovação, colaboração, entre outros. Além disso, é necessário avaliar a história da empresa e sua missão declarada. O que motivou a criação da empresa e qual é o propósito central da organização? Esses elementos ajudam a dar forma à cultura.
É possível também realizar entrevistas e pesquisas entre os colaboradores e grupos focais para coletar informações sobre como os profissionais percebem a cultura organizacional. Pergunte sobre valores compartilhados, expectativas, comportamentos e como eles veem a cultura no dia a dia.
Examine as políticas, práticas e procedimentos existentes da empresa para entender como eles refletem a cultura. Isso inclui políticas de RH, processos de tomada de decisão e programas de treinamento e desenvolvimento.
Por fim, também avalie o comportamento dos líderes da empresa e como eles exemplificam os valores e a cultura da organização. Líderes desempenham um papel fundamental na definição da cultura.
O Fit Cultural não é um esforço único, ao longo dos anos a empresa deve continuar avaliando e monitorando a cultura ao longo do tempo para garantir que ela permaneça relevante.
Descobrir e entender o Fit Cultural é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável e eficaz. Uma cultura organizacional forte pode contribuir significativamente para o sucesso da empresa e para a satisfação dos colaboradores.