Tendências em tecnologia para RH

Como a tecnologia está redefinindo as operações de RH

Índice

Dando continuidade ao segundo dia do Employer Summit 2024, foi a vez de outros três grandes nomes subirem ao palco para falar sobre como a ‘Tecnologia está redefinindo as operações de RH’. Os palestrantes foram Murilo Wadt, cofundador e diretor geral ​da HEALTHBiT, empresa na área da saúde corporativa e tecnologia e ações de saúde; Vânia La Falce, superintendente de planejamento estratégico de folhas e consignado do Banco Itaú; e Fábio Zeferino, gerente sênior de Recursos Humanos da Petz.

Cenário atual

Para abrir a conversa, os especialistas compartilharam sua percepção sobre o contexto atual em relação ao uso da tecnologia para o RH e para as pessoas.

De acordo com Vânia, o setor é uma peça estratégica para as empresas, independentemente de seu tamanho. Por isso, cada vez mais o RH busca uma posição de destaque. A palestrante também pontuou a importância da área se apoderar de dados, pois assim é possível apoiar e realizar intervenções necessárias e assertivas nas companhias.

Além disso, Vânia afirma que a inclusão da tecnologia no dia a dia do RH traz mais eficiência para a empresa e, como consequência, aos demais colaboradores.

Fábio complementa, trazendo uma questão importante: quanto custa para as empresas incluírem essa tecnologia? Afinal, o RH conta com um orçamento muitas vezes apertado, e nem sempre há a opção de investir em novas ferramentas.

Existem ferramentas no mercado que podem, por exemplo, automatizar operações do RH sem custos? Segundo o palestrante, a resposta é sim. É desafio do RH estratégico gerar valor para o negócio, e é possível utilizar ferramentas já disponíveis dentro da empresa para levantar e analisar dados. Então, com essas informações, entender quais tarefas precisam mais da automatização e, assim, fazer esse investimento.

Monitoramento

Porém, o uso de novas tecnologias, apesar de trazer inúmeras vantagens, também levanta uma nova preocupação. Murilo destaca que, com os rápidos avanços, as empresas sentem dificuldade de fazer o controle e mediação das ferramentas usadas pela equipe. Por exemplo, a inteligência artificial.

Afinal, quem deve ser o responsável dentro das empresas por cuidar do uso dessa tecnologia?

Os convidados acreditam que caberá ao RH a tarefa de direcionar os colaboradores. Como a IA veio para resolver problemas nos negócios, há uma tendência de descentralização do controle, que não ficará apenas com a área de tecnologia das empresas.

Portanto, caberá às empresas enfrentarem os desafios das fronteiras éticas e políticas do uso da IA, ensinando diretrizes e ajudando na adaptação, mas sem limitar a criatividade dos indivíduos.

Tendências tecnológicas

Para fechar a discussão do painel, os palestrantes foram questionados sobre as demais tendências tecnológicas na área de RH.

De acordo com Vânia, equipes diversificadas, retenção de talentos e capacitação são pontos-chave e a tecnologia pode ajudar principalmente com este último. Muitas vezes, não há como a organização custear a capacitação, mas pode incentivar o colaborador e mostrar os materiais disponíveis gratuitamente para motivá-lo. 

Já Fábio levantou mais um grande desafio que o RH terá que enfrentar com o avanço das tecnologias. Como treinar novos colaboradores, sabendo que algumas tarefas que eles irão executar não existirão mais, pois serão automatizadas? Atualmente, é comum que o profissional ache que será substituído por um software e perderá o emprego. Então, aqui entra o papel do RH para treinar suas equipes a desenvolverem outras habilidades. 

Por fim, os convidados abordaram um tema crucial: a saúde mental. Vindo de uma empresa da área da saúde, Murilo ressaltou a relevância de prestar atenção na saúde mental dos colaboradores. É papel também das empresas conversar com seu time sobre o assunto e incentivar a busca por ajuda, antes que as condições se tornem graves.

Os avanços tecnológicos, e principalmente a velocidade com a qual ocorrem, somada à preocupação de perder o emprego por conta das automações, pode gerar um estresse aos colaboradores: “para que a gente consiga de fato usar as tecnologias, se não vamos abraçar a tecnologia e deixar as pessoas de lado“.

Assim, se encerrou mais uma palestra do segundo dia do Summit Employer 2024. Não deixe de conferir também outras palestras incríveis que aconteceram durante um dos maiores eventos de RH do ano e fique por dentro de todas as novidades na área.

Posts Relacionados

Posts Recentes