Especialista dá dicas implementação de políticas de diversidade e inclusão
Louise Vitória, consultora da DEVstars participou do Employer Live, edição de março, realizado no último dia 21
O cenário da diversidade e inclusão dentro das empresas está mudando e para melhor. A afirmação é de Louise Vitória, consultora da DEVstars, que participou da edição de março do Employer Live, evento gratuito e online promovido pela Employer Recursos Humanos no último dia 21.
Louise falou sobre a implantação de políticas de diversidade e inclusão. “São pequenos detalhes e ajustes que podemos trazer para o nosso modo de pensar para configurar novos ambientes que sejam mais inclusivos”, afirma.
Ela explicou que o projeto DEVstar prevê a capacitação de mão de obra, com foco no treinamento online, respeitando a liberdade geográfica dos alunos. “Percebemos que o capacitismo, que é um pré-conceito sobre as pessoas com deficiência, ainda é um tópico bem importante. Uma das ferramentas que temos utilizado é promover palestras dentro das empresas e mostrar que podemos criar, juntos, novas culturas anti capacitistas, olhando primeiro o ser humano que está ali, suas habilidades, e depois visualizar quais são suas limitações”, explica.
Para a consultora, trata-se de um tema difícil de ser debatido, mas que se faz necessário “Se não formos pensando em formas diferentes de pensar sobre essas pessoas e as suas limitações, dificilmente vamos conseguir construir novas culturas”, diz
Confira outras dicas da especialista para a implementação de políticas de diversidade e inclusão
Diálogo e empatia: Ao promover conversas com os funcionários, é possível entender as suas dificuldades, e todo o apoio que é necessário para que consiga executar suas tarefas no dia a dia. É importante lembrar que as dificuldades variam de pessoa para pessoa.
“Um exemplo disso é que um deficiente visual pode trabalhar tranquilamente em um escritório, sendo apenas necessário durante os primeiros dias uma pessoa que o ajude a aprender a se locomover no local”, ensina.
Home Office: um dos maiores obstáculos na contratação de um PcD diz respeito à estrutura física demandada. “Não tem lugar melhor estruturado do que a própria casa do colaborador. Contratar colaboradores para o trabalho em home office facilita e dá mais possibilidades para pessoas que moram em locais afastadas e têm alguma dificuldade de locomoção“.
Formato de contratação:
Um trabalhador que tem a sua mobilidade afetada, pode não ter a oportunidade de trabalhar por 8 horas seguidas em decorrência de compromissos como a fisioterapia. Mas, em um contrato por metas ou com jornada reduzida torna a contratação possível.
A segunda edição do Employer Live aconteceu na última quinta-feira (21). O evento disponibiliza certificado, é online, gratuito e considerado uma oportunidade imperdível para aprimorar habilidades e conhecimentos. Para ter acesso ao Employer Live completo, basta ir ao Palco Virtual da Employer Recursos Humanos.
Sobre Pessoas com Deficiência (PcD)
Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, esta é a forma correta de se denominar aqueles que possuem qualquer tipo de deficiência, na medida em que não impõe qualquer tipo de discriminação, preconceitos ou barreiras denominativas, que transmitam uma imagem negativa ou inferiorizada destes indivíduos na sociedade.
A convenção realizada teve o intuito de afastar qualquer termo pejorativo, permitindo um novo entendimento da sociedade em relação a esta parcela da população e uma maior inclusão especialmente no mercado de trabalho, onde já existem determinações obrigatórias sobre o assunto na composição do quadro de funcionários.
Para empresas que possuam 100 ou mais funcionários contratados, a Lei 8.213/1991, complementada pelas leis 13.146/2015 e 10.098/2000 estabelece regras sobre a isonomia e adaptação dos espaços físicos para a integração dessas pessoas.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.
Ascom
WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@bne-empregos.com.br
Veja o que foi publicado na mídia
Opinião RH: Especialista dá dicas implementação de políticas de diversidade e inclusão