A área de Recursos Humanos já foi vista apenas como operacional e burocrática dentro da empresa, trabalhando com questões como admissão, desligamento e gestão de benefícios. No entanto, essa visão está cada vez mais distante e ultrapassada.
Uma pesquisa de Harvard acompanhou os resultados econômicos de 53 empresas durante quatro anos, e verificou que aquelas que possuem RH estratégico apresentam desempenho 51% melhor que o mercado, em média. Hoje, a gestão estratégica é fundamental para o negócio. Aliada à transformação digital, estamos passando por um período de rever processos, usar a tecnologia para alcançar resultados e cuidar das pessoas.
O que é gestão estratégica de pessoas?
Uma gestão estratégica enxerga os profissionais de forma analítica, ou seja, utiliza dados reais para tomar as decisões certas e aprimora seus processos com tecnologia de ponta. Esse RH não só ocupa uma posição de liderança, como também é visto como crucial para o crescimento, rentabilidade e sucesso.
Isso porque os profissionais não estão mais interessados apenas no salário que a empresa pode oferecer, mas também em outros fatores, como benefícios corporativos, crescimento na carreira e oportunidades com desafios positivos e flexibilidade.
Itens essenciais em uma gestão estratégicas de pessoas
Muitas transformações no ambiente corporativo foram antecipadas de forma abrupta e global, com o Covid-19, intensificando a capacidade de adaptação e estratégicas das empresas que permaneceram em um novo mercado, mais competitivo, dinâmico, e digital, fazendo com que alguns itens se tornassem essenciais.
Saúde mental – 40% das pessoas afirmaram sentimentos constantes de tristeza e depressão, e 54% também citaram a ansiedade frequente. Por isso, medidas sobre como palestras de saúde mental se tornaram essenciais na hora de se promover bem-estar emocional aos colaboradores.
Trabalho remoto – Uma grande estratégia para atrair e reter talentos pelas vantagens de flexibilidade, economia de recursos e comodidade. No entanto, é preciso saber ajustar a gestão de pessoas, deixando-a bem adaptada à transformação digital, a fim de promover uma relação de trabalho digital ainda mais sustentável, cativante e lucrativa.
Home office – home office também exige uma boa infraestrutura tecnológica, porém, segundo a Agência Brasil de Notícias, em 2020, o número de pessoas com equipamentos considerados dentro das condições adequadas foi de 13% e pelo menos 46% das empresas brasileiras adotaram o regime. Atualmente, essa taxa aumentou para 22%. Paralelamente, uma pesquisa realizada pela IBM revelou que mais de 50% dos profissionais gostariam de manter o home office após a pandemia.
Feedbacks – o número de erros, problemas e atrasos tende a ser muito maior e a experiência do colaborador é afetada. Portanto, também é necessário garantir uma comunicação eficiente entre os membros da equipe. Seus feedbacks frequentes se tornam essenciais, além de manter a produtividade , é possível ouvir as demandas dos colaboradores, evitar erros e trazer positividade.
No início da crise sanitária, 44% dos trabalhadores afirmaram receber avaliações de seus líderes. Em 2021, o número aumentou para 57%. E, atualmente, 73% sentem -se satisfeitos com o desempenho da liderança.
Dicas práticas para aplicar gestão estratégicas de pessoas na empresa?
Dentro da gestão:
- Espaço de diálogo;
- Ações concretas bem definidas;
- Reuniões regulares como one:one e weekly;
- Criatividade, inovação e inteligência coletiva;
- Espaços compartilhados, escuta individual e feedback;
- Atenção às competências/habilidades futuras;
- Maior possibilidade de trabalho remoto e maior autonomia dos colaboradores
- Preparação do ambiente, cultura e transformação digital;
- Adaptação a novos modelos e produtos digitais, workshops e programas de treinamento comportamental;
- Estar atento ao comportamento do consumidor para definir novas metas, métodos de controle e indicadores.
Emocional:
- Ações específicas voltadas ao acolhimento das pessoas;
- Diagnóstico do momento de vida de cada colaborador;
- Apoio e encaminhamento a especialistas externos.
Saúde e bem-estar
- Medidas específicas para garantir conduta adequada e cuidados necessários, distanciamento com marcações de 2 metros, limpeza frequente dos ambientes;
- Reuniões presenciais em espaço aberto com boa circulação de ar;
Jurídico
- Revisão de procedimentos preventivos de admissão, verificação de aditivos e regulamentos para trabalho remoto;
- Verificar negociações coletivas anteriores sobre a viabilidade de mantê-las como turnos de trabalho, banco de horas e outros;
- Rever alterações promovidas nos benefícios e possibilidade de retorno e sugerir procedimento futuro para concessão de férias.
Quer saber mais sobre gestão estratégica de RH? Veja essa live de especialistas!