Por Marcelo de Abreu
Não é novidade alguma, todos que me conhecem sabem que eu sou um admirador das tecnologias. Sabem também que eu, mais que ninguém, defendo o quanto essas inteligências vieram para melhorar o nosso dia a dia e inovar a forma de gerir negócios e empresas! Se alguém dúvida disso, é porque, certamente, não teve a oportunidade de experimentar uma ferramenta que faça os trabalhos manuais. Que liberdade!
E digo mais, essa automatização já é uma realidade na vida das pessoas, pois é uma das ferramentas tecnológicas mais implementadas para o gerenciamento de produção e trabalho. Sabe por quê? Porque através dessa ação, são geradas informações que podem originar uma base de dados capaz de atender às estratégias de negócios da organização. (a tabela do Excel que usamos para fazer cálculos é um simples exemplo de automatização)
Além disso, os benefícios de automatizar processos são gigantescos. Aplicando essa tecnologia, é possível reduzir custos, desperdícios, aumentar a produtividade, minimizar falhas e controlar, em tempo real, todos os processos do negócio.
A automatização dos processos promove a inovação
Reflita comigo:
● Ganho na produtividade
O ganho de produtividade é o desejo de muitos gestores, não é mesmo? Já que é possível melhorar os resultados em menos tempo e com o mesmo tanto de colaboradores na equipe.
Por exemplo, você irá promover ou realocar um colaborador e a vaga dele precisará ser preenchida. Com um software de Recrutamento e Seleção você pode receber currículos de pessoas com as mesmas hard skills e completar a sua equipe.
● Diminuição das tarefas repetitivas
Esse é um dos itens que mais faz sentido com a automatização de tarefas. Dê adeus a repetição! Deixe que as máquinas façam esse trabalho. Assim você evita que seus colaboradores fiquem fadigados e o cansaço impeça-os de serem criativos, reduzindo até mesmo a sua motivação.
O resultado da automatização nesse caso, é o ganho de tempo para focar em estratégias, planejamento, inovação, vendas e negociações.
Quer mais estímulo que isso?
● Setores integrados
A automatização também permite organização. Ou seja, o RH pode ter acesso aos indicadores da contabilidade ou da logística, e vice-versa. O que é interessante mesmo, é que com esse cenário, é possível interligar linhas de produção e dar VIDA aos ciclos produtivos. Benefício sentido no presente e, com certeza, no futuro!
● Análise de desempenho
Automatização de processos não é apenas custos, produtividade e máquinas. Esse processo oferece diagnósticos eficientes sobre o desempenho nos setores com base em dados. Relatórios e planilhas são facilmente gerados — mensal, semanal ou até mesmo diariamente. Sendo assim, é fácil de identificar erros, quedas, aumentos e acertos das tarefas. Lembra que eu disse ali em cima, que a automatização permite controlar os processos em tempo real? Já pensou no poder competitivo que a empresa ganha e o quanto isso pode gerar ganhos reais?
● Redução de custos
Já que citamos os ganhos, esse tópico separei para falar da redução de custos — objetivo principal da gestão com a empresa. Que é facilmente tratado com a automatização dos processos.
A economia das empresas gira em torno da produtividade dos seus colaboradores, da diminuição de tarefas repetitivas, integração de informações com as áreas da corporação e análise constante da produção! Dito isso, à médio e longo prazo, é notável o quanto os custos são reduzidos a ponto de estabilizar o orçamento de cada departamento, até o total controle.
Quem aí ainda tem dúvidas de como os processos automatizados podem contribuir com as empresas, convido a iniciar um debate nos comentários. Adoraria conversar mais sobre esse tema!
“Se você está em um setor de alta tecnologia, ou em qualquer outro setor caracterizado por ser disruptivo com frequência, você não pode ficar parado. AVANTE!”
Por Marcelo de Abreu