Dando continuidade à sequência de artigos sobre as Etapas de Contratação, neste post iremos falar sobre a Seleção de Candidatos. Você pode ler na íntegra os posts anteriores sobre Definição de Perfil e Divulgação de Perfil para compreender melhor quais são as etapas de contratação e saber tudo sobre elas.
A etapa de Seleção vem logo após a atração de talentos via divulgação de perfil e vaga. Nesta etapa, o RH faz a escolha dos profissionais que melhor se adequam à vaga divulgada e começam o processo de agendar entrevistas.
Vamos entender melhor?
Como fazer uma boa seleção de candidatos
Uma das etapas que mais demandam tempo e atenção, a seleção de candidatos é o momento no qual o RH vai verificar os candidatos que se aplicaram à vaga e selecionar aqueles que melhor se adequam aos seus requisitos.
Mas, dependendo do porte da empresa e da vaga divulgada, é possível que o número de candidatos seja muito alto e analisar currículos um por um pode demandar um tempo que o RH não possui, por esse motivo, é interessante utilizar ferramentas que otimizam esse processo e trazem buscas por palavras-chave.
Depois de feita uma pré-triagem, cabe ao profissional de RH avaliar se os talentos realmente possuem os requisitos necessários para a vaga. Este é o momento de verificar formação, experiência e skills.
É claro que nem todos os candidatos vão atender a todas as necessidades e requisitos e é neste momento que compreendemos a importância da combinação entre soluções tecnológicas de seleção e triagem de currículo e profissionais de RH bem preparados.
O profissional de Recursos Humanos é quem vai analisar se um talento pode se desenvolver dentro da empresa, mesmo que este não possua todas as habilidades e competências desejadas.
O que analisar?
Essa é uma dúvida bastante comum e a resposta para ela é: depende! Tudo vai depender das necessidades que a vaga e a empresa contratante apresentam. Imagine que a empresa busca um colaborador para preencher uma vaga onde há requisitos e também diferenciais.
Os requisitos, como formação e tempo de experiência, por exemplo, devem ser cumpridos, mas os diferenciais não são obrigatórios. Se língua inglesa é um diferencial, certamente vai fazer diferença, mas se o candidato apresenta ter conhecimento avançado na língua inglesa, mas não possui formação na área desejada, é possível que ele não se adeque.
Outro ponto a verificar é a questão das soft e hard skills. Caberá ao recrutador verificar essas informações e analisar se aquilo que os candidatos apresentam é o que a empresa contratante deseja. Quanto às soft skills, será possível analisá-las profundamente na próxima etapa: a entrevista.
Seleção feita, e agora?
Após o minucioso trabalho de triagem e seleção, é hora de entrar em contato com os candidatos que possuem maiores chances de contratação. Esse contato pode ser realizado via telefone, mensagem ou e-mail.
Quando se utiliza plataformas para divulgação de vagas e seleção de candidatos, geralmente o contato é realizado via plataforma e e-mail, disparado diretamente pela empresa responsável, porém algumas plataformas permitem contato diretamente via whatsapp, como é o caso do BNE.
Em outros casos, quando o candidato se aplica diretamente com o RH da empresa, é este setor que entrará em contato.
A próxima etapa do processo de contratação é a entrevista, contaremos melhor no próximo post dessa sequência, então fique de olho no Blog da Employer!
E, para você que deseja conhecer as melhores soluções para o RH, entre em contato conosco! Para as necessidades da sua empresa, temos uma solução.