Boa comunicação é essencial para a construção da cultura de ética nas corporações, afirmam especialistas

Boa comunicação é essencial para a construção da cultura de ética nas corporações, afirmam especialistas

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Boa comunicação é essencial para a construção da cultura de ética nas corporações, afirmam especialistas

Rodrigo Bognin e Marita Souza participaram, na última quinta-feira (21), da segunda edição do Employer Live, evento online e gratuito, promovido pela Employer Recursos Humanos 

Construir uma cultura ética e de responsabilidade corporativa são desafios de gestão dentro das corporações. A afirmação foi feita por Marita Souza, gerente de Gente e Gestão na BIOFARM, e Rodrigo Bognin, gerente corporativo de RH do grupo Uniggel Sementes, durante o Employer Live, edição de março, que aconteceu no último dia 21.   

Os seres humanos são feitos de comportamentos que geram cultura. É comum acreditarmos que cultura é algo que vai ser construído a partir de uma política, mas a cultura é gerada a partir de pequenas ações, daquilo que estamos fazendo no dia a dia”, explica Marita. “O desafio é como trabalhar essas pequenas ações para que a cultura da empresa seja ética e responsável”.

Ainda de acordo com a especialista, a cultura é viva e muda a todo minuto. “Não podemos pensar que para implantar qualquer tipo de ação, essa ação vai ser feita uma única vez e nunca mais vai ser revisitada”, afirma. “As pessoas que estão em busca de implantar uma cultura de ética e responsabilidade precisam avaliar como a empresa quer ser vista no mercado. A partir desta resposta, é possível pensar em ações efetivas”.

Um exemplo de ação para a criação da cultura de ética diz respeito à criação de canais de denúncia voltada para assédio, observando a Lei 14.457/2022. “Existem outras políticas que podemos complementar para que as empresas  possam receber denúncias de coisas que fogem dos seus objetivos”, diz.

Três dimensões

Durante a live, Rodrigo Bognin explicou que a cultura é formada de três dimensões: o que é visível, pouco visível e invisível. “Normalmente, o visível diz respeito ao código de ética. Nas normas, você terá disponível quais são os comportamentos que a empresa espera. O primeiro passo para a implementação da cultura de ética deve ser um diagnóstico sobre turnover, engajamento, entre outros”

A segunda dimensão é a pouco visível, que envolve os valores das pessoas. “É necessário entender quais as expectativas que a empresa tem, o que está esperando e o que é ética para essa empresa”.

A terceira dimensão diz respeito à comunicação. “É preciso uma comunicação muito clara com a gestão. Nada do que vier de baixo para cima, terá sucesso na implantação. Tudo que for implantado precisa vir de cima para baixo”.

Diferença de gerações

Outra dificuldade enfrentada na implantação de uma cultura de ética na empresa diz respeito à diferença de gerações. Marita destacou que é um desafio. “Em um ambiente convivemos com variadas gerações com pontos de vista que são diferentes. Poderá ocorrer divergência no que é ética, o que é certo e o que errado“, diz.

Marita explica que é necessário que o RH e os líderes entendam a existência da complexidade humana e que cabe a eles a clareza das regras e do código de ética corporativo. “Conforme as situações vão acontecendo, fica sob responsabilidade da liderança conduzir os colaboradores para que entendam que determinados comportamentos não serão aceitos”.

A especialista finaliza explicando que é importante o trabalho do código de ética com os líderes e liderados, separadamente, devido à responsabilidade do dia a dia. “As regras e o código de ética da corporação poderão ser trabalhados de diversas formas. Quando estamos lidando com uma equipe com divergência de idade, cabe a nós, RH e líderes, trabalhar com flexibilidade”. 

Especialistas dão dicas de como implantar o código de ética:

  • Códigos de ética pensando democraticamente: devem ser pensados e escritos com o apoio de todos os colaboradores; 
  • Treinamento: treinar os líderes com o que foi proposto; 
  • Ações: promover campanhas que conversem com o que foi escrito na política. 

A segunda edição do Employer Live aconteceu na última quinta-feira (21). O evento disponibiliza certificado, é online, gratuito e considerado uma oportunidade imperdível para aprimorar habilidades e conhecimentos. Para ter acesso ao Employer Live completo, basta ir ao Palco Virtual da Employer Recursos Humanos.

Lei 14.457/2022: o que é?

A Lei 14.457/22, fruto da Medida Provisória 1.116/22, dispõe sobre a criação do Programa “Emprega + Mulheres”, que estabelece uma sequência de regras para viabilizar a facilitação da empregabilidade de mulheres.

Dentre a série de normativas previstas pela nova regulamentação, que já se encontra em vigor, estão: a flexibilização das jornadas de trabalho; o incentivo à capacitação e ascensão profissional de mulheres; o apoio ao retorno para o trabalho após o término de licença maternidade; criação do CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) para a adoção de medidas de prevenção e combate ao assédio sexual, demais formas de violência no âmbito do trabalho; entre outras ações.

Sobre o evento

O evento Employer Live destaca-se como uma oportunidade imperdível para profissionais de Recursos Humanos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos. A programação abrange temas relevantes, proporcionando insights valiosos para a gestão eficaz e liderança inovadora no cenário atual. 

Ao participar deste evento, o profissional terá a oportunidade de conferir conteúdos exclusivos, trocar experiências com colegas do setor e se manter atualizado sobre as últimas tendências, fortalecendo assim sua contribuição para o sucesso organizacional.  

O evento é uma fonte de aprendizado e networking para os profissionais do setor que buscam se destacar em suas carreiras.

Para acompanhar todos os eventos, basta clicar no Calendário 2024.

Sobre a Employer Recursos Humanos 

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH. 

Ascom 

WhatsApp: (41) 3037 – 9419
Ana Cunha: anacunha@employer.com.br
Débora Gomes: deboraalmeida@employer.com.br
Thiago Fantini: thiagofantini@bne-empregos.com.br

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