Ações remotas de Employee Experience
Nos últimos anos, muito tem se falado do Employee Experience que tem sido realizado dentro das mais variadas corporações. “Ações remotas de Employee Experience”
O EX, como ficou conhecido, é o conceito de tomada de decisões por parte do RH, tendo como foco o colaborador.
E assim, neste momento de pandemia, é ainda mais importante falarmos sobre este tema, pois dessa forma você consegue analisar se a sua empresa já aplica o conceito, mesmo com seus colaboradores em home office, e ainda pode aprender mais sobre.
O que é o Employee experience
O EX em tradução literal significa Experiência do colaborador, sendo assim, este é caracterizado por um conjunto de ações pensadas para melhorar o bem-estar e a experiência dos trabalhadores dentro da empresa.
Mas não só isso, hoje em dia, percebe-se que a escolha do quadro de colaboradores não parte apenas da contratante, os profissionais também decidem se querem fazer parte da corporação.
Sabe-se que, muito além da remuneração e dos benefícios, um profissional não entra em um negócio sem antes avaliar a cultura e boas práticas do mesmo.
Até porque, muitos trabalhadores atualmente procuram conversar com algum colaborador da empresa para entender como as práticas são realizadas internamente.
E é por isso que adotar iniciativas inovadoras e que beneficiem as equipes é essencial para uma empresa que deseja atrair ótimos profissionais.
Para que essas iniciativas sejam escolhidas e aplicadas de forma assertiva é necessário escutar todos os trabalhadores, realizar pesquisas que avaliam sobre a cultura da organização são os primeiros passos para entender os diferenciais, dificuldades e inovações de cada setor e assim, organizar ações de melhoramento.
Benefícios do Employee Experience
Construindo um bom employee experience a todos, a empresa só tem a contar com diversos benefícios no relacionamento com os profissionais, alguns deles são:
- Gera confiança e respeito: os trabalhadores executam suas tarefas mais felizes e com maior afinco quando sentem que são prestigiados, assim, eles confiam e têm mais respeito por seus colegas e gestores.
- Crescimento pessoal e do negócio: uma empresa não é nada sem os seus colaboradores, quando o EX está alinhado com objetivos do profissional este pode crescer e assim, levar a empresa além.
- Reconhecimento: normalmente nós guardamos as lembranças mais fortes da empresa que trabalhamos e, consequentemente, falamos desta com base nessas lembranças. Quando um profissional deixa de compor o quadro de colaboradores de uma empresa, mas tem boas memórias do seu tempo nesta, ele falará bem do negócio.
Ações remotas de Employee experience
Diante da pandemia, muitas empresas optaram por colocar seus trabalhadores no home office, garantindo assim a saúde de todos.
Mas nem mesmo o distanciamento social pode impedir o seu negócio de realizar ações pensadas para as equipes.
Como já dito acima, é essencial escutar cada profissional e entender como a pandemia afetou os seus colaboradores.
Realizar pesquisas de satisfação neste momento pode te ajudar a analisar em qual setor o Coronavírus teve maior impacto e que consequentemente precisará de uma ação mais centralizada.
Assim, cuidar da saúde mental deve ser um dos maiores focos das estratégias apresentadas, isso porque os casos de ansiedade e depressão triplicaram desde o começo do vírus.
Mesmo que esse tema ainda seja um grande tabu é a partir dessa discussão que você conseguirá entender se os colaboradores precisam de incentivos como sessões de terapia e conversa com profissionais da área, ou então um esquema de prática de atividades físicas em casa e até mesmo ajuda com custos de telefone e internet, visto que a falta de capital também pode afetar a saúde mental dos trabalhadores.
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