No universo do RH você com certeza já ouviu o termo cultura organizacional. Afinal, a cultura é um fator importante para a empresa, seus colaboradores e para o crescimento de ambos. Mas você sabe quais são as quatro categorias de cultura organizacional? Vamos conferir!
O que é cultura organizacional?
Primeiro, precisamos entender esse conceito. Cultura organizacional se refere ao conjunto de normas, valores, atitudes, objetivos, linguagens e comportamentos que definem a identidade da empresa.
O principal ponto de partida para entender e definir como será a cultura de uma empresa são suas diretrizes organizacionais. Sua missão, visão e valores são importantes referências tanto para os diretores e gestores quanto para os colaboradores compreenderem qual será o posicionamento da organização.
Ou seja, a cultura organizacional é feita de elementos que compõem o que seria a “personalidade” da empresa, como ela interage com o público interno e se apresenta perante seus públicos de interesse. Esse posicionamento vai desde seus trabalhadores operacionais, à alta gestão e ao público externo de maneira geral — clientes, fornecedores, parceiros etc.
Importância
Agora entendemos o que ela é, mas por que é importante saber em quais das quatro categorias de cultura organizacional minha empresa se encaixa?
Vamos pensar no seguinte cenário: imagine que você não tem uma decoração definida para sua casa. Pode até saber o que gosta mais e o que gosta menos, mas não conseguiu, ou nem mesmo pensou, em determinar um padrão para decorá-la.
Assim, você compra móveis e enfeites de diversos tipos: coloridos, modernos, abstratos, vintages, brilhantes, de madeira, de inox e alguns até meio quebrados, mas você deixa por ali mesmo. No fim, a casa vai virar uma bagunça, não é mesmo?
Afinal, sem ter a decoração definida, você apenas colocou coisas novas pra dentro sem filtrar o que combinaria e o que ficaria harmonioso entre si. Não definiu a personalidade do seu lar e ficou com várias coisas que não gosta, sem conseguir destacar as que gosta.
A mesma coisa acontece com a cultura organizacional. Se ela não for bem definida, fica mais difícil encontrar os profissionais com maior fit cultural e identificar aqueles que não se adaptam tão bem.
Além disso, definir os parâmetros comportamentais internos, os valores, princípios e objetivos faz com que os trabalhadores tenham um direcionamento de como agir e se portar.
Por exemplo, se a empresa tiver como princípio a inovação e modernidade, um profissional mais conservador e desatualizado dificilmente conseguirá se encaixar no ambiente.
Portanto, ela se torna um mecanismo para reter talentos que condizem com o que a empresa quer e torna o ambiente agradável para quem permanece ali.
Além disso, uma cultura organizacional forte e harmoniosa melhora o clima organizacional, consequentemente aumentando o desempenho das equipes. Afinal, quanto menos ruídos comportamentais e comunicacionais existirem, melhor e mais tranquilo será o ambiente de trabalho.
Quatro categorias de cultura organizacional
É claro que nem toda cultura organizacional será igual, uma vez que empresas diferentes têm filosofias diferentes. Pensando nisso, o estudioso Charles Handy definiu quatro categorias de cultura organizacional. Confira cada uma delas!
Cultura de tarefas
É o tipo de cultura voltada para a produção e execução de tarefas. Portanto, normalmente a empresa contrata profissionais específicos para atividades específicas. Essa categoria tende a valorizar a criatividade e liberdade dos trabalhadores.
De maneira geral, aqui os resultados são o mais importante.
Cultura de pessoas
Como o próprio nome já diz, essa cultura foca nas pessoas da organização. Assim, existe muito espaço para ouvir opiniões, fazer planos de carreira e formar novas lideranças. Além disso, há uma tendência a estimular a criatividade, debates e o trabalho em equipe.
Ela normalmente é inovadora e busca proporcionar qualidade de vida no trabalho.
Cultura de papéis
Das quatro, essa seria a categoria mais “engessada”. Afinal, o foco é totalmente no desempenho dos trabalhadores, que tem funções específicas e limitadas. Ainda, a hierarquia é bem marcante, tornando o fluxo de trabalho pouco flexível e priorizando as regras e ordens acima de tudo.
Normalmente, está presente em empresas grandes e com processos burocráticos.
Cultura de poder
Normalmente essa categoria de cultura organizacional se encontra em empresas menores, nas quais a figura do dono é mais centralizada. De maneira geral, foca em resultados pessoais, gerando muita competitividade interna e pouco incentivo para trabalhar em equipe.
Essa cultura não concede muito espaço para os trabalhadores crescerem e desenvolverem novas habilidades.
O papel do RH na cultura organizacional
Como centro da gestão de pessoas, os profissionais de RH têm um papel importante na divulgação e consolidação da cultura organizacional. Então, como fazer isso de maneira eficiente?
Primeiro, consolidar e reforçar para os colaboradores a missão, visão e valores da empresa. Fazendo isso, eles saberão os principais pilares que sustentam a organização e terão um direcionamento para alcançar esses objetivos.
Também, é necessário compartilhar com os trabalhadores as normas gerais do lugar, seja de vestimenta, conduta ou linguagem. Eles precisam saber o que podem e não podem fazer.
Além disso, preste atenção no Recrutamento e Seleção para identificar os perfis de profissionais que se encaixam com a cultura organizacional. É importante trazer pessoas que já condizem com a personalidade da empresa, contribuindo para manter um bom clima organizacional.
Conclusão
Então, você já sabia o que era e conhecia as quatro categorias de cultura organizacional? Conseguiu identificar a sua empresa em alguma delas?
Lembre-se de que para um negócio ter sucesso o clima deve estar em harmonia e os times alinhados à cultura organizacional. Portanto, sempre invista em um Recrutamento e Seleção de qualidade.
Você pode contar com os especialistas da Employer para encontrar os profissionais certos para sua empresa. Nossa equipe faz o processo de forma personalizada, valorizando a cultura organizacional da sua empresa. Afinal, sabemos que ela é feita de pessoas e para pessoas!
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